Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogando voleibol de forma diferente

 

19/11/2009

Autor e Coautor(es)
RICARDO LUCAS DA ROCHA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Adaptação ao jogo e as diferentes formas de jogar Voleibol;

Reconhecer as regras de um jogo como meio de interação das relações sociais;

Sugerir e adaptar as regras para uma maior participação coletiva.   

Duração das atividades
3 aulas de 50 min. /total: 150 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio

Estratégias e recursos da aula

Voleibol

undefined

O voleibol foi inventado em 9 de fevereiro de 1895, por William George Morgam. O nome original do esporte era minonette. O jogo de Voleibol é um exercício realizado em uma quadra dividida em duas partes por uma rede.

Possui duas equipes de seis jogadores cada e o objetivo do jogo é fazer com que a bola passe sobre a rede, de forma que toque o chão, dentro da quadra adversária.
Para que os objetivos do jogo sejam alcançados é indispensável que os atletas de uma equipe passem a bola entre si utilizando até três toques.
A bola é colocada em jogo com um saque, o jogador a envia por cima da rede para a quadra adversária.
O jogo é disputado em uma quadra de 9 m de largura por 18 m de comprimento. A rede fica a 2,43 m do chão, para os homens, e a 2,24 m para as mulheres.
O jogo é dividido em sets que terminam quando uma das duas equipes conquista 25 pontos e o último set recebe o nome de TIE BREAK e termina quando um dos times atinge a marca de15 pontos. Quem vencer os três primeiros sets, ganha a partida.

Benefícios de praticar o voleibol:

  • Aumenta a agilidade.
  • Trabalha a coordenação motora.
  • Aumenta a massa muscular, principalmente nas pernas.
  • Gasto calórico de aproximadamente 400 Kcal/hora.

- Risco e cuidados do voleibol:

  • Alongar para aquecer os músculos e evitar contusões.
  • Risco de contusões nos ombros, joelhos e costas.
  • Ingerir bastante água para repor a perda de líquido e evitar a desidratação.
  • O praticante de voleibol deve se manter sempre no peso ideal, pois faz uso sempre de sua impulsão. Para isso deve fazer uma dieta balanceada.

- Principais grupamentos musculares trabalhados no voleibol:

  • Tríceps.
  • Costas.
  • Abdômen.
  • Antebraço.
  • Pernas.

- Dicas para um melhor rendimento físico no voleibol:

  • O vôlei é um esporte muito rápido e dinâmico, portanto é bom que os praticantes tenham uma excelente preparação cardiovascular. Para aguentar bem o ritmo da partida.
  • O vôlei é um esporte que requer bastante força física, principalmente dos membros superiores. Portanto, é interessante fazer um treinamento de força para membros superiores e trabalhar a resistência dos membros inferiores.

- Materiais/vestimenta/equipamentos para o voleibol:

  • Joelheiras: o jogador de vôlei escorrega constantemente com os joelhos na quadra, portanto é importante proteger essas articulações dos impactos com o piso.
  • Cotoveleira: é fundamental, pois a todo instante o jogador faz jogadas deslizando no chão, deixando os cotovelos expostos.
  • Tênis: é importante absorver bem o impacto gerado pelos saltos constantes dos jogadores de vôlei.

Atividade 1

Conversar com os alunos sobre como se joga o voleibol.Tentar identificar quais são os fundamentos utilizados para realização de um jogo (saque, passe, defesa, ataque, bloqueio, toque, manchete e levantamento).

Tentar identificar junto aos alunos as dificuldades que são encontradas para realização do jogo de voleibol quando não se domina os fundamentos e como este fator leva a desmotivação e ou exclusão no jogo.

Apontar quais as modificações poderiam ser feitas nas regras para garantir a participação e o desenvolvimento de todos nas atividades.

Realizar os jogos com regras modificadas ou adaptadas visando aumentar a participação e motivação dos alunos.

Atividade 2

Voleibol de balões

Espaços:

quadras esportivas, pátio da escola ou um espaço livre para desenvolvimento da atividade.

Material:

balões, rede de vôlei, corda ou elástico. Um som com cd ou fita.

A cada interrupção da música o professor efetuará a contagem dos balões e no momento da interrupção o grupo que tiver menos balões marcará um ponto. O professor deverá construir as regras juntamente com os alunos para melhorar a dinâmica da aula.

Dividir a turma em dois grupos e solicitar que cada grupo fique de um lado da quadra. Cada aluno deverá enher o seu balão e com o início da música todos os alunos  devem passar o seu balão para a quadra adversária e rebater os balões que passarem para a sua quadra.

undefined

Atividade 3

Voleibol com rede móvel

Espaço:

quadras esportivas, pátio da escola ou um espaço livre para o desenvolvimento da atividade.

Material:

uma bola de vôle i, uma corda ou um elástico.

Dividir a turma em dois grupos e solicitar que dois alunos segurem um elástico ou  uma corda em suas extremidades, estando cada um a cerca de 5 ou 6 metros de distância um do outro. Este alunos devem se movimentar pela quadra e a corda servirá como uma rede móvel. Cada grupo deverá sempre ocupar um dos lados opostos do elástico ou corda, independente do espaço da quadra de jogo.

Usar a mesma dinâmica do jogo de voleibol, com os participantes trocando passes para o envio da bola para a quadra adversária .

Os alunos deverão ocupar sempre a extensão da área de prolongamento da quadra.

Caso não consigam desenvolver o jogo, o professor poderá propor alterações nas regras como:

- segurar a bola ao ser lançada a sua quadra;

- deixar a bola quicar no chão uma vez antes de rebater;

- poder dar vários toques (acima de 3) na bola antes de enviá-la a quadra adversária.  

Atividade 4

Voleibol de Lençol ou toalha

Espaços:

quadras esportivas, pátio da escola ou um espaço livre para desenvo lvimento da atividade.

Material:

uma bola de vôlei, rede de vôlei, corda ou elástico. Pedaços de tecidos (dois metros quadrados), lençois ou toalhas.

Dividir a turma em duas equipes que formarão internamente grupos de quatro alunos. Colocar uma venda em dois participantes de cada grupo e cada jogador poderá segurar em uma das pontas do tecido, sendo que os alunos de olhos vendados deverão estar em pontas opostas do tecido.

O jogo seguirá a mesma dinâmica do jogo de vôlei, sendo que a bola será lançada com o tecido. A bola poderá quicar no chão uma vez por jogada.

Durante o jogo poderão ser feitas adaptações nas regras.

Trocar as vendas entre os alunos.  

Atividade 5

Em sequência da atividade 4, retirar as vendas e realizar o mesmo jogo.

Receber a bola do adversário sem deixá-la tocar primeiro no chão.

Realizar um jogo também com bolas grandes do tipo bolão.

Atividade 6

Realizar o jogo de vôlei com as regras oficiais e apontando para os alunos durante este jogo as restrições que estas regras impõe ao grupo. 

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final das aulas identificar junto aos alunos quais foram as mudanças de regras realizadas e apontando os motivos pelos quais foram feitas as modificações. 

Identificar as possibilidades de cooperação quando se joga o volei adaptado e o volei tradicional.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 3/6 - 50%
  • Quatro estrelas 3/6 - 50%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.