07/10/2009
Gláucia Costa Abdala Diniz; Marta Regina Alves Pereira; Liliane dos Guimarães Alvim Nunes; Lucianna Ribeiro de Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
1. Ampliar a percepção de si mesmo e do outro, o que permite diferenciar-se dos outros e fortalecer as relações interpessoais.
2. Aprender a respeitar e a conviver com as diferenças individuais nos diversos espaços sociais.
Momentos da aula:
1º Momento: O professor deverá pedir aos alunos que se sentem confortavelmente para ouvir a música “Bicharia” (Chico Buarque) e que prestem atenção nas sensações corporais, nos sentimentos que a música desperta em cada um.
Au, au, au. Inha in nhó.
Miau, miau, miau. Cocorocó.
O animal é tão bacana
Mas também não é nenhum banana.
Au, au, au. Inha in nhó.
Miau, miau, miau. Cocorocó.
Quando a porca torce o rabo
Pode ser o quiabo
E ora vejam só.
Au, au, au. Cocorocó
Era uma vez
(e é ainda)
Certo país
(E é ainda)
Onde os animais
Eram tratados como bestas
(São ainda, são ainda)
Tinha um barão
(Tem ainda)
Espertalhão
(Tem ainda)
Nunca trabalhava
E então achava a vida linda
(E acha ainda, e acha ainda)
Au, au, au. Inha in nhó.
Miau, miau, miau. Cocorocó.
O animal é paciente
Mas também não é nenhum demente.
Au, au, au. Inha in nhó.
Miau, miau, miau. Cocorocó.
Quando o homem exagera
Bicho vira fera
E ora vejam só.
Au, au, au, Cocorocó.
Puxa, jumento
(Só puxava)
Choca galinha
(Só chocava)
Rápido, cachorro
Guarda a casa, corre e volta
(só corria, só voltava)
Mas chega um dia
(Chega um dia)
Que o bicho chia
(Bicho chia)
Bota pra quebrar
E eu quero ver quem paga o pato
Pois vai ser um saco de gatos
Au, au, au. Inha in nhó.
Miau, miau, miau. Cocorocó.
2º Momento:
O professor deverá abrir espaço para que os alunos expressem o que sentiram ao ouvir a música. Em seguida, colocá-la novamente e pedir aos alunos que a ouçam com atenção e que listem os bichos que mais são mencionados e o que cada um faz, de acordo com a letra. (Professor, você deverá checar se os alunos listaram os animais mais mencionados e suas respectivas funções: o jumento – só puxava; a galinha – só chocava; o cachorro – só corria, guardava a casa; o gato – só miava). Com base nas atribuições dadas a cada animal, o professor e os alunos citarão características referentes a cada um deles (ex: Jumento – burro de carga; galinha – protetora, cuidadosa; cachorro – amigo, vigilante; gato – manhoso, indolente...).
Na seqüência, o professor solicitará que cada aluno pense em mais três animais que gostaria de acrescentar a esta lista e que escreva os seus nomes com suas respectivas características, de modo que a lista fique com sete animais. Em seguida, cada aluno deverá distribuir 20 pontos entre os sete animais, atribuindo maior valor àqueles que apresentam características semelhantes ao seu jeito de ser e menor valor àqueles que pouco, ou quase nada, têm a ver com o seu jeito de ser. Pode-se, também, atribuir zero ponto a algum animal que nada tenha a ver com você.
3º Momento:
O professor solicitará que os alunos formem duplas e falem de si mesmos de acordo com a pontuação dada a cada animal. Se necessário, podem alterar a pontuação, caso o colega traga elementos que ampliem a percepção sobre si mesmos.
4º Momento:
Em seguida, convidar um aluno por vez, a expressar corporalmente os animais com maior e menor pontuação, para que todo o grupo tente descobri-los. Abrir espaço para que justifiquem a pontuação e a identificação com os animais (os alunos que não se sentirem à vontade para expressar-se corporalmente, podem compartilhar o que fizeram oralmente).
Em conjunto, professor e alunos deverão refletir sobre o que foi vivenciado: animais mais escolhidos pelo grupo e em que aspectos as diferentes características podem contribuir para ampliar o conhecimento de si e do outro, favorecendo uma convivência grupal mais solidária e de respeito às diferenças individuais.
Referência bibliográfica:CD: Os Saltimbancos. Música de Luiz Enriquez. Texto original de Sérgio Bardotti. Tradução e adaptação de Chico Buarque. PolyGram, 1993.
Professor, para enriquecer a aula, visite o sítio http://www.discoverykidsbrasil.com/videos/doki_quer_saber/animais/ onde você encontrará um vídeo sobre “Qual o seu animal preferido?”
No sítio http://www.discoverykidsbrasil.com/jogos/ciencias/nivel_basico/escondidos/ há também um joguinho de “Achar o animal escondido”, que pode ser utilizado como complemento, como uma forma divertida para encerrar a aula. Neste caso, leve a turma ao laboratório de informática!
A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica.
Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nas atividades propostas. Em que a atividade contribuiu para ampliar a percepção de si e do outro? Qual a importância de conviver e respeitar as diferenças entre as pessoas?
Avaliação dos alunos pelo professor: Envolvimento e participação dos alunos nas discussões e produções. Respeito aos momentos de fala e escuta e às opiniões dos colegas. Capacidade imaginativa, criativa e de fazer associações entre os animais e os jeitos de ser e de conviver de cada um.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!