Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo sobre a água

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Vanessa Salum Cabral Galvão
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Auxiliar na sua formação para o exercício da cidadania.
• Ampliar a compreensão da criança sobre a natureza que a cerca e as respostas que ela nos dá.
• Constatar que a água faz parte do meio ambiente.
• Reconhecer a importância da água para os seres vivos.
• Minimizar o consumo de água no dia-a-dia.
• Perceber os diferentes estados da água.
• Incorpora os valores e atitudes adequadas, no cotidiano do educando, em relação ao elemento em questão;
• Perceber os diferentes tipos de água (potável, não-potável, poluída, mineral, tratada etc );
• Adquirir hábitos adequados de uso e consumo da água.

Duração das atividades
Dois meses
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Orientar as turmas que todos os seres vivos dependem da água para sua sobrevivência, e que a mesma encontra-se seriamente ameaçada em sua qualidade, sensibilizando as crianças para o uso consciente e responsável deste elemento fundamental: a água.

Estratégias e recursos da aula

1º momento: Roda de conversa: Conhecimento da água
• Como é a água? (cor/gosto/ela faz barulho/qual a sensação de sentir a água)
• O que se dissolve na água? (produtos líquidos e produtos sólidos)
• Experiência de pingar anilina na água e observar o que acontece.
• Experiência de colocar dentro de três diferentes copos da água a pedra/ a madeira/ e o gelo e observar o que acontece.
• Qual o formato da água?(dentro do saco/dentro de uma vasilha plástica, etc).
• Como se formam as gotas?
• Todo tipo de papel consegue enxugar as gotas?
HORA DE PRATICAR
 Na roda de conversa, comentar com as crianças sobre a importância da água, conduzindo-as a perceber que, embora o Brasil apresente grandes mananciais, a distribuição hídrica não é homogênea. Determinadas regiões possuem muita água, enquanto outras são mais escassas.
 Orientar uma pesquisa para que os alunos, com suas famílias, descubram regiões mais secas e a influência disso na vida das pessoas, das plantas e dos animais, comparando com lugares onde a presença da água é mais abundante.
 Trabalhar com jornal e revistas, solicitando aos pequenos que tragam recortes para a escola, acompanhados do nome dos veículos e as datas das publicações. Auxilie-os na elaboração de um mural: forrar toda a parede do corredor com papel Kraft e dispor sobre uma mesa pincéis de diversos tamanhos, tinta guache, grafite e os gizes de cera. Convidar os pais ou responsáveis para que, ao levar e buscar seus filhos na escola, o façam com um tempinho, ainda que corrido, para expressar, por meio de dois desenhos, como observam hoje o cenário brasileiro: sobre os lugares em que a água é abundante, e outro onde quase não existe. Pedir para deixar seus nomes e os de suas crianças registrados.
 Em outro momento, providenciar um documentário que aborde a água no planeta e trabalhar com músicas sobre o tema.
 Promover uma sessão de cinema com os pais. Ajudar o aluno a compreender a necessidade de economizar esse recurso e a desenvolver hábitos que possam, naturalmente, fazer parte de sua rotina, de forma que ele repasse isso para toda a família. Por meio dessas atividades, a criança consegue ter uma compreensão maior do mundo que a cerca e constrói seus conhecimentos de forma significativa.

CANTANDO
Planeta Água
Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre o profundo grotão
Água que faz inocente riacho
E deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras nos rios
Que levam fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas, ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos
Água dos igarapés, onde Iara, Mãe D’ Água,
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva, tão tristes,
São lágrimas na inundação
Água que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da Terra
Pro fundo da Terra
Terra, Planeta Água
Terra, Planeta Água
Terra, Planeta Água
Água.
Guilherme Arantes.
CD Crisálida, Sony Music.
A canção PLANETA ÁGUA , de Guilherme Arantes é muito linda, não é mesmo?
 Troque idéias com as crianças e sua professora sobre a significação de algumas frases e idéias contidas nos versos desse poema.
 Fazer uma ilustração coletiva da música.


