19/10/2009
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
• Estabelecer, refletir e entender um sistema de regras e de limites que favorecem a vida em grupos;
1º Momento: Exibição do Vídeo: “Dia de Cão” – Turma da Mônica
Este vídeo pode ser encontrado no link abaixo:
http://videolog.uol.com.br/video.php?id=486743
Após a exibição do vídeo, levantar com as crianças as seguintes questões:
• Você algum dia desejou ser uma outra pessoa ou um bichinho de estimação?
• A vida do Cebolinha ficou mais fácil ou difícil depois que ele se transformou em um cãozinho? Que perigos ele enfrentou?
• Seria mais fácil para o cebolinha cumprir suas tarefas ou viver um dia de cãozinho, como aconteceu na história?
• Que tal transformar nossas obrigações em aventuras divertidas e prazerosas?
• O Bom mesmo é ser criança!
2º Momento: Atividade de Registro: Confeccionar com as crianças uma varinha de condão.
Materiais: Palitos de picolé, estrelas recortadas de papel luminoso e cola.
Após a confecção das varinhas de condão, entregar uma folha sulfite em branco e materiais de desenho: giz de cera, lápis de cor, canetinhas e outros.
Explicar para as crianças que elas terão o poder de transformar suas obrigações em aventuras divertidas. Mas, que estas obrigações deverão ser cumpridas com capricho e zelo. Que estratégias elas utilizarão para que estas obrigações sejam cumpridas de forma prazerosa? Registra-las através da varinha mágica e na confecção de um lindo desenho.
3º Momento: Leitura do livro: “A Gente Pode, a Gente Não Pode com 3 ou 4 Anos” - Raquel, Ana & Ramos, Anna Claudia.
Como estratégia para esta leitura, recomenda-se digitalizar as imagens do livro e exibir a apresentação em Data Show.
4º Momento: Em rodinha conversar com as crianças sobre o que eles acham que pode fazer na escola e o que não pode fazer na escola. Explicar que existem regras e limites em todos os lugares e não apenas na escola e em casa: clubes, shoppings, bairros, cidades e países. E, que estas regras foram criadas pelos governantes juntamente com o povo, para que todos vivam bem e melhor. Além disso, mostrar que estas regras estão expostas na constituição federal que apresenta os direitos e deveres do povo brasileiro (Mostrar aos alunos a constituição e ler um artigo para apreciação). Posteriormente, explicar que juntos eles irão confeccionar uma constituição com os direitos e deveres de todos e que esta constituição receberá o nome de “Combinados”, conversar sobre o que é permitido e o que não é permitido, resgatando as idéias do livro “A Gente Pode, a Gente Não Pode com 3 ou 4 Anos”. (Registrar as hipóteses levantadas);
5º Momento: Criar com a turma um cartaz de “Combinados” através de discussões sobre o que podemos ou não fazer na escola. O professor pode aproveitar a oportunidade e refletir com as crianças sobre algumas questões de boas maneiras, como: cumprimentar, despedir, agradecer, pedir licença, dizer, por favor, desculpar-se, ser gentil e elogiar quando necessário.
6º Momento: Expor para a escola as atividades produzidas no 2º e 5º Momentos.
Nesta atividade a professora avaliará a percepção, envolvimento, participação e criatividade das crianças no decorrer da atividade.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/04/2010
Cinco estrelasAdorei a aula do cebolinha , precisamos realmente de filmes curtinhos que de para mostrar e fazer as atividades com eles. É instrutiva e divertida parabens.
24/03/2010
Cinco estrelasSou psicológa e trabalho nesta linha, sua aula ficou muito boa e proporciona uma reflexão para as crianças incrível!