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Datas que falam!

 

30/10/2009

Autor e Coautor(es)
Vanessa Salum Cabral Galvão
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Experienciar, por meio das Múltiplas Linguagens, o tema Folclore.
• Conhecer as diferentes manifestações folclóricas nas regiões brasileiras pelo viés da arte, da música, da dança, da literatura, da culinária, das crenças e superstições etc.
• Despertar-se para a valorização das diferentes culturas.
• Desenvolver o interesse pela pronúncia correta e a compreensão das frases que parecem “enrolar” a nossa língua por meio dos trava-línguas.
• Apropriar-se da linguagem visual como expressão.
• Apropriar-se da expressão verbal, da memória e da criatividade.
• Despertar a curiosidade e a valorização pela pesquisa e pela cultura escrita.
• Desenvolver a percepção visual e espacial e conhecer os personagens do folclore brasileiro por meio do jogo da memória.
• Desenvolver a habilidade manual.
• Desenvolver a coordenação e o equilíbrio por meio do brinquedo pé-de-lata.
• Conhecer cantigas, brinquedos e brincadeiras do folclore.
• Despertar-se para a preservação do meio ambiente, tendo como referências os personagens folclóricas defensoras da natureza.

Duração das atividades
Dois meses
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conversa e registro: sondagem dos conhecimentos prévios sobre o assunto, através de perguntas problematizadoras:
 Quem acha que gato preto dá azar? Você já viu o Saci Pererê num redemoinho? Quem acredita que o Curupira seja o protetor dos animais? Dizem que o Lobisomem aparece em noite de lua cheia... Você já ouviu a canção Ciranda Cirandinha? Já brincou de pique-pega e cabra-cega? Já comeu arroz com galinha e tutu? Já viu um tapete feito à mão? Já dançou quadrilha? Já assitiu a uma capoeira? Ah... Tudo isso e muito mais é o que chamamos de Folclore. Vamos estudar sobre ele e entender onde ele está presente.

Estratégias e recursos da aula

1° momento: Rodinha de conversa: levantamento dos conhecimentos prévios, hipóteses e curiosidades sobre o tema do folclore.

2° momento: “Mala -surpresa” : dramatizando o folclore.
 Mala contendo alguns objetos para ilustrar o tema: corda, livrinho do saci, tapetes, roupa do papel Noel, trabalhos manuais, músicas etc.

3° momento: Desenho sobre o folclore.

4° momento: Apresentação das principais personagens do folclore brasileiro. Contação da história eleita pela maioria das crianças.(Saci, Curupira, Iara...)

5° momento: Conto e reconto da história.

6° momento: Atividade de tentativa de escrita no caderno envolvendo a personagem da história.

7° momento: Atividade “Jogo da Memória” – um jogo da memória diferente: cada carta com a figura de uma lenda do folclore fará par com uma que contém uma parte de seu corpo ou seu objeto característico.

8° momento: Aula dialogada: principais características do folclore – leitura de imagens.Como por exemplo: capoeira, festas tradicionais, comidas típicas,trajes típicos etc.

9° momento: Atividade de tentativa de escrita no caderno envolvendo a leitura das imagens.

10° momento: Atividades interdisciplinares (Ver quadro “Trabalhando Interdisciplinarmente”)

Trava-língua:
O pinto pia, a pia pinga. Pinga a pia, pia o pinto. Pinto pia, pia pinga. Quanto mais o pinto pia, mais a pia pinga.

• Confecção de máscaras das personagens do folclore: Curupira, Saci Pererê e Iara.
• Mural coletivo: ilustrando parlendas.
• Desenhos, colagens, pinturas envolvendo a temática.
• Pintinho de massinha: modelagem do pintinho partindo do trava-língua.

História: Pseudoleitura: Os Direitos do Povo
Apresentação por meio de cartazes três direitos do povo:
Artigo 13
Todo povo tem o direito de falar sua língua, de preservar e desenvolver sua cultura, contribuindo assim para o enriquecimento da cultura da humanidade.

Artigo 14
Todo povo tem direito às suas riquezas artísticas, históricas e culturais.
Artigo 16
Todo povo tem direito à conservação, à proteção e ao melhoramento do meio ambiente.
*Culminância: registro dos desenhos feitos pelos alunos.
Geografia: Assistir ao filme: O Curupira.
Rodinha de conversa: Fazer correlação com outras personagens do folclore que também defendem a natureza

Matemática: Atividades que envolvam as cores, os números e as formas.

Educação Física: Resgate das brincadeiras e cantigas de roda.
Confecção do brinquedo “Pé de lata”

Dica de leitura:

Livro: Sítio do Picapau Amarelo: meu diário
Neste diário, a criança se diverte com os personagens do Sítio do Picapau Amarelo e ao mesmo tempo em que escreve, desenha e cola suas próprias histórias e brincadeiras.
Uma divertida aventura do Sítio
para a criança se divertir.

O CURUPIRA

O CURUPIRA faz parte do projeto JURO QUE VÍ, cinco filmes em animação de 10 minutos cada um, todos sobre lendas brasileiras. O CURUPIRA contou com a participação de estudantes de 4 a 11 anos da rede municipal de ensino, que ajudaram a equipe de animação da MULTIRIO a desenvolver um filme com técnica profissional de animação e a criatividade própria das crianças.
Numa noite de lua cheia, no coração da floresta, aconteceu esta história. Uns dizem que é lenda, coisa do povo da roça, que tem muita superstição. Outros não. Dizem que aconteceu de verdade.

Um caçador e seu ajudante estavam em busca de aventura.
O caçador desafiava as trevas e os mistérios da floresta com sua
espingarda, caçando por esporte e para afirmar sua valentia. A lenda diz
que o Curupira é o espírito guardião da floresta. Com seus pés para trás e
cabelo vermelho, o Curupira não tolera abusos. Ele sempre pune aqueles
que não respeitam a floresta.
Quem estava lá me contou assim. E disse: JURO QU E VÍ.

Hi stória: Pseudoleitura: Os Direitos do Povo
Apresentação por meio de cartazes três direitos do povo:
Artigo 13
Todo povo tem o direito de falar sua língua, de preservar e desenvolver sua cultura, contribuindo assim para o enriquecimento da cultura da humanidade.

Artigo 14
Todo povo tem direito às suas riquezas artísticas, históricas e culturais.

Recursos Complementares

• Tinta guache;
• Massa de modelar;
• Lápis de cor;
• Folha sulfite etc

Avaliação

A avaliação ocorrerá de forma coletiva, com a participação dos alunos na rodinha, que se posicionarão sobre os pontos positivos e negativos do projeto, e com o registro da participação feito pela professora.

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