Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Amigo bicho!

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Vanessa Salum Cabral Galvão
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Reconhecer várias espécies de animais.
• Nomear os animais e suas características físicas.
• Observar os animais, as diferenças e semelhanças entre si.
• Identificar animais já conhecidos e os desconhecidos.
• Descrever alguns animais.
• Valorizar os animais como seres importantes e a necessidade da sua preservação no planeta.
• Aguçar a consciência ecológica.
• Classificar animais quanto ao seu habitat, alimentação, comportamento, características, etc.
• Observar e reconhecer as pegadas de alguns animais, comparando-as com as das pessoas.
• Imitar sons de animais.
• Explorar os diversos animais, utilizando todos os sentidos.
• Aguçar a curiosidade e o desejo de conhecer vários animais.
• Exercitar as percepções, através das diversas atividades sugeridas durante o projeto.

Duração das atividades
Um mês
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Despertar o interesse natural dos alunos, através de um passeio no zoológico da cidade, pois facilitará o acesso às informações relativas ao tema. Pois, os animais têm uma importante presença em seu mundo cotidiano ( desenhos animados, histórias, jogos) e além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais.

Estratégias e recursos da aula

Rotina:
• Todos os dias proceder à leitura compartilhada de uma história e/ou o canto de uma música envolvendo o tema e o registro da pauta do dia, na lousa.
1º momento:
• Conversar com as crianças sobre:
• animais que conhecem;
• animais que têm em casa;
• que alimentos lhes dão;
• cuidados que necessitam os cãezinhos, gatinhos, patinhos, pintinhos,etc.
• a alimentação;
• o lugar adequado para dormir;
• a higiene.


- Vocês têm algum animail em casa?
- Qualquer animal pode ser criado em casa? Por quê?
- Que cuidados precisam ter com os animais que criamos em casa?
- E os que não podem, como são chamados?
2º momento:
Distribuir revistas aos alunos para que recortem figuras de animais para montagem coletiva de dois painéis classificando os animais recortados em domésticos e selvagens.
Em seguida fazer coletivamente uma lista com os nomes dos animais dos painéis, explorando as letras iniciais de cada animal.
Solicitar aos alunos que após a leitura/pseudoleitura dos nomes dos animais, realizar a tentativa do registro no caderno.
Finalizando, distribuir massas de modelar aos alunos para que modelem os animais de sua preferência.
3º momento:
• Procurar com as crianças recortes dos mais diversos animais colocá-los numa caixa.
• Cada uma das crianças tira uma figura de animal da caixa (surpresa) e podem:
• dizer o nome do animal;
• descrever;
• imitar a voz e o andar;
• inventar histórias.
• As crianças trazem de casa figuras de animais e colam no cartaz em que estará designado cada habitat: terra, mar, rio, céu, etc. Podem ser classificados quanto:
• revestimento do corpo: pêlos, penas, escamas;
• número da patas.
• meios de locomoção: que andam, que voam, que nadam, que se arrastam.
• Desenho, pintura, modelagem e dobraduras de animais.
4º momento:
• Apresentar gravuras de pessoas cuidando de animais, casinha de cachorro, galinheiro etc. Conversar sobre a mensagem das gravuras. Exemplo - uma gravura de um ninho de passarinho:
• a beleza das pássaros;
• o direito que têm;
• a liberdade de ficar no ninho, de passear voando no céu;
• como alimentam seus filhotes.

• Durante as conversas, exposições de gravuras, aproveitar para alertar sobre os perigos a que estão expostos:
• animais desconhecidos - evitar se aproximar, não tocar, não insistir em fazer amizades;
• Procurar não brincar em terrenos baldios, matagais, bosques, beira do rio: pode haver algum animal perigoso;
• Visitar sítios, chácaras, onde terão contato com variado número de animais;
• Evitar chegar perto de enxame de abelhas ou de marimbondos;
• Procurar não maltratar animais, mesmo amigos, para evitar reações inesperadas e defensivas;
• Não irritar os animais para não ser mordido;
• Comentar sobre a importância de se vacinar os animais domésticos.
Outras sugestões:
• Sempre que possível utilizar recursos didáticos pedagógicos relacionados ao tema como:
• Memória ;
• Dominó ;
• Bingo;
• Quebra cabeça;
• Fantoches;
• Máscaras;
• Cd de músicas e instrumentos que simulam vozes de animais;
• Brincadeiras;
• Vídeos e DVD.

