24/09/2009
LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; MARTA REGINA ALVES PEREIRA; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
1) Exercitar a expressão de seus sentimentos;
2) Identificar e nomear sensações e emoções;
3) Perceber seus próprios sentimentos e os dos outros;
4) Respeitar os sentimentos dos colegas de sala e de outras pessoas de seu convívio.
Não há necessidade de se trabalhar conhecimentos prévios.
Aulas com jogos, dramatizações, vídeo e produção gráfica.
Atividade 1: (1º aula de 50 minutos)
Primeiro Momento: 1) Montar com o grupo um jogo da memória para ser trabalhado ou disponibilizar um previamente construído.
2) Caso o jogo da memória seja confeccionado pelo próprio grupo, levar para a sala: revistas diversas, cola, papel sulfite, tesoura, e 20 fichas feitas com papel cartão na metragem 15x20cm. Os/as alunos/as deverão procurar nas revistas imagens de pessoas expressando diferentes emoções ou sentimentos. Essas gravuras deverão ser coladas nas fichas confeccionadas. Como possivelmente não serão encontradas 10 gravuras idênticas, os pares correspondentes às 10 imagens deverão ser representados por palavras que nomeiam os sentimentos expressos pelas imagens. Ex: Imagem de uma criança triste e o cartão correspondente com a palavra tristeza. O jogo da memória poderá conter 10 expressões faciais que remetem a sentimentos diferentes, como: alegria, dor, tristeza, saudade, raiva, medo, coragem, solidão, dentre outros.
3) Disponibilizar as cartas no chão e solicitar às crianças que se sentem em volta. Cada criança, em sua vez, tem o direito de tirar uma ficha e procurar o seu par, como no jogo da memória tradicional.
Segundo Momento: 1) Após essa etapa, embaralhar todas as fichas e distribuí-las aleatoriamente às crianças. Pedir que andem pela sala e encontrem seus pares.
2) Sentar em duplas e conversar sobre a imagem e o sentimento presentes em suas fichas. Refletir sobre: Por que será que tal pessoa está expressando tal sentimento? O que será que aconteceu com ela? Você já se sentiu assim? Em que circunstâncias? Como você age quando encontra pessoas que estão manifestando tal sentimento?
Terceiro Momento: 1) Cada dupla deverá ir à frente da sala e dramatizar o sentimento presente em sua ficha sem verbalizá-lo para que os demais colegas da sala o identifiquem.
Sugestões de imagens para o jogo da memória:
1)
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Fonte: http://images.google.com.br/images?gbv=2&hl=pt-BR&q=crian%C3%A7a+com+saudade&sa=N&start=60&ndsp=20
6)
Fonte: http://images.google.com.br/images?gbv=2&hl=pt-BR&q=crian%C3%A7a+com+saudade&sa=N&start=60&ndsp=20
7)
8)
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10)
Atividade 2 (2ª Aula de 50 minutos)
1º Momento: Assistir ao vídeo “Ensaio”, disponível em:
http://www.portacurtas.com.br/curtanaescola/pop_160.asp?cod=5097&Exib=5513
A partir do vídeo, discutir com o grupo:
Quais os sentimentos estão presentes no vídeo?
Quais são os sentimentos das crianças na escola?
Quais são os sentimentos que Bruno expressa ao longo do vídeo?
Quais são os sentimentos que a mãe do Bruno expressa?
Por que será que Bruno sentia tanta dificuldade em expressar o que sentia por sua mãe? Vocês acham que muitas vezes, por alguma razão, deixamos de expressar o que sentimos pelas pessoas que estão ao nosso redor? Por quê?
Quais são os sentimentos que o pai do Bruno expressa no final da história?
2º momento: Os/as alunos/as deverão escrever uma carta para suas mães, substitutas ou professoras contando as situações que os deixam tristes, felizes, com saudade, bravos, tranqüilos, dentre outros sentimentos que desejarem expressar.
3º momento: Socializar as cartas.
Comentários para o professor:
Professor/a, no momento da socialização das cartas, ressalte a importância de os sentimentos serem expressos e não reprimidos, para que possam ser cuidados pela própria pessoa e pelos que estão à sua volta.
- Avaliação do/a professor/a: o/a professor/a deverá refletir sobre a maneira com que tem lidado com seus próprios sentimentos. Deverá observar se tem respeitado os sentimentos expressos por seus/suas alunos/as e pares;
-Auto-avaliação dos/as alunos/as (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nas atividades propostas. De que forma a atividade contribuiu para a identificação e expressão dos sentimentos? Tenho respeitado os sentimentos expressos pelos/pelas colegas e professores/as?
-Avaliação dos/das alunos/as pelo/a professor/a: Envolvimento e participação dos alunos nas discussões e produções (escrita e dramatização). Respeito aos momentos de fala e escuta e às opiniões dos colegas. Capacidade do/da aluno/a de entrar em contato com os próprios sentimentos e de respeitar os colegas.
Três estrelas 2 classificações
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03/06/2011
Duas estrelasProfessora e psicóloga Liliane, gostaria de chamar sua a atenção para o caráter ideológo das imagens sugeridas, apontando para o fato de que as crianças de origem negra são retratadas em situações de pobreza e miséria, enquanto as brancas aparecem em contextos mais elitizados. Preste atenção nas imagens e verá a carga ideológica que elas poderão transmitir às crianças, que poderão fazer associações como: pobre= preto; classe média= rico, o que expressa uma visão maniqueísta de mundo.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito interessante e bastante lúdico.