Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Viagem a Marte

 

03/02/2010

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

ARNOLDO BRASILIO FILHO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Rosângela Menta Mello

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Universo, terra e vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender sobre as caracteristicas do planeta Marte e os planos futuros exploração.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções de Mecânica Newtoniana.

Estratégias e recursos da aula

Prática social inicial

 

O professor pode iniciar a aula indagando aos alunos se tem conhecimento sobre os planos que estão sendo elaborados para uma futura viagem ao planeta Marte, se já leram algo sobre isso. Para inicio de estudo, peça para realizarem a leitura do site: BBCBrasil: Voluntários para viagem a Marte: Disponível em: <http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/03/090327_marte_voluntarios_rc.shtml> acessado em: 17/09/2009

 

  

 

Após indagar os alunos sobre a viagem a Marte, algumas questões podem ser colocadas aos alunos para discussão:

  • Por que o homem deveria ir até Marte? 
  • Quais as vantagens em explorar outro Planeta? 
  • Qual a importância para o desenvolvimento da ciência?

 

 

A planeta Marte é um dos planetas  próximos da Terra, distante 54 milhões de quilômetros, atualmente é alvo constante de projetos de exploração espacial, devido as características que o aproximam da Terra, como gelo em seus pólos e alguma quantidade de água encontrada. As próximas missões espaciais estão voltadas para esse planeta, e não mais para a Lua, acredita-se e estudando melhor a evolução de Marte pode-se determinar a evolução da Terra. 

.

 

Marte


Esvv.net: Marte: Imagem disponível em: <http://teleobjetivo.org/wp-content/uploads/2008/05/marte-1.jpg> acessado em 17/09/2009.  

Na imagem temos uma imagem do Planeta Marte, um ambiente hostil, parecido com um deserto na Terra.

 

 

Para saber mais sobre Marte e missões espaciais, podemos consultar os seguintes sites:

 

Neste vídeo do site youtube, temos um vídeo sobre o planeta Marte, descrevendo as possibilidades e o que pode ser encontrado lá.

       

No laboratório de informática, peça para os alunos, em grupo de 3 estudantes,  realizarem uma pesquisa sobre o planeta Marte, os resultados dessas pesquisas pode ser utilizado para a montagem de histórias em quadrinhos. Sugerimos o software HagáQuê. Depois de elaborada as HQ , estas podem ser salvas no formato de imagem e serem postadas no blog da turma, dessa forma a pesquisa passa ser registrada pelo aluno de uma forma muito criativa e estimulante, incentivando outros colegas discutirem o tema. 


  

Após o resultado das pesquisas em buscadores na web, os estudantes podem trabalhar com fotos, reportagens, artigos de novas pesquisas e vídeos, para serem compartilhados no blog, no edital da escola ou da sala de aula. Este tipo de pesquisa desperta grande interesse dos alunos. 

         

Professor, sugira a alunos que realizem a leitura do vídeo disponível no Portal do professor, sobre a atmosfera  Planeta Marte:

Marte - episódio 1

Portal do Professor. Planeta marte: Disponível em: < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=14375> acessado em 17/09/2009.


Roteiro de discussão:

1 – O que podemos aprender com a exploração do Planeta Marte?
2 - Quais as características de Marte que são similares a da Terra?
3 - Quais os conceitos de físi ca que aprendemos com este vídeo?

        

Levar os alunos expressarem o seu entendimento sobre o tema proposto, com pelo menos os seguintes conceito s abaixo:

  • A planeta Marte é um dos planetas  próximos da Terra, distante 54 milhões de quilômetros, atualmente é alvo constante de projetos de exploração espacial, devido as características que o aproximam da Terra, como gelo em seus pólos e alguma quantidade de água encontrada. As próximas missões espaciais estão voltadas para esse planeta, e não mais para a Lua, acredita-se e estudando melhor a evolução de Marte pode-se determinar a evolução da Terra.

 

Abrir uma discussão com a turma, no sentido de que expressem sua opinião sobre as pesquisas e os investimento realizados na área de astronomia e no plante vermelho.

Incentive a sua turma para ceder suas histórias em quadrinhos para serem publicadas no jornal local.

Referências utilizadas:

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Marte - episódio 1 Vídeo
Recursos Complementares
Inovação Tecnológica: Exploração Virtual de Marte: Disponível em: < http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=nasa-e-google-lancam-exploracao-virtual-de-marte&id=> acessado em: 17/09/2009
Avaliação

A avaliação pode ser realizada através das pesquisas, montagens das HQ, postagens nos blogs produzidos pelos alunos; participação das atividades realizadas e após essa avaliação prévia, o professor pode realizar uma discussão em grupo com os alunos, através de perguntas sobre o tema o professor pode avaliar o conhecimento adquirido, propor novas atividades e pesquisas se necessário; esclarecer dúvidas ou erros conceituais.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.