Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalhando as cores primárias

 

20/10/2009

Autor e Coautor(es)
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Reconhecer as cores primárias;
• Desenvolver noções de quantidade;

Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há a necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento: Exibição do filme: “O pássaro azul”

Direção: Walter Lang.
Roteiro: Walter Bullock, Maurice Maeterlinck e Ernest Pascal.
Ano de Produção: 1940.
Companhias Produtoras: 20th Century Fox.

Sinopse:

O filme O Pássaro Azul, dirigido por Walter Lang, é um clássico em Tecnicolor para crianças, mas que também emociona os pais. O típico filme da Sessão da Tarde que costuma reunir a família toda em frente à TV.
O longa-metragem, que foi baseado numa peça de Maurice Maeterlinck, escrita em 1908, ainda hoje consegue êxito ao contar a história da menina Myltyl Tyl (Shirley Temple) e sua busca pelo Pássaro Azul da Felicidade.
Embora O Pássaro Azul não tenha alcançado um sucesso financeiro na época do seu lançamento e tenha sido citado por muitos críticos como uma cópia barata de O Mágico de Oz, acredito que esta obra foi meio injustiçada ao longo dos anos e poderia ser vista como muito mais do que uma resposta da Fox ao Leão da MGM. Walter Lang consegue conservar a ingenuidade e fantasia necessárias para agradar as crianças e a fotografia e os Efeitos Visuais são um prato cheio para os adultos que gostam do gênero.
O filme narra a história da família Tyl, cujo patriarca (interpretado por Russell Hicks) é convocado para combater Napoleão e precisa deixar os filhos em casa sozinhos. A garota Mytyl e seu irmão Tytyl (Robin Macdougall) passam a viver algumas aventuras depois que o melhor amigo de Mytyl adoece e a menina empenha-se em capturar o conhecido "pássaro azul da felicidade" para presentear o garoto. Após receber a visita da fada Berylune (Jessie Ralph), os meninos são enviados, juntamente com o seu gato Tyllete e cachorro Tylo, transformados em humanos, em busca do pássaro azul através do passado, do presente e do futuro.
Durante a viagem por muitos reinos com fadas, magias e personagens enigmáticos, as crianças passam pelas mais inusitadas situações, e vão sofrendo transformações — relacionadas às mudanças da infância para a juventude — e transformam os lugares por onde passam, como a emocionante cena em que Mytyl se despede dos avós, já mortos, e que voltam a dormir num banquinho porque só acordavam quando alguém lembrasse deles. A menina ainda consegue ver o irmão caçula que está para nascer em outros dos mundos. Quando voltam para casa, encontram um lugar muito diferente do início da aventura (...).

In: http://www.infantv.com.br/p_azul.htm


2º Momento: Conversar com as crianças sobre o papel do pássaro azul no filme, realizar uma reflexão sobre os lugares, os personagens e as aventuras vividas pelos personagens do filme. Após esta reflexão convidar as crianças para um jogo em que elas disputarão frutos coloridos com o pássaro azul.


3º Momento: Confeccionar com alunos uma árvore e um pássaro azul de E.V.A, 16 maçãzinhas de isopor nas cores: azul, amarelo, verde e vermelho e um dado de papelão nas 4 cores primárias (os outros 2 lados do dado serão representados pela cor branca e em um desses lados deve-se colar a imagem de um pássaro);


4º Momento: Jogo: Colheita


• Separar as crianças em duplas (cada dupla deve receber um cestinho);
• Colocar um cestinho no chão (este cestinho representará os frutos colhidos pelo pássaro)
• Fixar as maçazinhas e o pássaro na árvore;


Iniciar a brincadeira:


Cada dupla joga o dado: se o dado cair em uma cor primária, as crianças deverão colher às maçãs na cor correspondente, todavia se o dado cair no lado branco a criança joga novamente e se por fim, cair na imagem do pássaro a professora colhe o fruto e coloca no cesto do pássaro. Realizar com as crianças a contagem dos frutos colhidos por cada dupla e pelo pássaro, quem colher mais frutos será o grande vencedor.

Avaliação

Nesta atividade a professora avaliará o envolvimento, participação e criatividade das crianças no decorrer da atividade.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Daniela, C.M.E.F.Professora Adalgisa Lima da Silva. , Mato Grosso - disse:
    almeida.k@hotmail.com

    21/02/2011

    Três estrelas

    A atividade é restrita ao filme, dessa forma quem não tem acesso a ele está privado de executá-lo.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.