30/09/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Esta aula é voltada para crianças de 4 a 6 anos.
Após explorar a Pirâmide Alimentar, levantar dados sobre as rotinas de alimentação dos alunos. Proponha uma pesquisa sobre os hábitos alimentares de cada um durante uma semana. De posse desses dados, socialize-os com o grupo e elabore coletivamente um cartaz que apresente esses dados. Para ilustrar os alimentos podem ser usados desenhos e recortes.
Segunda aula:
Retome o cartaz da aula anterior e explore alguns alimentos presentes em nosso cotidiano. Instigue os alunos a pensarem nas diferentes formas de preparo desses alimentos (cozidos ou crus). Proponha o preparo de um sanduíche utilizando alguns dos alimentos em destaque. Sugestão: pão, cenoura, beterraba, alface, milho verde, tomate, queijo, requeijão, presunto, etc. Monte uma receita para esse sanduíche e combine com os alunos quem irá trazer cada ingrediente. Invente um nome para o seu sanduíche.
Terceira aula:
Escolha a cozinha da escola para realizar essa atividade. Tome o cuidado de utilizar avental, touca e luvas para realizar a manipulação dos alimentos. Destaque a importância desses cuidados para o preparo do sanduíche e de qualquer comida. Primeiramente, em conjunto com os alunos, lavem os vegetais. Depois, o professor deve ralar os alimentos utilizando os diferentes lados do ralador (aproveite para trabalhar as diferentes formas). Cada aluno pode montar o seu sanduíche de maneira livre. Pronto! Agora é só saborear!
Quarta aula:
Depois da degustação, façam o registro da receita trabalhando a escrita dos ingredientes e quantidades.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!