2º momento: Mural de gotinhas no céu
• Fazer um mural com o papel Kraft. Abrir as folhas de papel de seda e amassá-las;
• Em seguida, colar na parte inferior do mural, simulando as águas de um riacho;
• Repetir o processo com o papel de seda prateado, reproduzindo agora o formato das nuvens, na parte superior do mural;
• Recortar as folhas de papel sulfite no formato de gotas, desenhe os rostinhos de cada gota que, com as palavras faladas pelas crianças o professor deverá escrever e colocar no espaço do mural, entre o riacho e as nuvens.
 Montar o mural representativo ilustrando o movimento das nuvens que provocam chuvas (conforme as explicações acima). Orientar as crianças a pensar em palavras significativas para que o professor escreva em cada gotinha, expressando sua maneira de valorizar a água. Em seguida, peça-lhes que colem a gota no mural, preenchendo o espaço que vai das nuvens até o rio nele representado.

3º momento: Conversar com as crianças questões relativas ao uso da água, tais como:

• De onde vem a água?
• Em que situações a água é usada?
• Qual a necessidade de nosso corpo em relação à água?
• Em quais situações a criança faz uso pessoal da água? E como utilizá-la de forma econômica?
• O que acontece com o nosso corpo, com o corpo dos animais e plantas, se ficarem sem receber água durante muito tempo?


• Conversar com as crianças sobre o uso da água no seu cotidiano, como por exemplo: a água para beber, para lavar louça, roupa, cozinhar, limpar, e como evitar desperdícios.
• Propor atividades onde as crianças irão classificar os vários usos da água para higiene pessoal, doméstica e pública, através de pesquisa com figuras.
• Experiência com plantas: colocar dois vasos com terra e planta para as crianças observarem. Regar todos os dias, somente um dos vasos e o outro não regar. Através desta experiência, levar as crianças a perceberem a importância da água para a continuidade da vida.
• Proporcionar experiências com os diferentes estados da água:
1º transformar a água em gelo e depois observar o derretimento do mesmo.
2º observação da evaporação da água através da ação do sol (lavar roupinhas de bonecas e deixar secando no sol para depois questionar o que aconteceu com a roupa).
• Observação do tempo: céu com nuvens escuras, chuva à vista!
4º momento: Pesquisar qual a origem da água desde sua formação até chegar em casa.
Desenvolver atividades com experiências e sensibilização utilizando a água:
Necessidade da água para nossa sobrevivência e de todos que habitam nosso planeta:
• Experiência do feijão com algodão;
• Experiência dos vasos de flores.
• Atividades de regar a horta todos os dias.

5º momento: Os diferentes estados da água:
• Sólida
• Gelada
• Morna
• Fria
• Quente
• Experiência de colocar a água no congelador e observar o que acontece, depois retirar do congelador e também observar o que ocorre com a água.

6º momento: Atividades com brincadeiras utilizando a água:
• Experiência de encher frascos e esvaziar;
• Experiência de transportar a água de uma vasilha para outra;
• Experiência dos objetos que bóiam e não bóiam na água;
• Experiência: a água move os objetos?

7º momento:
• Experiência de limpar a água utilizando diferentes filtros (filtro de cascalho/ filtro de algodão/papel toalha e lã)
 Todas as experiências terão diferentes formas de registro como as fotos; os desenhos e vivências diárias.

Recursos Complementares

• Giz de cera;
• Papel Kraft suficiente para cobrir a parede de um corredor;
• Pincéis;
• Revistas;
• Tinta guache de cores variadas;
• Canetinhas coloridas;
• Cola branca;
• Folhas de papel de seda nas cores azul e prata;
• Tesoura;
• Lápis de cor

Avaliação

A avaliação será processual e contínua a partir das atividades desenvolvidas pelos alunos. Levando em consideração a participação, o interesse, a criatividade e a criticidade dos alunos e também através de registros e observações feitas pelo professor.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.