07/10/2009
Lucianna Ribeiro de Lima; Fátima Rezende Naves Dias; Gláucia Costa Abdala Diniz; Liliane dos Guimarães Alvim Nunes.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
- Reconhecer a existência de diferentes vínculos de amizade dentro e fora da escola;
- Respeitar as diferenças de idéias, de sentimentos, de jeitos de ser e de enxergar o mundo nas relações de amizade;
- Compreender as diferenças como um componente necessário à convivência humana e enriquecedor das amizades.
- Não são necessários conhecimentos prévios.
A/O professora/or deverá iniciar a sua aula solicitando às crianças que peguem a tarefa de casa dada na aula anterior “Amizade: um bem que não tem preço” e, em trios, socializem com os colegas os registros das duas experiências de amizade: uma em que demonstrou sua amizade e outra em que recebeu uma demonstração de amizade por parte de outra pessoa.
1) Após esta atividade, a/o professora/or convidará os alunos a assistirem ao vídeo “Amigão Zão”, que retrata uma relação de amizade entre dois seres muito diferentes: um garoto e um elefante.
O vídeo está disponível em:
http://www.portacurtas.com.br/curtanaescola/pop_160.asp?Cod=5160&exib=5513
Comentários ao professor: Professora/or, neste sítio você encontrará uma grande diversidade de vídeos específicos para o trabalho em sala de aula, inclusive com busca pedagógica por temas, nível de ensino, componente curricular, dentre outros.
Em seguida, a/o professora/or discutirá com os alunos o conteúdo abordado no vídeo. Algumas sugestões de perguntas norteadoras:
- Qual a história apresentada pelo filme? Que relações podemos estabelecer entre a situação expressa no vídeo e a nossa vida? A história do vídeo também acontece na vida real? De que forma? É possível existir uma relação de amizade entre homem e animal? Ou amizade se restringe a seres humanos? O que pensam a respeito? O que fez com que dois seres tão diferentes se tornassem amigos? É possível existir amizade e companheirismo mesmo nas diferenças? Qual (is) o(s) sentimentos(s) expresso(s) pelas personagens do filme? Estes sentimentos estão presentes nas relações de amizade? Por quê?
2º momento:
A/O professora/or apresentará aos alunos a música “Fico assim sem você”, de Adriana Calcanhoto. A/O professora/or poderá optar pelo vídeo disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=BwF9G3-XhBc
Avião sem asa,
fogueira sem brasa,
sou eu assim sem você.
Futebol sem bola,
Piu-Piu sem Frajola,
sou eu assim sem você.
Por que é que tem que ser assim
se o meu desejo não tem fim.
Eu te quero a todo instante nem mil auto falantes
vão poder falar por mim.
Amor sem beijinho,
Bochecha sem Claudinho,
sou eu assim sem você.
Circo sem palhaço,
namoro sem amasso,
sou eu assim sem você
Tô louca pra te ver chegar,
Tô louca pra te ter nas mãos.
Deitar no teu abraço,
Retomar o pedaço que falta no meu coração.
Eu não existo longe de você
e a solidão é o meu pior castigo.
Eu conto as horas pra poder te ver
mas o relógio tá de mal comigo
Por quê?
Por quê?
Neném sem chupeta,
Romeu sem Julieta,
sou eu assim sem você.
Carro sem estrada,
queijo sem goiabada,
sou eu assim sem você
Por que é que tem que ser assim
se o meu desejo não tem fim.
Eu te quero a todo instante nem mil auto falantes vão poder
falar por mim
Eu não existo longe de você
e a solidão é o meu pior castigo.
Eu conto as horas pra poder te ver
mas o relógio tá de mal comigo.
3º momento:
Após a apresentação da música, a/o professora/or solicitará aos alunos que peguem a 2ª tarefa de casa, ou s eja, as fotografias, desenhos ou objetos que representem seus melhores amigos: familiares, vizinhos, amigos de escola, animais de estimação, etc. Dividirá a turma em grupos e orientará os alunos a montarem painéis com os materiais trazidos e com ilustrações diversas, a critério de cada grupo. Pedirá aos alunos que escrevam versos análogos aos da música “Fico assim sem você” e que registrem nos painéis, acompanhados das fotos ou desenhos produzidos pelas crianças, que deverão indicar os nomes dos alunos e seus respectivos amigos. Após esta etapa, cada grupo socializará com os demais o trabalho confeccionado e todos serão afixados no mural da escola, formando um único painel.
Ao professora/or cabe verificar:
- O cumprimento das tarefas de casa.
- O envolvimento dos/as seus/as alunos/as com o tema apresentado, a participação durante os vídeos, as discussões em roda, as produções dos painéis.
- A capacidade dos alunos em estabelecer relações entre os recursos apresentados e as experiências pessoais.
- O respeito às opiniões dos colegas, aos momentos de fala e escuta durante as discussões e apresentações.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!