03/11/2009
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
1. Organizar as informações sobre o coração.
2. Compreender as caracerísticas e funções do dicionário.
3. Organizar através da fala as noções e informações construídas sobre o coração.
Organizar um dicionário com as principais idéias e noções a respeito do coração, suas partes e funcionamento. Sugerimos uma possibilidade de diálogo como a que segue abaixo:
Perguntas orientadoras da conversa:
CONSTRUINDO O DICIONÁRIO DO CORAÇÃO
Para organizar o dicionário basta que o professor escreva o que as crianças falam acerca de cada parte, de cada item relacionado ao funcionamento do coração.
Fonte: Relatório da Prática Pedagógica NEI/UFRN -2005.
2º Momento – coração: O caminho do sangue até os pulmões.
Para essa atividade solicitar que as crianças tragam imagens, fotos, vídeos sobre o assunto.
Instruções para construção da maquete:
Fonte:PARKER, Steve. Corpo Humano. Trad. Paulo Eduardo. Ed.Atica. São Paulo: 2002.
Materiais utilizados.
Segue uma sugestão de atividade que o professor pode usada para avaliar o que as crianças aprenderam sobre o tema em estudo.
SUGESTÃO 1: Em outro momento o professor poderá propor uma vivência representando o sistema circulatório com as crianças. Ver as orientações abaixo e fazer as adaptações necessárias ao nível da turma.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=4836
SUGESTÃO 2: Para que as crianças conheçam o funcionamento do coração de outros animais vejam o vídeo aqui sugerido.
Nome | Tipo |
---|---|
O coração do sapo | Vídeo |
Pegando carona com o sangue | Experimento prático |
Avaliação
O Professor poderá:
Analisar como as crianças organizam as informações sobre o estudo através da representação gráfica.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!