Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


SOLTANDO OS BICHOS

 

24/09/2009

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ; LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; MARTA REGINA ALVES PEREIRA; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

a) Identificar os próprios medos e nomeá-los;

b) Expressar os próprios medos;

c) Respeitar os medos dos colegas.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de se trabalhar conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

BUARQUE, C. Chapeuzinho Amarelo. Ilustrações de Ziraldo. Rio de janeiro: José Olympio, 2007.

Atividade 1: (1º aula de 50 minutos)

A) Exibir o vídeo: “Turma da Mônica em - O bicho papão”, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=zxtyRlb-VPA

Bicho Papão

B) Discutir com os alunos sobre o que acharam do vídeo e questionar: Quem tem medo de Bicho Papão? O que o Bicho Papão faz com as crianças do vídeo? Será que Bicho Papão existe?

C) O/a professor/a levará para a sala uma caixa cheia de animais de pelúcia ou de outro material. Os/as alunos/as deverão procurar animais que, na percepção deles/delas, são perigosos e causam medo.

D) Sentados em círculo, os/as alunos/as irão contar aos/as colegas e ao/a professor/a porque tem medo de determinados animais, o que eles fazem, qual o real perigo que causam e como fazer para se proteger dos mesmos.

G) Trabalhar com as crianças a produção de um texto com o título: “O antídoto do medo é o conhecimento”. Professor/a, se necessário, questione se os alunos conhecem o significado da palavra antídoto e busque esclarecer o emprego dessa palavra no título.


Atividade 2 (2ª Aula de 50 minutos)

A) Contar a história “Chapeuzinho Amarelo”, de Chico Buarque.

BUARQUE, C. Chapeuzinho Amarelo. Ilustrações de Ziraldo. Rio de janeiro: José Olympio, 2007.

B) Questionar aos/as alunos/as: Existem momentos em que eu fico amarelado de medo? O que eu posso fazer para cuidar disso?

C) Pedir aos/as alunos/as que registrem em cartões amarelos os medos da Chapeuzinho Amarelo e em cartões verdes as saídas que Chapeuzinho encontrou para driblar seus medos.

D) Solicitar aos/as alunos/as que inventem apelidos para os seus medos.

E) Assistir ao vídeo “Minhocas”, disponível em:
http://www.portacurtas.com.br/curtanaescola/pop_160.asp?Cod=4937&exib=5513

Minhocas

F) Refletir sobre os medos expressos pela minhoca no vídeo e a conduta tanto da mãe quanto do pai em relação a isso. Questionar às crianças: Quando você conta ao seu pai sobre os seus medos o que ele faz? E a sua mãe? O que você achou da forma como os pais da minhoca no vídeo trataram o assunto.

Avaliação

Do/a professor/a: o/a professor/a deverá refletir sobre a maneira como tem lidado com seus próprios medos e inseguranças em sala de aula, bem como com os medos, inseguranças e ansiedades apresentadas pelos/as alunos/as.

Auto-avaliação dos/as alunos/as (oral ou por escrito): Como foi a minha participação individual e grupal nas atividades propostas? De que forma a atividade contribuiu para a identificação e expressão dos meus medos? Tenho conseguido lidar com os meus medos? Tenho respeitado os medos expressos pelos meus colegas do grupo?


Avaliação dos/as alunos/as pelo/a professor/a: Como foram o envolvimento e a participação dos/as alunos/as nas discussões e produções? Houve respeito aos momentos de fala e escuta e às opiniões dos colegas?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.