Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O anúncio publicitário

 

29/10/2009

Autor e Coautor(es)
Isabella Fernandes Pessoa
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Professor Luiz Prazeres

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os gêneros discursivos fazem parte do dia a dia do homem das mais variadas formas e eles os utilizam para comunicar, divertir, trabalhar, estudar, enfim, interagir com o meio em que vivem. É importante o aluno conhecer as características de alguns desses gêneros e, por meio dessa aula, poderá conhecer o gênero anúncio publicitário.
Será provocada no aluno a curiosidade e a capacidade de fazer uma leitura mais crítica de textos verbais e não-verbais. Com base em anúncios publicitários, a aula tem por objetivo oferecer aos alunos a oportunidade de refletir, estimular e desenvolver a criatividade e a construir conhecimentos, a partir dos anúncios publicitários.
Por meio dos anúncios os alunos poderão identificar o público-alvo, observar como a imagem interfere ou não na produção de sentidos, bem como no uso das cores, no tamanho das letras e/ou imagens, e no uso dos slogans e das linguagens utilizadas.
Espera-se que essas aulas contribuam para desenvolver a leitura e a interpretação de textos.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Contextualização dos anúncios publicitários e seu papel na sociedade; os suportes nos quais ele circula e os conceitos de linguagem verbal e não verbal.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula:
Para iniciar a atividade, o professor deve construir, juntamente com os alunos, uma abordagem das principais características do gênero anúncio publicitário, tais como: recursos visuais e linguísticos, frases curtas e concisas, palavras carregadas de significação, adjetivos, verbos no imperativo, construções sintáticas inusitadas, linguagem figurada, gírias, regionalismos e neologismos.

Por meio dessas características, tem-se como objetivo mostrar aos alunos que é a partir da linguagem e/ou da imagem utilizada nos anúncios que se constrói o sentido e que se processa a compreensão.
Enfatizar para os alunos que, muitas vezes, os anúncios publicitários têm como objetivo persuadir o leitor e, por isso, contam, muitas vezes, com a presença dos anúncios apelativos. Têm-se, como exemplo, as campanhas publicitárias de cervejas que colocam mulheres bonitas e vestidas com pouca roupa para chamar a atenção do público.
Em seguida, o professor exibirá o vídeo contido no sítio da internet http://www.youtube.com/watch?v=PZidaa1pT-8&feature=channel (acessado em 20 de agosto de 2009).
Logo após, iniciará uma discussão com a classe a respeito do vídeo e sobre o poder de persuasão do anúncio apresentado. 


2ª aula:
O professor deve mostrar aos alunos os seguintes anúncios publicitários e perguntar qual é o produto anunciado e qual é o público alvo.

Figura 1 –Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_YAa02oqfpDM/Rg_YtlWf7NI/AAAAAAAAACQ/5RcPSRayCWg/s1600-h/aurelio.jpg

Acesso em: 20 de agosto de 2009.

Figura 2 –Fonte: http://www.noticiasautomotivas.com.br/propaganda-de-carro-antigo-chevrolet-chevette-1974/

Acesso em: 20 de agosto de 2009.

Figura 3 – Fonte: http://tudodebomdow.blogspot.com/2007/12/propagandas-criativas.html

Acesso em: 20 de agosto de 2009. 



Figura 4 – Fonte: http://tudodebomdow.blogspot.com/2007/12/propagandas-criativas.html

Acesso em: 20 de agosto de 2009.


Figura 5 – Fonte: http://blog.comunicabr.com/2009/02/18/midias-alternativas-pelo-mundo/
Acesso em: 06 de setembro de 2009.


Enquanto o professor ouve as respostas dos alunos, deverá solicitar a eles que justifiquem a resposta dada, provocando uma discussão na classe sobre diferenças de percepção e os motivos que os levaram a ler a imagem de forma diversa uns dos outros.
Após ouvir todas as respostas e discuti-las, o professor deverá fornecer as respostas: 
- A primeira propaganda é do Dicionário Aurélio.
- A segunda, do carro Chevette. 
- A terceira, do refrigerante Coca Cola.
- A quarta, dos sanduíches Mc Donald’s.
- E a quinta, de um produto de limpar vidros.


