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Os pronomes pessoais retos e oblíquos

 

06/10/2009

Autor e Coautor(es)
Saulo Sales de Souza
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Professor Luiz Prazeres Universidade Federal de Minas Gerais

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá aprender com essa aula a ver a importância do pronome na construção do texto, gerando, como efeito, a coesão. O aluno deverá aplicar o uso adequado desses pronomes em suas produções textuais, pois o propósito maior dessa aula é aprender para aplicar, e não simplesmente transmitir conteúdo ao aluno sem visar à utilidade do mesmo para sua competência em relação ao uso da língua.

Duração das atividades
Três aulas de cinquenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno já deverá ter noções das classes de palavras, assim como ter noções básicas de progressão textual. É um trabalho voltado para o início desse tipo de aprendizado com o estudo dos pronomes, logo não se requer muito conhecimento prévio do aluno sobre eles, até mesmo porque trata-se de uma série na qual o conhecimento da norma padrão está começando a ser solidificado.

Estratégias e recursos da aula

Primeira Aula:

O primeiro passo será fazer com que os alunos reflitam sobre o uso. Assim, no texto a seguir, foram retirados todos os pronomes e repetidos os substantivos aos quais se referiam exaustivamente. O resultado é um texto extremamente cansativo e pouco coeso, pois o cansaço da repetição gera um desconforto no momento da assimilação da mensagem. Apresente o texto para eles e peça para que reescrevam-no, retirando a repetição desnecessária.

A árvore dos meus amigos

Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso caminho. Algumas percorrem ao nosso lado, vendo muitas luas passarem, mas outras apenas vemos entre um passo e outro. A todas as pessoas chamamos de amigo. Há muitos tipos de amigos.

Talvez cada folha de uma árvore caracterize um dos amigos. O primeiro que nasce do broto é o amigo pai e o amigo mãe. Os amigos mostram o que é ter vida. Depois vem o amigo irmão, com quem dividimos o nosso espaço para que esse amigo floresça como nós. Passamos a conhecer toda a família de folhas, a qual respeitamos e desejamos o bem.
Mas o destino nos apresenta outros amigos, os quais não sabíamos que iam cruzar o nosso caminho. Muitos dos amigos denominados amigos do peito, do coração. São sinceros, são verdadeiros. Sabem quando não estamos bem, sabem o que nos faz feliz... Às vezes, um desses amigos do peito estala o nosso coração e então e chamado de amigo namorado. Esse dá brilho aos nossos olhos, música aos nossos lábios, pulos aos nossos pés.

Mas também há aqueles amigos por um tempo, talvez umas férias ou mesmo um dia ou uma hora. Os amigos costumam colocar muitos sorrisos na nossa face, durante o tempo que estamos por perto. Falando em perto, não podemos esquecer dos amigos distantes. Aqueles que ficam nas pontas dos galhos, mas que quando o vento sopra, sempre aparecem novamente entre uma folha e outra.

O tempo passa, o verão se vai, o outono se aproxima, e perdemos algumas de nossas folhas. Algumas nascem num outro verão e outras permanecem por muitas estações.Mas o que nos deixa mais feliz é que as que caíram continuam por perto, continuam alimentando a nossa raiz com alegria. Lembranças de momentos maravilhosos enquanto cruzavam com o nosso caminho.

Fonte: < http://textos_legais.sites.uol.com.br/arvore_dos_meus_amigos.htm >.

Após a reescrita do texto, refaça-o com os alunos, utilizandp pronomes para substituir as palavras repetidas.

Segunda Aula:

Apresente, a seguir, para eles os conceitos do que é um pronome.:
- Pronome é a palavra que designa pessoas ou coisas, indicando-as dentro de um texto. No caso das palavras que substituem o núcleo de uma oração, trata-se dos pronomes pessoais retos, como em:
a) Eles costumam colocar sorrisos em nossa face.
Nesse caso a palavra ele substitui o núcleo de uma oração que é ocupado por um substantivo como a palavra amigos.

Ou, ainda, podem aparecer com a função de complementos verbais, são os pronomes pessoais oblíquos:
b) Se quiser,diga me.
Em b o pronome me substitui um substantivo que se refere à pessoa que que ser seguida.
Há, no discurso, as chamadas pessoas do discurso pelas quais nomeamos os pronomes, numa espécie de orientação na situação de comunicação. A primeira pessoa é aquela que produz um texto destinado a alguém. A segunda pessoa é a aquela a quem esse texto é destinado. Já a terceira pessoa do discurso é aquela de quem as duas outras falam.
Essa noção de pessoa é abstrata, deve ser entendida como uma entidade no mundo. Por exemplo, dois seres humanos podem conversar sobre um automóvel. Nesse caso, ele é a terceira pessoa do discurso. Já a noção de plural refere-se a uma entidade em qualquer dessa posição das pessoas, singular, ou dua s ou mais entidades, p lural.
Apresente o qaudro I para seus alunos com a relação dos pronomes pessoais em relação às pessoas do discurso:

Quadro I: Pronomes Pessoais

1ª pessoa do singualar:  eu (reto); me, mim, comigo (oblíquo).
2ª pessoa do singualar: tu (reto); te, ti, contigo (oblíquo).
3ª pessoa do singualar: ele (reto); (a) o, a, lhe, se, si, consigo (oblíquo).
1ª pessoa do plural: nós (reto); nos, convosco (oblíquo).
2ª pessoa do plural: vós (reto); vos, convosco (oblíquo).
3ª pessoa do plural: eles (reto); (as) os, as, lhes, se, si, consigo (oblíquo).

Terceira aula:

Avaliação.

Recursos Complementares

Referências:

A ÁRVORE DOS MEUS AMIGOS. Disponível em: < http://textos_legais.sites.uol.com.br/arvore_dos_meus_amigos.htm >. Acesso em: 17 set. 2009.

CUNHA, Celso; CINTRA, Luis F. Lindley. A Nova Gramática do Português Contemporâneo. 3. ed. rev. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática: texto, reflexão e uso. 3. ed. reform. São Paulo, Atual: 2008.

SARMENTO, Leila Lauar. Oficina de Redação. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006.

Avaliação

A avaliação do trabalho desenvolvido consistirá numa produção de texto, pedindo para que eles atentem ao uso do conteúdo aqui apresentado. Peça para que os alunos leiam em sala suas produções e comente algumas delas. Depois as corrija e as entregue para eles conferirem com está seu uso pronominal de acordo com a norma padrão.

Produção de texto: Fábula

Complete a fábula a seguir criando um final criativo e surpreendente para a história.

As cigarras e as formigas:

Era uma vez uma cigarra que vivia saltitando e cantando pelo bosque, sem se preocupar com o futuro. Esbarrando numa formiguinha, que carregava uma folha pesada, perguntou:
- Ei, formiguinha, para que todo esse trabalho? O verão é para gente aproveitar! O verão é para gente se divertir!
- Não, não, não! Nós, formigas, não temos tempo para diversão. É preciso trabalhar agora para guardar comida para o inverno.

Fonte: < http://www.qdivertido.com.br/contos.php >.

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