Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


SER AMIGO NA DIFERENÇA.

 

07/10/2009

Autor y Coautor(es)
Marta Regina Alves Pereira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lucianna Ribeiro de Lima; Fátima Rezende Naves Dias; Gláucia Costa Abdala Diniz; Liliane dos Guimarães Alvim Nunes.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reconhecer a existência de diferentes vínculos de amizade dentro e fora da escola;
- Respeitar as diferenças de idéias, de sentimentos, de jeitos de ser e de enxergar o mundo nas relações de amizade;
- Compreender as diferenças como um componente necessário à convivência humana e enriquecedor das amizades.

Duração das atividades
1 aula de 50 a 60 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula
1º momento:

A/O professora/or deverá iniciar a sua aula solicitando às crianças que peguem a tarefa de casa dada na aula anterior “Amizade: um bem que não tem preço” e, em trios, socializem com os colegas os registros das duas experiências de amizade: uma em que demonstrou sua amizade e outra em que recebeu uma demonstração de amizade por parte de outra pessoa.

1) Após esta atividade, a/o professora/or convidará os alunos a assistirem ao vídeo “Amigão Zão”, que retrata uma relação de amizade entre dois seres muito diferentes: um garoto e um elefante.

O vídeo está disponível em:
http://www.portacurtas.com.br/curtanaescola/pop_160.asp?Cod=5160&exib=5513

Vídeo Amigão Zão

Comentários ao professor: Professora/or, neste sítio você encontrará uma grande diversidade de vídeos específicos para o trabalho em sala de aula, inclusive com busca pedagógica por temas, nível de ensino, componente curricular, dentre outros.

Em seguida, a/o professora/or discutirá com os alunos o conteúdo abordado no vídeo. Algumas sugestões de perguntas norteadoras:

- Qual a história apresentada pelo filme? Que relações podemos estabelecer entre a situação expressa no vídeo e a nossa vida? A história do vídeo também acontece na vida real? De que forma? É possível existir uma relação de amizade entre homem e animal? Ou amizade se restringe a seres humanos? O que pensam a respeito? O que fez com que dois seres tão diferentes se tornassem amigos? É possível existir amizade e companheirismo mesmo nas diferenças? Qual (is) o(s) sentimentos(s) expresso(s) pelas personagens do filme? Estes sentimentos estão presentes nas relações de amizade? Por quê?

2º momento:
A/O professora/or apresentará aos alunos a música “Fico assim sem você”, de Adriana Calcanhoto. A/O professora/or poderá optar pelo vídeo disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=BwF9G3-XhBc

Música Adriana Calcanhoto

Adriana Calcanhoto
Fico assim sem você

Avião sem asa,
fogueira sem brasa,
sou eu assim sem você.
Futebol sem bola,
Piu-Piu sem Frajola,
sou eu assim sem você.

Por que é que tem que ser assim
se o meu desejo não tem fim.
Eu te quero a todo instante nem mil auto falantes
vão poder falar por mim.

Amor sem beijinho,
Bochecha sem Claudinho,
sou eu assim sem você.
Circo sem palhaço,
namoro sem amasso,
sou eu assim sem você

Tô louca pra te ver chegar,
Tô louca pra te ter nas mãos.
Deitar no teu abraço,
Retomar o pedaço que falta no meu coração.

Eu não existo longe de você
e a solidão é o meu pior castigo.
Eu conto as horas pra poder te ver
mas o relógio tá de mal comigo
Por quê?
Por quê?

Neném sem chupeta,
Romeu sem Julieta,
sou eu assim sem você.
Carro sem estrada,
queijo sem goiabada,
sou eu assim sem você

Por que é que tem que ser assim
se o meu desejo não tem fim.
Eu te quero a todo instante nem mil auto falantes vão poder
falar por mim

Eu não existo longe de você
e a solidão é o meu pior castigo.
Eu conto as horas pra poder te ver
mas o relógio tá de mal comigo.

3º momento:

Após a apresentação da música, a/o professora/or solicitará aos alunos que peguem a 2ª tarefa de casa, ou s eja, as fotografias, desenhos ou objetos que representem seus melhores amigos: familiares, vizinhos, amigos de escola, animais de estimação, etc. Dividirá a turma em grupos e orientará os alunos a montarem painéis com os materiais trazidos e com ilustrações diversas, a critério de cada grupo. Pedirá aos alunos que escrevam versos análogos aos da música “Fico assim sem você” e que registrem nos painéis, acompanhados das fotos ou desenhos produzidos pelas crianças, que deverão indicar os nomes dos alunos e seus respectivos amigos. Após esta etapa, cada grupo socializará com os demais o trabalho confeccionado e todos serão afixados no mural da escola, formando um único painel.

Avaliação

Ao professora/or cabe verificar:

- O cumprimento das tarefas de casa.
- O envolvimento dos/as seus/as alunos/as com o tema apresentado, a participação durante os vídeos, as discussões em roda, as produções dos painéis.
- A capacidade dos alunos em estabelecer relações entre os recursos apresentados e as experiências pessoais.
- O respeito às opiniões dos colegas, aos momentos de fala e escuta durante as discussões e apresentações.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.