Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Adaptação: representando espaços

 

30/09/2009

Autor e Coautor(es)
Josélia Soares Nunes dos Santos
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima de Araújo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula espera-se que as crianças aprendam a:

Localizar e dispor os objetos no ambiente da sala de aula/casa.

Duração das atividades
3 momentos de aproximadamente 20 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Retomar os momentos das atividades anteriores sobre os espaços de suas casas e da sala de aula.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: A professora deverá oferecer para as crianças vários objetos que podem estar presentes numa casa e outros que podem estar no espaço da escola. Dividir a turma em dois grupos: um que vai montar uma casa e outro que irá organizar o espaço de uma escola.

Segundo momento: As professoras mediarão esta atividade fazendo questionamentos com as crianças sobre suas opções, a disposição de objetos nos espaços etc. Uma forma de construir a representação da sala de aula poderá ser utilizando recursos lúdicos, como, por exemplo, peças do bloco lógico. Assim, as crianças deverão observar os espaços da sala e os móveis presentes em cada ambiente, procurando no bloco lógico, uma peça que se assemelhe à realidade. Essa simulação inicial deve ocorrer no chão, para que as crianças entendam a diposição dos objetos.
Terceiro momento:Após a disposição das peças nos lugares da sala, os alunos podem utilizá-las como molde para desenhar no chão, utilizando-se de giz. então devem ser estimuladas a realizar o registro no papel, na forma de desenho ou recorte e colagem.


undefined

Quarto momento: Depois do registro da sala em recorte ou desenho, as crianças podem realizar a construção de uma maquete da sala, tendo por base o próprio registr o feito por elas. Para isso, podem utilizar-se de caixas de diversas formas e tamanho, papel para cobri-las e algum material para colorir os móveis (tinta, giz de cera, lápis de cor etc).

undefined                          undefined                           

Avaliação

Essa atividade permite ao professor identificar como as crianças conseguem perceber os objetos dispostos em sala de aula e nos espaços da escola.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.