07/10/2009
Lucianna Ribeiro de Lima; Liliane dos Guimarães Alvim Nunes; Fátima Rezende Naves Dias; Gláucia Costa Abdala Diniz.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
- Identificar a existência de vários tipos de diferenças: características físicas e psicológicas, sociais, culturais, dentre outras.
- Conhecer as próprias características e as do outro.
- Reconhecer nas diferenças a oportunidade de uma pessoa ser única;
- Valorizar e respeitar as diferenças existentes entre os colegas de sala e pessoas de outros espaços de convivência.
- Não são necessários conhecimentos prévios.
COMENTÁRIOS INTRODUTÓRIOS DIRIGIDOS À/AO PROFESSORA/OR:
Professora/or, sabe-se que é muito comum nas crianças (e até mesmo em adultos) a necessidade de aceitação por parte de um determinado grupo a que pertence ou deseja pertencer. Para isto, muitas vezes, há uma tendência em buscar padrões de comportamento, de idéias e até mesmo de valores, com o intuito de alcançar a homogeneidade. Nesse sentido, é fundamental problematizar com os alunos a função deste tipo de conduta e levá-los a refletir que, mesmo fazendo parte de um mesmo grupo, cada ser é diferente do outro e, portanto, único.
1º momento:
Antes de ler a história, a/o professora/or deverá perguntar aos alunos se já viram em filmes, desenhos ou livros de história imagens de zebra e de girafa. A partir das respostas dadas, deverá solicitar que descrevam as características dos dois animais, ressaltando as diferenças entre eles. Após esta breve conversa, a/o professora/or apresentará aos alunos a capa do livro “A Zebrinha Preocupada”, de Lúcia Reis, levantando algumas questões: “Qual será a preocupação da zebrinha? Em que local vive a zebrinha?”. Depois de ouvir as hipóteses das crianças, fará a leitura do texto em voz alta.
Era uma vez uma Zebrinha listrada que vivia muito preocupada em uma savana africana.
Como todas as outras zebras que viviam por lá, esta Zebrinha também tinha listras pretas e listras brancas que pareciam um belo pijama.
Se não fosse por um pequeno detalhe, a Zebrinha não teria nenhum problema: suas listras eram deitadas.
A Zebrinha ficava muito chateada. Por onde passava todo mundo comentava:
- Lá vai ela, a Zebra de listras deitadas!
A Zebrinha ficava tão triste que chorava.
Até que um dia, a Zebrinha, no meio de um passeio, conheceu uma Girafa muito estranha.
Como todas as outras girafas que viviam por lá, esta também era amarela com pintas marrons.
Se não fosse um pequeno detalhe, a Girafa não seria estranha: suas pintas eram quadradas.
Conversa vai, conversa vem, e a Zebrinha disse para a amiga nova o que a incomodava:
- São todas estas listras deitadas!!!
- Tremenda besteira! Tremenda bobagem! – respondeu a Girafa. – Eu gosto muito de ser quadriculada!
- Ora bolas! Quer saber de uma coisa? Cansei de andar estressada. É isso mesmo, grande amiga Girafa! Em pé ou deitada, a posição da listra não é o que realmente interessa!
- Então, Zebrinha, vamos acabar logo com esta história e vamos brincar depressa!
E assim a Zebrinha nunca mais viveu preocupada!
O livro encontra-se disponível para apresentação no seguinte endereço: http://www.slideshare.net/adriana.25/a-zebrinha-preocupada
Após a leitura, a/o professora/or deverá propor algumas questões para discussão em roda: A preocupação da Zebrinha era a mesma que vocês imaginavam? Por que a zebrinha era tão preocupada com suas listras? O que a fez sentir-se diferente das demais zebras? Apesar de as zebras aparentemente serem iguais, elas de fato são idênticas? E a girafa com pintas quadriculadas? Como se sentia? Qual a principal diferença entre a maneira como cada uma delas se percebia? Por que será que ser quadriculada deixava a girafa tão feliz e orgulhosa de si mesma, enquanto ter listras deitadas incomodava tanto a zebrinha?
Nesse momento, a/o professora/or pedirá aos alunos que estabeleçam relações entre a história e as diferenças presentes na sala de aula. Poderá questionar, c aso haja na turma, e xemplos de irmãos gême os ou semelhanças ap arentemente “idêntic as” entre as pessoas, bem como os aspectos que as diferenciam.
2º momento:
- A/O professora/or dividirá a turma em duplas e solicitará a cada aluno que complete as frases, com a seguinte proposta:
Sou diferente de:
1) Meu/minha irmão/irmã ... porque...
2) Meu/minha colega ... porque...
3) Meu pai ... porque...
4) Minha mãe ... porque...
5) Meu/minha vizinho/a ... porque...
6) Meu/minha amigo/a ... porque ...
Sou parecido/a com:
1) Meu/minha irmão/irmã ... porque...
2) Meu/minha colega ... porque...
3) Meu pai ... porque...
4) Minha mãe ... porque...
5) Meu/minha vizinho/a ... porque...
6) Meu/minha amigo/a ... porque ...
- Após o relato das duplas, a/o professora/or perguntará aos alunos as facilidades e dificuldades encontradas na realização da atividade e, se é possível ser, ao mesmo tempo, parecido e diferente. Para fechamento da aula, a/o professora/or convidará as crianças a assistirem ao vídeo:
O curta metragem encontra-se disponível em:
http://www.portacurtas.com.br/curtanaescola/pop_160.asp?Cod=1776&exib=5513
Sou diferente de: |
Porque: |
Sou parecido com: |
Porque: |
Meu/minha irmão/irmã ... |
Meu/minha irmão/irmã ... |
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Meu/minha colega ... |
Meu/minha colega ... |
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Meu pai ... |
Meu pai ... |
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Minha mãe ... | Minha mãe ... |
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Meu/minha vizinho/a ... |
Meu/minha vizinho/a ... |
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Meu/minha amigo/a ... |
Meu/minha amigo/a ... |
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Referências Bibliográficas:
REIS, L. A Zebrinha Preocupada. São Paulo: FTD, 2001.
- O envolvimento dos/as seus/as alunos/as com o tema apresentado, a atenção à leitura da história, a participação na realização da atividade em dupla, nas discussões em roda e na apresentação do trabalho.
- A capacidade dos alunos em estabelecer relações entre os recursos apresentados e as experiências pessoais.
- O respeito às opiniões dos colegas, aos momentos de fala e escuta durante as discussões e apresentações.
Cinco estrelas 2 classificações
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26/07/2014
Cinco estrelasGostei muito,principalmente para trabalhar a inclusão!!
14/04/2011
Cinco estrelasAcredito que partindo de um planejamento bem elaborado com aulas dinâmicas o professor consegue envolver seus alunos nas atividades a serem realizadas obtendo assim um resultado satisfatório com uma aprendizagem mútua. Parabéns é a palavra chave. adorei a metodologia. Abraços!