5 º momento:
• Dando continuidade ao tema “animais” enfatizar a alimentação dos mesmos através de uma conversa informal com os alunos, mediante os seguintes questionamentos:
- Todos os animais que vocês conhecem se alimentam da mesma forma?
- De que se alimentam os animais que vocês tem em casa?

- Vocês sabem como são chamados os animais que se alimentam exclusivamente de carne?
Em seguida distribuir folhas de papel sulfite para que desenhem o animal que desejarem.
Logo após um aluno de cada vez fará a exposição do seu desenho, classificando-o quanto a sua alimentação e coland o-o em um dos cartazes.
Para ilustrar o assunto, exibir o vídeo “O Rei Leão”.
Com base no vídeo, proceder a produção coletiva de um texto, questionando os aspectos estruturais do mesmo.
Após a produção os alunos registrarão o texto no caderno, ilustrando-o.
6º momento:
• Fazer a organização da turma em circulo para o desenvolvimento da brincadeira “batata-quente”.
Será entregue aos alunos uma caixa contendo gravuras de animais que deverá circular entre eles ao som de uma música.
Ao cessar a música a criança que estiver com a caixa, deverá pegar a figura de um animal e descrever oralmente as características físicas observadas no mesmo.
No decorrer da brincadeira fazer questionamentos comparando as diferenças existentes entre os animais.

7º momento:
Aquecimento: Imitação de animais
A professora conduzirá os alunos para que imitem através de gestos, os seguintes animais: macaco, sapo, coelho, cachorro, jacaré, galinha…
Desenvolvimento:
Alerta dos animais: as crianças serão dispostas em circulo e a cada uma delas será dado a gravura de um animal, uma das crianças jogará a bola para o alto enquanto as outras correm. A referida criança dirá o nome de um animal, aquele que portar a gravura deverá pegar a bola e imediatamente gritar: “Alerta”, para que as outras crianças parem onde estiverem e a mesma deverá tentar acertar a bola em uma delas após três passos. A criança que for “queimada” dará continuidade á brincadeira.
Volta à calma:
Telefone sem fio: com as crianças novamente dispostas em círculo a professora dirá no ouvido de uma delas, uma mensagem sobre os animais. Cada criança deverá repassar a mensagem e a última dirá em voz alta, comparando com a original.

Recursos Complementares

• Lápis de cor
• Tesoura
• Cola
• Régua
• Revista
• Papel sulfite
• Papel espelho
• Massa de modelar
• CD
• Aparelho de som
• Fita de vídeo
• Fita adesiva

Avaliação

Os alunos serão avaliados mediante a observação constante da atenção, interesse, participação, preocupação estética e envolvimento em todas as atividades propostas.
Propor a retomada dos conteúdos conforme as necessidades diagnosticadas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Fabiano Lemos Cabral, Secretaria de Educação , Ceará - disse:
    Fabiano-Cabral@hotmail.com

    01/10/2010

    Cinco estrelas

    É uma aula super criativa que vai levar aos alunos a importância e o cuidado que precisamos ter com os animais,já que toda criança deseja ter um animal de estimação.


  • Daiana Gomes, Faculdade Novo Milenio , Espírito Santo - disse:
    daiannapedagogia38@hotmail.com

    19/09/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da proposta. O tema foi bem desenvolvido pois permite a nós professores, trabalhar com o conhecimento prévio dos pequenos, utilizando diversos recursos e de uma forma contínua.


  • talita keleen, NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS , Pernambuco - disse:
    talita-keleen@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    otima est atividade, bem dinamica vou utilizar na vola sa aulas!!!!!!!!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.