Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


VIDA DE CRIANÇA É VIDA BOA?!

 

06/10/2009

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ; LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; MARTA REGINA ALVES PEREIRA.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

a) Perceber que nem todas as crianças vivem o período da infância de forma saudável e feliz.
b) Entender que a infância é uma etapa muito importante na vida das pessoas e por isso deve ser preservada.
c) Refletir sobre o trabalho infantil e as conseqüências prejudiciais do mesmo para o desenvolvimento das crianças.

Duração das atividades
2 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de se trabalhar conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula
Exibição de vídeo, dramatização. produção gráfica e escrita

Atividade 1: (1º aula de 50 minutos)

1º momento: Dividir a sala em dois grupos sendo que cada grupo deverá assistir a um vídeo em uma sala diferente. Para isso professor/a, você poderá fazer o seu trabalho em parceria com um/a colega.

1º grupo:

A) Assistir aos vídeos: “Menino Maluquinho” e “Criança não trabalha”.

Menino Maluquinho

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=r9xo2un_Nuc


Criança não trabalha

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=u9aa7FqMcRU

B) Discutir com os/as alunos/as: Qual assunto foi abordado em cada vídeo? Quais são as brincadeiras apresentadas nos dois vídeos? Quais são os sentimentos que as crianças manifestam nos vídeos? Há relações entre as brincadeiras apresentadas nos vídeos e as da atualidade?

C) As crianças deverão produzir um cartaz com o tema: Vida de criança é vida boa!

Para a confecção do mesmo serão necessários diversos materiais como: cartolina, revista, tesoura, cola, canetinha, lápis de cor.

2º grupo:

A) Assistir aos vídeos: “Trabalho infantil” e “Olha-me nos olhos”.

Trabalho Infantil

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=AqrRniJhTFI

Olha-me nos olhos

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=13bP8kh2FZ0&feature=related

B) Discutir com os/as alunos/as sobre o conteúdo dos vídeos e questionar: Essas crianças têm uma vida boa? Quais são as prováveis brincadeiras das crianças mostradas nos vídeos? As crianças do vídeo demonstram ser felizes? Que sentimentos elas expressam?

C) Solicitar aos/as alunos/as que façam um cartaz com o tema: A infância perdida.

Para a confecção do mesmo serão necessários diversos materiais como: cartolina, revista, tesoura, cola, canetinha, lápis de cor.

2º Momento: Reunir os dois grupos numa mesma sala novamente. Os grupos deverão apresentar suas produções e contar suas impressões sobre os vídeos assistidos. Após a socialização, o/a professor/a deverá passar novamente os 4 vídeos, alternando-os em relação à temática, ou seja: “Menino maluquinho”; “Olha-me nos olhos”; “Criança não trabalha”; “Trabalho infantil”. Pedir aos alunos que sintetizem em uma palavra o significado das reflexões realizadas.

Atividade 2 (2ª Aula de 50 minutos)

1º Momento: Passar o vídeo: “Educação canal de transformação”:

Crítica ao ECA< /p>

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=S0lA7LimA1Q&feature=PlayList&p=95E7D4CAC46DA99E&index=0&playnext=1

2º momento: Retomar os cartazes da aula anterior e fazer um paralelo com o vídeo “Educação canal de transformação”. Confrontar as idéias presentes nos cartazes com a opinião dos/das alunos/as após assistirem a todos os vídeos. Questionar: vocês acham que os cartazes conseguiram representar as mensagens dos vídeos?

3º Momento: Ouvir a música “Depende de nós” de Toquinho, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=yP_JubAujYw&feature=PlayList&p=A28563B200B6951D&playnext=1&playnext_from=PL&index=92

4º Momento: Solicitar aos/as alunos/as que produzam um texto sobre o que aprenderam em relação às diferentes realidades das crianças no Brasil e no mundo e o que depende de nós para mudarmos este cenário.

Avaliação

Professor/a procure atentar-se para as manifestações dos/das alunos/as em torno das imagens das crianças de rua, ou em situações de risco (agredidas, negligenciadas), apresentadas no vídeo.

Identifique se as crianças se sensibilizaram com as imagens e discussões.

Pergunte aos/as alunos/as em que circunstâncias apresentadas nos vídeos os direitos das crianças foram desrespeitados e se estas situações estão presentes na vida real.

Questione, ainda, o que se deve fazer quando isso acontece.

Avalie se os/as alunos/as conseguiram produzir textos esperançosos que vislumbrem futuros promissores para todas as crianças.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.