3ª aula:
O professor levará os alunos à biblioteca para pesquisar em revistas e jornais outr os anúncios publicitários que possam chamar a atenção deles. Em seguida, a classe será dividida em grupos de três a cinco pessoas. Cada grupo apresentará 3 anúncios escolhidos e dirá o motivo das escolhas. O professor deve provocar discussões e reflexões, tais como:
• Qual o público-alvo do anúncio?
• Quais são os elementos que sugerem para qual público o anúncio é destinado?
• O que mais chama a atenção nos anúncios escolhidos: as palavras ou as imagens?
• Qual é a finalidade do anúncio publicitário escolhido: divulgar informações ao público ou divulgar artigos de compra com o fim de lucro financeiro?
• E os anúnci os publicitários que nós vemos ou lemos possuem diferentes finalidades?
Após a discussão, o professor deve solicitar aos alunos que respondam, por escrito, no caderno, às seguintes perguntas:
• Para qual público este anúncio foi produzido?
• Qual é a idade desses possíveis leitores?
• Que outros produtos se identificam com o anúncio?
• Que tipo de linguagem foi utilizada (escrita, visual, sonora)?
• Os argumentos que são apresentados nos anúncios vêm ao encontro das expectativas dos possíveis consumidores?
• Qual o efeito deste anúncio sobre você? Você seria seduzido por ele? Por quê?
• A escolha das cores nos anúncios trouxe expressividade ao produto apresentado?
• Qual é o principal objetivo do anúncio?


4ª aula:
Propor aos alunos que elaborem um anúncio publicitário com objetivo de divulgar artigos de compra. Eles deverão persuadir o público por meio do anúncio. O professor pode sugerir alguns artigos de consumo, como um carro, um tênis, panelas, computadores, cadernos etc.
A classe será dividida com os mesmos grupos de alunos da aula anterior e o professor deixará que os grupos escolham os artigos de compra que desejarem.
O professor poderá levar para a sala de aula revistas e jornais para que eles consultem.
Os materiais serão disponibilizados para que eles trabalhem durante a aula, como folhas A4 coloridas, revistas e jornais para recortes, canetas esferográficas, canetinhas e pincéis atômicos, tinta guache, tesoura, cola, papel fantasia, tampinhas de garrafa, botões, entre outros.


5ª aula:
Apresentação e exposição dos anúncios elaborados para toda a classe com o objetivo de contribuir para a apropriação das intenções dos anúncios publicitários utilizando os recursos estudados durante as quatro aulas. A apresentação dará condições para que o aluno se aproprie melhor das características do gênero estudado, desenvolvendo também a oralidade, a leitura e a escrita.
Os alunos deverão apresentar qual é o produto escolhido, qual é o principal objetivo do anúncio, como foi o processo de construção do trabalho, que tipo de linguagem foi utilizado, quem é o público alvo, quais foram as cores e as imagens utilizadas, bem como os slogans etc.

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer durante o processo de apresentação dos grupos sobre os anúncios escolhidos e sobre a elaboração e a apresentação dos anúncios publicitários criados por eles. Essas serão quantitativas e cada uma terá a escala de avaliação de 1,0 a 5,0 para cada membro do grupo, observando a pronúncia, a habilidade de expressar as ideias, o uso correto da gramática e o vocabulário apropriado para o nível da turma.


A descrição do sistema de avaliação será:
5,0 pontos- Apresentação clara e coerente. O vocabulário utilizado é apropriado para o nível da faixa etária trabalhada; o aluno demonstra pouca hesitação para se expressar, tem boa pronúncia e entende as características do gênero anúncio publicitário, sua função e suas condições de produção.
4,0 pontos - Apresentação clara e coerente. O aluno comete alguns erros gramaticais e de vocabulário, possui boa pronúncia e o conteúdo pode ser entendido com tranquilidade.
3,0 pontos – Apresentação clara em alguns momentos. Alguns erros ainda impedem a comunicação; o aluno apresenta alguns erros de pronúncia e demonstra insegurança ao expor o assunto.
2,0 pontos – A apresentação não é clara. Erros gramaticais e de vocabulário não são adequados ao nível da faixa etária trabalhada; o aluno ainda tem muitos problemas na pronúncia e demonstra insegurança ao expor o assunto.
1,0 pontos - Apresentação difícil de ser compreendida devido às dificuldades gramaticais e de utilização de vocabulário e / ou de pronúncia. As ideias do aluno são confusas e incoerentes ou a apresentação foi muito curta para ser avaliada.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.