24/09/2009
GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ; LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; MARTA REGINA ALVES PEREIRA; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
a) Identificar os próprios medos e nomeá-los;
b) Expressar os próprios medos;
c) Respeitar os medos dos colegas.
Não há necessidade de se trabalhar conhecimentos prévios.
BUARQUE, C. Chapeuzinho Amarelo. Ilustrações de Ziraldo. Rio de janeiro: José Olympio, 2007.
Atividade 1: (1º aula de 50 minutos)
A) Exibir o vídeo: “Turma da Mônica em - O bicho papão”, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=zxtyRlb-VPA
B) Discutir com os alunos sobre o que acharam do vídeo e questionar: Quem tem medo de Bicho Papão? O que o Bicho Papão faz com as crianças do vídeo? Será que Bicho Papão existe?
C) O/a professor/a levará para a sala uma caixa cheia de animais de pelúcia ou de outro material. Os/as alunos/as deverão procurar animais que, na percepção deles/delas, são perigosos e causam medo.
D) Sentados em círculo, os/as alunos/as irão contar aos/as colegas e ao/a professor/a porque tem medo de determinados animais, o que eles fazem, qual o real perigo que causam e como fazer para se proteger dos mesmos.
G) Trabalhar com as crianças a produção de um texto com o título: “O antídoto do medo é o conhecimento”. Professor/a, se necessário, questione se os alunos conhecem o significado da palavra antídoto e busque esclarecer o emprego dessa palavra no título.
Atividade 2 (2ª Aula de 50 minutos)
A) Contar a história “Chapeuzinho Amarelo”, de Chico Buarque.
BUARQUE, C. Chapeuzinho Amarelo. Ilustrações de Ziraldo. Rio de janeiro: José Olympio, 2007.
B) Questionar aos/as alunos/as: Existem momentos em que eu fico amarelado de medo? O que eu posso fazer para cuidar disso?
C) Pedir aos/as alunos/as que registrem em cartões amarelos os medos da Chapeuzinho Amarelo e em cartões verdes as saídas que Chapeuzinho encontrou para driblar seus medos.
D) Solicitar aos/as alunos/as que inventem apelidos para os seus medos.
E) Assistir ao vídeo “Minhocas”, disponível em:
http://www.portacurtas.com.br/curtanaescola/pop_160.asp?Cod=4937&exib=5513
F) Refletir sobre os medos expressos pela minhoca no vídeo e a conduta tanto da mãe quanto do pai em relação a isso. Questionar às crianças: Quando você conta ao seu pai sobre os seus medos o que ele faz? E a sua mãe? O que você achou da forma como os pais da minhoca no vídeo trataram o assunto.
Do/a professor/a: o/a professor/a deverá refletir sobre a maneira como tem lidado com seus próprios medos e inseguranças em sala de aula, bem como com os medos, inseguranças e ansiedades apresentadas pelos/as alunos/as.
Auto-avaliação dos/as alunos/as (oral ou por escrito): Como foi a minha participação individual e grupal nas atividades propostas? De que forma a atividade contribuiu para a identificação e expressão dos meus medos? Tenho conseguido lidar com os meus medos? Tenho respeitado os medos expressos pelos meus colegas do grupo?
Avaliação dos/as alunos/as pelo/a professor/a: Como foram o envolvimento e a participação dos/as alunos/as nas discussões e produções? Houve respeito aos momentos de fala e escuta e às opiniões dos colegas?
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!