19/11/2009
Jose Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Valores culturais |
Adaptação ao jogo e as diferentes formas de jogar Voleibol;
Reconhecer as regras de um jogo como meio de interação das relações sociais;
Sugerir e adaptar as regras para uma maior participação coletiva.
Não é necessário nenhum conhecimento prévio
Voleibol
O voleibol foi inventado em 9 de fevereiro de 1895, por William George Morgam. O nome original do esporte era minonette. O jogo de Voleibol é um exercício realizado em uma quadra dividida em duas partes por uma rede.
Possui duas equipes de seis jogadores cada e o objetivo do jogo é fazer com que a bola passe sobre a rede, de forma que toque o chão, dentro da quadra adversária.
Para que os objetivos do jogo sejam alcançados é indispensável que os atletas de uma equipe passem a bola entre si utilizando até três toques.
A bola é colocada em jogo com um saque, o jogador a envia por cima da rede para a quadra adversária.
O jogo é disputado em uma quadra de 9 m de largura por 18 m de comprimento. A rede fica a 2,43 m do chão, para os homens, e a 2,24 m para as mulheres.
O jogo é dividido em sets que terminam quando uma das duas equipes conquista 25 pontos e o último set recebe o nome de TIE BREAK e termina quando um dos times atinge a marca de15 pontos. Quem vencer os três primeiros sets, ganha a partida.
Atividade 1
Atividade 2
Voleibol de balões
Espaços:
quadras esportivas, pátio da escola ou um espaço livre para desenvolvimento da atividade.
Material:
balões, rede de vôlei, corda ou elástico. Um som com cd ou fita.
A cada interrupção da música o professor efetuará a contagem dos balões e no momento da interrupção o grupo que tiver menos balões marcará um ponto. O professor deverá construir as regras juntamente com os alunos para melhorar a dinâmica da aula.
Dividir a turma em dois grupos e solicitar que cada grupo fique de um lado da quadra. Cada aluno deverá enher o seu balão e com o início da música todos os alunos devem passar o seu balão para a quadra adversária e rebater os balões que passarem para a sua quadra.
Atividade 3
Voleibol com rede móvel
Espaço:
quadras esportivas, pátio da escola ou um espaço livre para o desenvolvimento da atividade.
Material:
uma bola de vôle i, uma corda ou um elástico.
Dividir a turma em dois grupos e solicitar que dois alunos segurem um elástico ou uma corda em suas extremidades, estando cada um a cerca de 5 ou 6 metros de distância um do outro. Este alunos devem se movimentar pela quadra e a corda servirá como uma rede móvel. Cada grupo deverá sempre ocupar um dos lados opostos do elástico ou corda, independente do espaço da quadra de jogo.
Usar a mesma dinâmica do jogo de voleibol, com os participantes trocando passes para o envio da bola para a quadra adversária .
Os alunos deverão ocupar sempre a extensão da área de prolongamento da quadra.
Caso não consigam desenvolver o jogo, o professor poderá propor alterações nas regras como:
- segurar a bola ao ser lançada a sua quadra;
- deixar a bola quicar no chão uma vez antes de rebater;
- poder dar vários toques (acima de 3) na bola antes de enviá-la a quadra adversária.
Atividade 4
Voleibol de Lençol ou toalha
Espaços:
quadras esportivas, pátio da escola ou um espaço livre para desenvo lvimento da atividade.
Material:
uma bola de vôlei, rede de vôlei, corda ou elástico. Pedaços de tecidos (dois metros quadrados), lençois ou toalhas.
Dividir a turma em duas equipes que formarão internamente grupos de quatro alunos. Colocar uma venda em dois participantes de cada grupo e cada jogador poderá segurar em uma das pontas do tecido, sendo que os alunos de olhos vendados deverão estar em pontas opostas do tecido.
O jogo seguirá a mesma dinâmica do jogo de vôlei, sendo que a bola será lançada com o tecido. A bola poderá quicar no chão uma vez por jogada.
Durante o jogo poderão ser feitas adaptações nas regras.
Trocar as vendas entre os alunos.
Atividade 5
Em sequência da atividade 4, retirar as vendas e realizar o mesmo jogo.
Receber a bola do adversário sem deixá-la tocar primeiro no chão.
Realizar um jogo também com bolas grandes do tipo bolão.
Atividade 6
Realizar o jogo de vôlei com as regras oficiais e apontando para os alunos durante este jogo as restrições que estas regras impõe ao grupo.
Ao final das aulas identificar junto aos alunos quais foram as mudanças de regras realizadas e apontando os motivos pelos quais foram feitas as modificações.
Identificar as possibilidades de cooperação quando se joga o volei adaptado e o volei tradicional.
Quatro estrelas 6 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/06/2015
Cinco estrelasÓtimo maravilhoso! Ameei mto últil.. recomendo ;-) Sou aluna, mas fiz um trabalho a respeito e ficou nota 10!
01/10/2013
Quatro estrelasContribui muito com minhas aulas
01/06/2013
Cinco estrelas´Ótimoo , vou usar no meu trabalho escolarr !!
24/11/2012
Quatro estrelasGostei muito das atividades, são bem interativas, e ajuda na apredizagem do aluna, uma vez que o mesmo se interessa pela a aula devido a mesma ser diferente. Muito legal.
03/06/2011
Quatro estrelasMuito boa a aula....
28/03/2011
Cinco estrelasadorei muuuuuuuuuuito...