Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Retratos de minha história!

 

30/09/2009

Autor e Coautor(es)
Vanessa Salum Cabral Galvão
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Tomar conhecimento de si próprio, a partir do evento comum a todos os seres vivos: o nascimento.
• Reconhecer a sucessão de conhecimentos no tempo, registrando a sua própria história.
• Conhecer a história de seu nome e seu significado.
• Registrar a sua própria história valendo-se de várias fontes; relatos orais, documentos escritos, fotografias, roupas, brinquedos, móveis e objetos variados.
• Compreender a história de seus colegas a partir da sua.
• Conhecer e respeitar os diferentes costumes das famílias, grupos e povos.
• Desenvolver habilidades sociais.
• Identificar fontes históricas sobre sua vida.
• Integrar dados pessoais relacionados a sua pessoa.
• Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano.
• Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão.
• Desenvolver e explorar a produção da arte através do desenho, música e brincadeiras.
• Desenvolver a auto-estima.
• Desenvolver o auto conceito positivo através da afetividade.
• Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento de mundo.
• Desenvolver interesse e curiosidade com a matemática construindo as relações temporais, espaciais e lógico-matemática, agrupamento, ordenando, medindo, classificando etc.
• Incentivar a criança a se relacionar com outras pessoas, sentindo-se segura e construindo sua identidade e autonomia.

Duração das atividades
Um a dois meses
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante levar o aluno a perceber que todos nós temos uma história de vida, possibilitando o conhecimento de si mesmo, levando-os a descobri-los, sentir que possuem um nome, uma identidade e que fazem parte de um conjunto de pessoas em casa, na escola e na comunidade e que acima de tudo são muito importantes.

Estratégias e recursos da aula

1º momento: “Identidade”, de Pedro Bandeira.

IDENTIDADE
Às vezes nem eu mesmo
Sei quem sou.
Às vezes sou
“o meu queridinho”,
Às vezes sou
“moleque malcriado”.
Para mim
Tem vezes que sou rei,
Herói voador,
Caubói lutador, jogador campeão.
Às vezes sou pulga,
Sou mosca também,
Que voa e se esconde
De medo e vergonha.
Às vezes eu sou Hércules,
Sansão vencedor,
Peito de aço,
Goleador!
Mas o que importa
O que pensam de mim?
Eu sou quem sou,
Eu sou eu,
Sou assim, sou menino.

Atividade 1: Faça oralmente a leitura com os alunos, mesmo que ainda não saibam ler. Explore a interpretação: do que se trata o texto, o que significa a palavra identidade, o que significa dizer que “às vezes sou Hércules”(comente sobre o personagem), quem foi Sansão (história bíblica). Trabalhe o significado das palavras desconhecidas. Comente sobre o significado de cada expressão do texto. Incentive os alunos a refletirem sobre os modos de ser de cada um. Pergunte se eles se “identificam” com o menino do texto e por que. Explore as rimas.

