Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Combinados: regras e limite

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Estabelecer, refletir e entender um sistema de regras e de limites que favorecem a vida em grupos;

Duração das atividades
1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há a necessidade de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula

1º Momento: Exibição do Vídeo: “Dia de Cão” – Turma da Mônica

Este vídeo pode ser encontrado no link abaixo:
http://videolog.uol.com.br/video.php?id=486743

Após a exibição do vídeo, levantar com as crianças as seguintes questões:


• Você algum dia desejou ser uma outra pessoa ou um bichinho de estimação?
• A vida do Cebolinha ficou mais fácil ou difícil depois que ele se transformou em um cãozinho? Que perigos ele enfrentou?
• Seria mais fácil para o cebolinha cumprir suas tarefas ou viver um dia de cãozinho, como aconteceu na história?
• Que tal transformar nossas obrigações em aventuras divertidas e prazerosas?
• O Bom mesmo é ser criança!


2º Momento: Atividade de Registro: Confeccionar com as crianças uma varinha de condão.

Materiais: Palitos de picolé, estrelas recortadas de papel luminoso e cola.

Após a confecção das varinhas de condão, entregar uma folha sulfite em branco e materiais de desenho: giz de cera, lápis de cor, canetinhas e outros.

Explicar para as crianças que elas terão o poder de transformar suas obrigações em aventuras divertidas. Mas, que estas obrigações deverão ser cumpridas com capricho e zelo. Que estratégias elas utilizarão para que estas obrigações sejam cumpridas de forma prazerosa? Registra-las através da varinha mágica e na confecção de um lindo desenho.

3º Momento: Leitura do livro: “A Gente Pode, a Gente Não Pode com 3 ou 4 Anos” - Raquel, Ana & Ramos, Anna Claudia.

Como estratégia para esta leitura, recomenda-se digitalizar as imagens do livro e exibir a apresentação em Data Show.

4º Momento: Em rodinha conversar com as crianças sobre o que eles acham que pode fazer na escola e o que não pode fazer na escola. Explicar que existem regras e limites em todos os lugares e não apenas na escola e em casa: clubes, shoppings, bairros, cidades e países. E, que estas regras foram criadas pelos governantes juntamente com o povo, para que todos vivam bem e melhor. Além disso, mostrar que estas regras estão expostas na constituição federal que apresenta os direitos e deveres do povo brasileiro (Mostrar aos alunos a constituição e ler um artigo para apreciação). Posteriormente, explicar que juntos eles irão confeccionar uma constituição com os direitos e deveres de todos e que esta constituição receberá o nome de “Combinados”, conversar sobre o que é permitido e o que não é permitido, resgatando as idéias do livro “A Gente Pode, a Gente Não Pode com 3 ou 4 Anos”. (Registrar as hipóteses levantadas);

5º Momento: Criar com a turma um cartaz de “Combinados” através de discussões sobre o que podemos ou não fazer na escola. O professor pode aproveitar a oportunidade e refletir com as crianças sobre algumas questões de boas maneiras, como: cumprimentar, despedir, agradecer, pedir licença, dizer, por favor, desculpar-se, ser gentil e elogiar quando necessário.

6º Momento: Expor para a escola as atividades produzidas no 2º e 5º Momentos.

Avaliação

Nesta atividade a professora avaliará a percepção, envolvimento, participação e criatividade das crianças no decorrer da atividade.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • derli lagana inácio, OMEP , Mato Grosso do Sul - disse:
    derlilagana0@hotmail.com

    19/04/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a aula do cebolinha , precisamos realmente de filmes curtinhos que de para mostrar e fazer as atividades com eles. É instrutiva e divertida parabens.


  • Marisa, Colégio Chácara da Emília , Paraná - disse:
    marisafiser@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Sou psicológa e trabalho nesta linha, sua aula ficou muito boa e proporciona uma reflexão para as crianças incrível!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.