Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os recursos semântico-formais do gênero classificado

 

05/10/2009

Autor e Coautor(es)
Elisabeth de Souza Figueiredo Cunha
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Goulart Morais, Vilma Aparecida Gomes, Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Refletir sobre os recursos semântico-formais usados na construção do gênero classificado; analisar as condições de produção do gênero classificado usado como estratégia de escrita em diferentes situações de comunicação, perceber a diferença entre o uso da linguagem denotativa e conotativa no gênero classificado em estudo.  Produzir classificados, empregando adequadamente os recursos semântico-formais e a linguagem denotativa e conotativa. 

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Predicação verbal; vozes do verbo; concordância verbal; regência verbal; conceitos de denotação e conotação; o gênero classificado

Estratégias e recursos da aula

Recursos:

Xerox de propagandas retiradas de jornais, revistas e cartões de publicidade. 

Laboratório de Informática

Aulas 1 e 2

Atividade 1

Em aula anterior, pedir aos alunos para  pesquisar em jornais e revistas diferentes classificados (aluguel, venda, compra, procura entre outros). Recortar e colar no caderno, separando aqueles em que são usados os verbos no singular dos empregados no plural. Pedir também que observem e fotografem placas de anúncios de venda, compra, aluga, consertos em geral, afixadas em diferentes lugares como residências, casas comerciais, entre outros. Em classe, os alunos leem o material para a turma, explicando o que estava sendo vendido, alugado, consertado, comprado, relacionando o verbo ao seu referente.     

Atividade 2

Selecionar diferentes classificados trazidos pelos alunos e apresentá-los em datashow, ou em xerox, para análise dos recursos semântico-formais. Partimos dos seguintes classificados para o procedimento da análise dos recursos semântico-formais: considerar apenas as imagens legíveis.

undefined

Perguntamos aos alunos:

1)      O que os classificados estão anunciando?

2)      Que outras informações possuem?

3)      Onde são publicados?

4)      A que público se destinam?

5)      Quais os recursos visuais são usados?

6)      Por que esses recursos foram usados?

7)      Qual é a voz verbal usada nesses classificados?

8)      Por que utilizou-se essa voz verbal?

9)      Por que omitiu-se o agente da passiva?

10)  É possível identificá-lo no anúncio?

11)  Qual é o referente dos verbos?

12)  Por que alguns verbos estão no singular e outros no plural?

13)  Em que anúncios os verbos deveriam ser empregados no plural, de acordo com a norma padrão, e, no entanto, estão na forma singular? A que se deve essa inadequação?

14)  Como ficariam esses anúncios na voz ativa e na passiva analítica?  O efeito de sentido seria o mesmo se fossem usadas estas vozes verbais? Por quê?

15) Em relação ao classificado “ Procura-se um Presidente”, retirado do Jornal Folha de São Paulo, publicado no espaço dos editoriais, em que contexto político o anúncio é usado? Quem seriam os candidatos e a que cargo se candida tavam? A quem estaria se referindo o vice do e nunciado? E por que o anúncio é exposto em um avião?  (Nesta questão, é importante discutir com os alunos como o anúncio é usado para se fazer crítica ligada a questões políticas da época: a dificuldade, por questões partidárias do ex. presidente da república, Fernando Henrique Cardoso, candidato à presidência da república, de encontrar o seu vice). 

Atividade 3

A partir do 1º classificado, por exemplo, analisar com os alunos o enfoque dado às informações presentes nos períodos:

1)      Hotéis EZ alugam salas para convenções e eventos com restaurante e estrutura completa, exclusivas para quem vai fechar ou comemorar excelentes negócios em São Paulo. 

2)      Salas para convenções e eventos com restaurante e estrutura completa, exclusivas para quem vai fechar ou comemorar excelentes negócios em São Paulo são alugadas.  

3)      Alugam-se salas para convenções e eventos...

A)    Essas três maneiras de transmitir a informação têm o mesmo significado? Justifique.

