06/10/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Professor Luiz Prazeres Universidade Federal de Minas Gerais
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
O aluno deverá aprender a identificar os contextos frasais nos quais deve ou não utilizar a vírgula, seguindo o padrão da norma culta.
Para isso, utilizaremos um estudo contextualizado de sentenças, sobre as quais desenvolveremos a reflexão dos alunos sobre como devemos usar a vírgula.
O aluno deverá possuir como conhecimento prévio noções acerca dos termos essenciais da oração, sabendo identificá-los, para que possa acompanhar e desenvolver seu conhecimento sobre o uso da vírgula. Logo, o professor pode apresentar no quadro ou em atividade em folha separada um texto curto como uma fábula e pedir para que seus alunos façam a análise dos termos essencias, como o sujeito, o objeto, o aposto e o vocativo. Como sugestão, segue-se uma curta fábula a seguir de Esopo, para uma possível análise:
A raposa e as uvas
Uma raposa, esperta e sagaz, passou embaixo de uma parreira carregada de lindas uvas.
Ficou com muita vontade de comer aquelas uvas.
Deu muitos saltos, tentou subir na parreira, mas não conseguiu.
Depois de muito tentar, foi-se embora, dizendo:
— Uvas, eu nem estou ligando para vocês. Estão verdes, mesmo…
Moral: é fácil desdenhar daquilo que não se alcança.
Sujeito: raposa.
Objeto: de comer aquelas uvas; muitos saltos; subir na parreira.
Aposto: esperta e sagaz
Vocativo: uvas
Em primeiro lugar, devemos preparar um estudo contextualizado, com um texto com conteúdo interessante para a faixa etária deles, apresentando informações úteis para sua formação. Esse texto deve conter exemplos padrões do uso da vírgula. Nesse caso, escolhemos um texto polêmico sobre esportes e o cuidado com a saúde, em um possível caso de uso de anabolizantes:
Assim, escolhemos o texto a seguir, trecho da reportagem à seguir:
Imagem I: Atleta sofre questionamento sobre ser mulher
(fonte: < http://veja.abril.com.br/noticia/esporte/semenya-tera-provar-mulher-493152.shtml >)
Semenya terá que provar que é mulher
A sul-africana, Caster Semenya, medalha de ouro nos 800 metros do Mundial de Atletismo de Berlim na quarta-feira, ainda não poderá cantar vitória. Apesar de a cerimônia de premiação estar prevista para esta quinta, a jovem deverá passar por um teste de feminilidade antes de ser declarada vencedora. E, se reprovada, poderá ter de devolver a medalha, ou seja, perderá o título por não ser declarada mulher.
Semenya, de 18 anos, despertou suspeitas ao bater seu próprio recorde no mês passado em um campeonato africano, ao alcançar o marco de 1 minuto e 56,72 segundos - o melhor do ano até então. Ela teve que ser submetida a um exame pela IAAF (Associação Internacional de Federações de Atletismo) no dia 31. O resultado, no entanto, só deve sair dentro de algumas semanas.
A polêmica, revelada pela IAAF na quarta, pareceu não abalar a performance de Semenya, praticamente desconhecida até esta semana. Em Berlim, a sul-africana venceu a corrida em 1 minuto e 55,45 segundos, com uma folga de 2,45 segundos em relação à segunda colocada, a queniana Janeth Jepkosgei. O bronze foi para a britânica Jennifer Meadows.
Disponível em: < http://veja.abril.com.br/noticia/esporte/semenya-tera-provar-mulher-493152.shtml >. Acesso em 20 de agosto de 2009.
Devemos ler a reportagem em sala de aula, usando material impresso ou no próprio laboratório de informática da escola. Após uma leitura em voz alta em sala de aula, devemos esclarecer dúvidas sobre o conteúdo do texto: termos desconhecidos, dúvidas sobre o mundo do atletismo. Daí a importância do bom preparo de uma aula, não só na sua área, mas também nos assuntos de outras áreas do conhecimento que com ela se relacionam.
Em seguida, o professor deverá pedir que os alunos encontrem exemplos do uso da vírgula ao longo do texto.
Assim, o professor já pode passar à parte de apresentação do conteúdo da norma padrão relacionando-o aos exemplos do texto. Vamos descrever essa etapa:
Podemos trabalhar com os alunos a regra geral que diz : utilizamos a vírgula para separar termos com a mesma função sintática unidos ou não por ou, e ou nem.
