Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


AMIZADE: UM BEM QUE NÃO TEM PREÇO

 

07/10/2009

Autor e Coautor(es)
Marta Regina Alves Pereira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lucianna Ribeiro de Lima; Liliane dos Guimarães Alvim Nunes; Fátima Rezende Naves Dias; Gláucia Costa Abdala Diniz.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Valorizar a importância da amizade para a vida;
- Descobrir que a amizade é uma construção diária e que pode ser cultivada ao longo dos anos;
- Reconhecer a escola com um espaço privilegiado para se fazer amigos;
- Identificar valores presentes nas relações de amizade: verdade, respeito, solidariedade, amor, dentre outros.

Duração das atividades
Uma aula de 50 a 60 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Não há necessidade de se trabalhar conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

COMENTÁRIOS INTRODUTÓRIOS DIRIGIDOS À/AO PROFESSORA/OR:

Professora/or, sabe-se que a sociedade atual e o contexto sócio-econômico-cultural em que vivemos tem promovido um distanciamento nas relações humanas, sobretudo no que se refere às atitudes cada vez mais individualistas. Assim como os adultos, muitas crianças têm sido expostas à solidão ou a relações superficiais com seus pares ou pessoas de outra faixa etária. Na escola, esta realidade também se faz presente, em circunstâncias onde a competição se sobrepõe à cooperação. Esta proposta tem o intuito de promover uma reflexão sobre a importância da amizade para a vida das pessoas e o resgate de valores essenciais para a convivência humana.

1º momento:


Professora/or, inicie a sua aula solicitando às crianças que registrem em uma folha em branco todas as palavras, frases, sentimentos, objetos ou imagens que vierem à mente ao ouvirem a palavra: AMIZADE. Destine cerca de 2 minutos para esta atividade ou faça a contagem do tempo com uma ampulheta.
Em seguida, peça aos alunos que leiam o que registraram e, simultaneamente, escreva no quadro ou em flip chart o que foi relatado, cuidando para marcar a quantidade de vezes em que palavras ou idéias repetidas apareceram. Discuta com o grupo o que foi socializado, considerando tanto os pontos comuns, quanto os divergentes trazidos pelas crianças.

2º momento:
- Convide as crianças para assistir ao vídeo “AMIZADE É ...”:

Vídeo amizade é...

Disponível em : http://www.youtube.com/watch?v=zFtRSy9D5-w

- Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Cada grupo receberá uma definição diferente de amizade apresentada pelo vídeo assistido:


1. Amizade é... apoiar e estar ao lado do outro nas conquistas, derrotas, momentos divertidos, tristes ou desagradáveis...
2. Amizade nem sempre é pensar do mesmo jeito!
3. Amizade é como ter um/a irmão/ã que não mora na mesma casa.
4. Amizade é compartilhar momentos, segredos e emoções.
5. Amizade é contar com alguém sempre que precisar!
6. Amizade é... ter algo em comum! É não ter nada em comum!

- Cada grupo, separadamente, deverá ler a definição de amizade entregue pela/o professora/or, relembrar as cenas do vídeo e relacioná-las às próprias experiências, compartilhando entre os colegas do grupo suas opiniões e sentimentos. Após o diálogo, cada grupo deverá elaborar sua própria definição de amizade e registrá-la em uma cartolina (ou outro papel disponível na escola) ilustrando-a da maneira que preferir.

3º momento:


- Em uma roda, cada grupo apresentará a definição entregue pelo professor e a elaborada coletivamente para a atividade, expondo sinteticamente suas idéias e a ilustração utilizada na confecção do cartaz.

- Assim que todos os grupos tiverem apresentado, o professor deve ler para os alunos o trecho abaixo, que concluiu o vídeo “Amizade é...”:
“Amizade não se explica. Ela simplesmente existe!”

- A/o professora/or perguntará aos alunos se concordam ou discordam de tais afirmações. Ouvirá as respostas de alguns alunos e solicitará como tarefa de casa:

1. Cada aluno deverá refletir e registrar duas experiências de amizade: uma em que demonstrou sua amizade e outra em que recebeu uma demonstração de amizade por parte de outra pessoa.
Acredito que sou/fui amigo/a quando eu ...
Acredito que meu/minha amigo/a demonstrou para mim sua amizade quando...
2. Cada aluno deverá trazer na próxima aula fotografias de seus m elhores amigos: familiares, vizinhos, amigos de escola, animais de estimação, etc. Caso o aluno não tenha fotografias, poderá trazer algum desenho ou objeto que represente seu/sua amigo/a, para socializar com os demais colegas.

Comentário para o professor: Professor, veja a continuidade desta proposta na aula intitulada: “Ser amigo na diferença”.

Avaliação

- Ao professora/or cabe verificar o envolvimento dos/as seus/as alunos/as com o tema apresentado, a participação durante o vídeo e as discussões em grupo.
- A capacidade de elaboração coletiva da definição de “amizade”.
- O respeito às opiniões dos colegas, aos momentos de fala e escuta durante a roda.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Ana Cristina, Escola JuvenalMIler , Rio Grande do Sul - disse:
    anacrislimas@msn.com

    22/05/2012

    Cinco estrelas

    Excelente!


  • marcos krindges, ESCOLA MUNICIPAL BOA ESPERANCA , Mato Grosso - disse:
    marcoskrindges@hotmail.com

    20/09/2010

    Quatro estrelas

    olá, gostei muito da sua aula. O tema em si nos remete a uma questão muito importante dentro da nossa sociedade, qué é a convivência. A amizade é um meio para que nossas relações interpessoais possam seja cada vez melhor e nos torne mais humanos.


  • Luciano, 2 Igreja Presbiteriana de Peixinhos , Pernambuco - disse:
    pr.lucianosoares@hotmail.com

    11/08/2010

    Cinco estrelas

    Muito interessante e proveitosa, pois é necessário intergalar aulas programadas com aquelas que trazem um peso de responsabilidade e cidadania. Precisamos muito de aulas assim!!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.