19/10/2009
Maria de Fátima Araújo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Identificar e diferenciar os ambientes de sua casa e suas funções.
Conversar com os alunos sobre os ambientes de suas casas.
Para realização desta aula a professora deve enviar para casa uma atividade pedindo que as crianças junto aos seus pais, possam falar sobre cada ambiente de sua casa e trazer para a escola gravuras do ambiente preferido pela criança (antes das crianças levarem a atividade para casa, esta deve ser orientada na roda final pela professora).
1º Momento: Orientando a atividade
Ler para as crianças a atividade que levarão para casa e orientar como deverá ser feita.
· Conversar com a mamãe ou com o papai sobre quantos ambientes tem na casa. Se tem sala, quarto, cozinha, o que se faz em cada um desses lugares;
· Depois pesquisar junto com seus pais gravuras dos diversos ambientes de uma casa (sala, quarto e cozinha) e trazer para a escola para que seja montado um painel;
· Questionar sobre a mobília que pode compor cada ambiente (sala, quarto, cozinha etc).
2º Momento:
Na roda inicial conversar com as crianças sobre o material trazido de casa e pedir que apresentem/mostrem o que trouxeram, falando o que é e para que serve. Se trouxer a gravura de móveis, falar onde este móvel deve ser colocado na casa e para que serve. A professora deve encorajar as crianças para falar e responder as perguntas feitas.
· O que trouxe?
· Onde se coloca este móvel (mesa de jantar, fogão, geladeira...)?
· O que tem na sua casa, na sala, no quarto, na cozinha e no seu quarto?
· Qual o lugar da sua casa que você mais gosta? Por quê?
Em seguida, com o material que as crianças trouxerem, montar com elas um painel coletivo.
Com essa atividade pode-se perceber se a criança identifica cada ambiente e suas respectivas funções na casa.
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