- o primeiro caso que podemos trabalhar é o uso do aposto, pois o texto começa com um aposto. A vírgula é usada para isolar um aposto do resto da oração como em “A sul-africana, Caster Semenya, medalha de ouro nos 800 metros do Mundial de Atletismo de Berlim na quarta-feira, ainda não poderá cantar vitória.”.
- O segundo caso a ser apresentado pode ser o uso de vírgulas em expressões explicativas, como em: “E, se reprovada, poderá ter de devolver a medalha, ou seja, perderá o título por não ser declarada mulher.”.
- O terceiro caso a ser destacado pode ser adjunto adverbial isolado, como é o caso do “no entanto”, na frase: “O resultado, no entanto, só deve sair dentro de algumas semanas.”
- O quarto caso a ser a bordado é a vírgula utilizada para isolar nomes de lugares, como “Em Berlim, a sul-africana venceu a corrida em 1 minu to e 55,45 segundos, com uma folga de 2,45 segundos em relação à segunda colocada, a queniana Janeth Jepkosgei.”.
- No nosso caso há mais exemplos a serem abordados que não aparecem em nosso texto. Assim, podemos criar exemplos de construções relativas ao uso da vírgula dentro da temática do texto, que é sobre esportes, para exemplificar o resto de nossa análise do uso da vírgula dentro do período simples:
• Para isolar termos de mesma função sintática, como os núcleos do sujeito composto em: “Semenya, Jepkosgei e Meadows venceram a disputa em Berlim”.
• Para isolar o vocativo na oração: “Atletas, sejam honestos com vocês mesmos não usando substâncias que os ajudarão a vencer mas danificam a saúde”.
Podemos, então, a partir dos casos específicos, apresentar para os alunos a regra básica sobre o uso da vírgula: nunca separamos sujeito e predicado com vírgula ou o verbo e seus objetos com vírgula, como em “A sul africana ainda não poderá cantar vitória”.
Nesse exemplo vemos que o sujeito sul-africana não é separado por vírgula do verbo poderá. Devemos enfatizar para os alunos que tal fato nunca apresenta exceção na português.
Escolhemos trabalhar a regra geral depois numa estratégia de focarmos nos casos particulares, para chamar a atenção dos alunos para as questões mais particulares do uso da vírgula. Só, então, apresentamos o básico, para que os alunos não se prendessem na ideia de “básico” pensando que, assim, estariam com o essencial para o bom uso da vírgula no período simples.
Avaliação.
Referências: CUNHA, Celso; CINTRA, Luis F. Lindley. A Nova Gramática do Português Contemporâneo. 3. ed. rev. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática: texto, reflexão e uso. 3. ed. reform. São Paulo, Atual: 2008
CURITIBA também adota lei antifumo. Revista Época online. 19 ago. 2009. Disponível em : < http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI88761-15228,00CURITIBA+TAMBEM+ADOTA+LEI+ANTIFUMO.html >. Acessado em: 20 ago. 2009.
SEMENYA terá que provar que é mulher. Revista Veja online. 20 ago. 2009. Disponível em: < http://veja.abril.com.br/noticia/esporte/semenya-tera-provar-mulher-493152.shtml >. Acesso em 20 ago. 2009.
A avaliação será feita da seguinte forma: tomaremos um texto e retiraremos dele todas as vírgulas e pediremos aos alunos para completarem o texto com vírgulas nos locais onde seu uso é obrigatório de acordo com a norma culta padrão.
É importante escolher textos com conteúdo informacional relevante para a formação do aluno, respeitando seu nível cognitivo, mas nunca devemos nos esquecer de escolhermos textos que possam despertar a curiosidade deles. Como exemplo, indicamos o texto Curitiba também adota lei antifumo, publicado na revista época 19 de agosto de 2009. Esse texto estará disponível no site: < http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg > com o mesmo título, na área de língua portuguesa.
Após o exercício ser concluído, o professor deve reler o texto, mostrando os locais corrertos para o emprego de vírgulas e tirando dúvidas dos alunos. Ao término da atividade, pode relembrar os alunos da importância de se cuidar da saúde e os malefícios do fumo.
Três estrelas 1 classificações
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24/03/2010
Três estrelasAchei a aula interessante.Só senti falta de exemplos errados comentados de emprego da virgula.