03/02/2010
Rosângela Menta Mello
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Universo, terra e vida |
Compreender sobre as caracteristicas do planeta Marte e os planos futuros exploração.
Noções de Mecânica Newtoniana.
O professor pode iniciar a aula indagando aos alunos se tem conhecimento sobre os planos que estão sendo elaborados para uma futura viagem ao planeta Marte, se já leram algo sobre isso. Para inicio de estudo, peça para realizarem a leitura do site: BBCBrasil: Voluntários para viagem a Marte: Disponível em: <http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/03/090327_marte_voluntarios_rc.shtml> acessado em: 17/09/2009
Após indagar os alunos sobre a viagem a Marte, algumas questões podem ser colocadas aos alunos para discussão:
A planeta Marte é um dos planetas próximos da Terra, distante 54 milhões de quilômetros, atualmente é alvo constante de projetos de exploração espacial, devido as características que o aproximam da Terra, como gelo em seus pólos e alguma quantidade de água encontrada. As próximas missões espaciais estão voltadas para esse planeta, e não mais para a Lua, acredita-se e estudando melhor a evolução de Marte pode-se determinar a evolução da Terra.
.
Marte
Esvv.net: Marte: Imagem disponível em: <http://teleobjetivo.org/wp-content/uploads/2008/05/marte-1.jpg> acessado em 17/09/2009.
Na imagem temos uma imagem do Planeta Marte, um ambiente hostil, parecido com um deserto na Terra.
Para saber mais sobre Marte e missões espaciais, podemos consultar os seguintes sites:
Neste vídeo do site youtube, temos um vídeo sobre o planeta Marte, descrevendo as possibilidades e o que pode ser encontrado lá.
No laboratório de informática, peça para os alunos, em grupo de 3 estudantes, realizarem uma pesquisa sobre o planeta Marte, os resultados dessas pesquisas pode ser utilizado para a montagem de histórias em quadrinhos. Sugerimos o software HagáQuê. Depois de elaborada as HQ , estas podem ser salvas no formato de imagem e serem postadas no blog da turma, dessa forma a pesquisa passa ser registrada pelo aluno de uma forma muito criativa e estimulante, incentivando outros colegas discutirem o tema.
Após o resultado das pesquisas em buscadores na web, os estudantes podem trabalhar com fotos, reportagens, artigos de novas pesquisas e vídeos, para serem compartilhados no blog, no edital da escola ou da sala de aula. Este tipo de pesquisa desperta grande interesse dos alunos.
Professor, sugira a alunos que realizem a leitura do vídeo disponível no Portal do professor, sobre a atmosfera Planeta Marte:
Portal do Professor. Planeta marte: Disponível em: < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=14375> acessado em 17/09/2009.
Levar os alunos expressarem o seu entendimento sobre o tema proposto, com pelo menos os seguintes conceito s abaixo:
Abrir uma discussão com a turma, no sentido de que expressem sua opinião sobre as pesquisas e os investimento realizados na área de astronomia e no plante vermelho.
Incentive a sua turma para ceder suas histórias em quadrinhos para serem publicadas no jornal local.
Nome | Tipo |
---|---|
Marte - episódio 1 | Vídeo |
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!