Atividade 2: Explore as palavras conhecidas e desconhecidas do texto, anotando na lousa. Confeccione com eles o banco de palavras. Pode ser um caderno “especial”, de uso coletivo, em que cada aluno registrará (com a ajuda do professor) a palavra nova do dia, ou as palavras novas, fazendo um revezamento entre os alunos para o registro.
Atividade 3: Pedro Bandeira escreveu o poema Identidade. A palavra identidade também pode significar um documento que registra informações sobre uma pessoa. Procurar os significados desta palavra. Logo em seguida, observar uma carteira de identidade de uma pessoa, entre outros dados, aparecem: sua fotografia, sua assinatura, sua impressão digital. Com a orientação do professor, fazer a experiência com os alunos, para deixarem as impressões digitais registradas em algum lugar.
Atividade 4: Entrevistar, em grupo, alguns alunos da escola, para saber quantos deles possuem carteira de identidade.
Atividade 5: Iniciar a aula comentando que além da carteira de identidade, há um outro documento oficial que registra a existência de uma pessoa. É a certidão de nascimento. Mostrar aos alunos que todos nós precisamos deste documento, pois ele registra a nossa origem (de onde viemos, quem são nossos pais, nossos avós, qual a nossa cor, qual a data do nosso nascimento e em que local nascemos).
Fazer uma atividade com os alunos que identifique todos esses aspectos: nome completo, data de nascimento, local onde nasceu, nome dos pais e avós. Lembrar de comentar que nem todas as crianças têm registrado o nome do pai ou da mãe. Ressaltar o valor da família, não necessariamente o pai e a mãe. Outras sugestões:
 Pesquisa com os pais: Do significado dos nomes da história de sua vida.
 Pesquisa na Internet: Brasões dos sobrenomes.
 Pesquisa: significado de cada nome.
 Cada aluno irá questionar seus pais e antecessor sobre a história dos sobrenomes da família e seus brasões ao trazê-los em sala de aula para fazer observações sobre cada um.
 Balões mágicos: Separe um balão e um pedaço de papel para cada aluno. Peça para cada criança tentar escrever seu nome e colocá-lo dentro do balão.Todos deverão encher o balão e quando terminarem a proposta é que brinquem, jogando balões para cima, deixando que se misturem com os outros.Ao sinal cada um deverá pegar um balão e estourar.Depois que virem o nome do colega que pegaram, cada aluno irá fazer um crachá para ele, desenhando o que quiser.
 Quantidade: Fazer comparações entre o seu nome e os nomes dos colegas.
 Quantos nomes começam com a mesma letra?
 Quantas letras têm o meu nome (colar palitos na quantidade correspondente).
 Construção de uma boneca de pano: Com as crianças sentadas em círculo, conte uma história de recém nasci do, que fala sobre os cuidados necessários de um bebê e todas as suas fases até a idade da turma. Em seguida, proponha construir juntos uma boneca para representar a todos.Após pronta a boneca cada criança levará para casa, um de cada vez, juntamente com o questionário da pesquisa. Os pais devem ajudar a criança nos cuidados com a boneca contando para elas a sua história e assim respondendo o questionário.
 Caixa surpresa: Caixa de papelão enfeitada com um espelho colado no fundo. O professor dirá às crianças que trouxe um presente especial. Reúna as crianças em círculo e comente sobre as diferenças entre elas. Então passe a caixa para que cada um veja a surpresa. Avise “Ao abrirem a caixa vocês encontrarão uma surpresa”. Deixe que cada um se surpreenda e se observem com calma.
 Auto retrato: cada aluno fará seu auto-retrato.
Atividade 6: Confeccionar um livrinho individual contendo os seguintes itens:
 Este sou eu: colar uma foto atual
 Quer me conhecer um pouco mais:
Meu nome:
Endereço:
O meu apelido:
Quem escolheu este nome foi:
Motivo:
O significado do meu nome:
Data de nascimento:
A cor do meu cabelo é:
A cor dos meus dos olhos:
Altura: Peso:
O que mais gosto de comer é:
O carinho que mais gosto:
Me chame para brincar de:
As músicas de que mais gosto são:
 Meu 1º documento como cidadão: Colar certidão de nascimento
 Estes são meus pais: Colar foto
 Estes são meu(s) irmão(s): colar foto
Nome do(s) meu(s) irmão(s):
Idade:
 Esta é minha mão direita
 Este é meu pé esquerdo
 Auto retrato

Recursos Complementares

 L ápis diversos
 Giz de cera
 Hidrocor
 Papeis diversos (fichas)
 Tesouras
 Colas
 Internet/computador
 Fotos
 Espelhos

Avaliação

No decorrer do trabalho as crianças terão a oportunidade de participar de situações de pesquisas sobre os assuntos estudados, compartilhando todo o material produzido na sala de aula.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 5/5 - 100%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.