B)    Elas são equivalentes? Justifique.

C)    O que é enfatizado em cada período?

D)    Por que nos anúncios geralmente é usada a voz passiva sintética?

 Aulas 3 e 4

Atividade 1

Analisar com os alunos anúncios em que são empregados verbos intransitivos e transitivos indiretos seguidos da partícula se usada como índice de indeterminação do sujeito, como em classificados do tipo: “Precisa-se de; Necessita-se de.”; “Vive-se; Come-se,” discutindo as diferenças de uso da predicação verbal nos diferentes contextos de comunicação.     

Atividade 2: em grupo

O professor introduz a atividade dizendo aos alunos que eles vão ler na página da internet fragmentos do livro “Classificados Poéticos" da autora Roseana Murray. Para isso eles devem se organizar em grupos. Antes de proceder à leitura, o professor sorteia os quatro fragmentos do livro "Classificados Poéticos", disponível em: http://www.roseanamurray.com/opiniao14.asp., os quais serão objeto de estudo. Os alunos acessam o link, leem o resumo introdutório do artigo e a análise estilística do fragmento sorteado. A partir da leitura eles devem:

a) identificar no resumo as idéias principais sobre as características do livro.   

b) a partir do texto introdutório, fazer um palalelo mostrando as diferenças e semelhanças entre o classificado comum de jornal e os classificados poéticos.    

c) esquematizar as ideias básicas da análise dos fragmentos em estudo e também anotar as dúvidas provenientes da análise proposta pela autora.

d) apresentar para a turma o estudo realizado. 

Obs.: No momento da apresentação, o professor esclarece as dúvidas.

Atividade 2

Ler sobre a autora e suas obras no endereço: http://www.roseanamurray.com/apresentacao.asp

Aula 5

Atividade 1

Propor o seguinte exercício de mudança do sentido denotativo para o conotativo, retirado do livro: TUFANO, Douglas. Estudos de Redação. São Paulo, Moderna, 1985, p. 38: Construa novas expressões dando a elas sentido conotativo, como no exemplo: Ex.: O calor do fogo – O calor do seu carinho

a)      O murmúrio das pessoas.

b)      A doçura do mel.

c)      As chamas do incêndio. 

d)     As asas do pássaro. 

e)      A frieza do gelo.

f)       As trevas da noite.

g)      Os espinhos da rosa.

h)    &nb sp; A margem do rio.

i)        Ele mergulhou na água.

j)  &n bsp;     A marcha dos homens.

k)      A explosão da bomba.

l)       A queda da criança.

m)     O gemido do doente.

n)      A maciez do tapete.

o)      A força do leão.

Atividade 2

Produção de Texto

Propor aos alunos que façam uma lista de objetos pertencentes a eles, que estejam em boas condições de uso: livros, revistas, gibis, bolas, vídeogame, jogos, CDs, DVDs, entre outros, que possam ser vendidos, trocados ou alugados; e também pensem em objetos de que eles precisem que possar ser emprestados ou alugados. A partir da lista, eles devem escrever classificados para anunciar esses objetos, seguindo os modelos analisados e empregando a linguagem e o padrão da língua adequados, de acordo com as condições de produção desse gênero textual.     

Atividade 3

Propor ainda que escrevam classificados em sentido conotativo, seguindo o modelo dos Classificados Poéticos de Roseana Murray.      

Atividade 4

Após a correção dos textos pelo professor, os alunos fazem a reescritura  e os enviam para o jornal da escola para serem publicados.

Recursos Complementares

Avaliação

As produções serão entregues ao professor que fará a correção, observando se os alunos usaram adequadamente os recursos semântico-formais do gênero classificado, bem como a linguagem denotativa e conotativa. Os textos são devolvidos aos alunos, para serem reescritos, se necessário. Após isso, a turma faz uma seleção daqueles que devem ser encaminhados para o jornal da escola para leitura de todos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.