Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


“O saci e o Curupira”

 

19/10/2009

Autor y Coautor(es)
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Resgatar e valorizar a cultura brasileira;
• Conhecer personagens do folclore brasileiro (lendas, mitos e crenças);
• Explorar a imaginação;
• Ouvir leituras orais que favorecem a apreciação da riqueza da linguagem narrativa para recriar a realidade e a imaginação;

Duração das atividades
1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há a necessidade de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

1º Momento: A professora mostrará imagens do Saci e do Curupira e despertará as crianças para o tema a partir das seguintes questões:


“Quem são esses personagens”?
“Eles fazem parte da cultura brasileira”?

Posteriormente, fará uma breve leitura de forma lúdica e contagiante (usar fantoches, bonecos, ou recursos áudios-visuais) dos textos abaixo:

Saci Pererê
A Lenda do Saci data do fim do século XVIII. Durante a escravidão, as amas-secas e os caboclo-velhos assustavam as crianças com os relatos das travessuras dele. Seu nome no Brasil é origem Tupi Guarani. Em muitas regiões do Brasil, o Saci é considerado um ser brincalhão enquanto que em outros lugares ele é visto como um ser maligno.
É uma criança, um negrinho de uma perna só que fuma um cachimbo e usa na cabeça uma carapuça vermelha que lhe dá poderes mágicos, como o de desaparecer e aparecer onde quiser. Existem 3 tipos de Sacis: O Pererê, que é pretinho, O Trique, moreno e brincalhão e o Saçurá, que tem olhos vermelhos. Ele também se transforma numa ave chamada Matiaperê cujo assobio melancólico dificilmente se sabe de onde vem. Ele adora fazer pequenas travessuras, como esconder brinquedos, soltar animais dos currais, derramarem sal nas cozinhas, fazer tranças nas crinas dos cavalos, etc.
Diz a crença popular que dentro de todo redemoinho de vento existe um Saci. Ele não atravessa córregos nem riachos. Alguém perseguido por ele deve jogar cordas com nós em sem caminho que ele vai parar para desatar os nós, deixando que a pessoa fuja. Diz à lenda que, se alguém jogar dentro do redemoinho um rosário de mato bento ou uma peneira, pode capturá-lo, e se conseguir sua carapuça, será recompensado com a realização de um desejo.
Origem: Século XVIII em Portugal, depois Minas e São Paulo.

 
Fonte: Folclore Brasileiro Ilustrado: Lenda do Saci Pererê

In: http://www.terra.com.br/criancas/especiais/folclore/saci.htm

Curupira ou Caipora

É um anão de Cabelos Vermelhos com Pelo e Dentes verdes. Como protetor das Árvores e dos Animais, costuma punir o os agressores da Natureza e o caçador que mate por prazer. É muito poderoso e forte.
Seus pés voltados para trás serve para despistar os caçadores, deixando-os sempre a seguir rastros falsos. Quem o vê, perde totalmente o rumo, e não sabe mais achar o caminho de volta. É impossível capturá-lo. Para atrair suas vítimas, ele, às vezes chama as pessoas com gritos que imitam a voz humana. É também chamado de Pai ou Mãe-do-Mato, Curupira e Caapora. Para os Índios Guaranis ele é o Demômio da Floresta. Às vezes é visto montando um Porco do Mato.
Uma carta do Padre Anchieta datada de 1560, dizia: "Aqui há certos demônios, a que os índios chamam Curupira, que os atacam muitas vezes no mato, dando-lhes açoites e ferindo-os bastante". Os índios, para lhe agradar, deixavam nas clareiras, penas, esteiras e cobertores.
De acordo com a crença, ao entrar na mata, a pessoa deve levar um Rolo de Fumo para agradá-lo, no caso de cruzar com Ele.
Origem: Região Sudeste, datando da época do descobrimento.
Fonte: Folclore Brasileiro Ilustrado: A Lenda do Caipora

In: http://www.terra.com.br/criancas/especiais/folclore/curupira.htm


2ºMomento: Conversar com os alunos sobre esses personagens, sobre a importância deles para a cultura brasileira e posteriormente realizar uma votação em sala, onde cada aluno escolherá seu personagem preferido e a partir dele confeccionará um desenho para registro;

3º Momento: Jogo da Memória

Material
• 12 pratos descartáveis de papelão
• 6 imagens de personagens do folcl ore brasileiro (Sugestão: Saci-Pererê, Curupira, Boi-tatá, mula-sem-cabeça, Lobisomem e Negrinho do Pastoreio).

Cole as imagens dos personagens selecionados no fundo do prato, vire os mesmos com fundo para baixo e espalhe-os e comece a brincadeira!

Avaliação

Nesta atividade a professora avaliará o envolvimento, participação e criatividade das crianças no decorrer da atividade.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.