Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


TUM, TUM, BATE, BATE CORAÇÃO... DICIONÁRIO DO CORAÇÃO

 

03/11/2009

Autor e Coautor(es)
Gilka Silva Pimentel
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1.        Organizar as informações sobre o coração.

2.        Compreender as caracerísticas e funções do dicionário.

3.        Organizar através da fala as noções e informações construídas sobre o coração.

Duração das atividades
50 minutos cada momento.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • O que é o coração. Como funciona. As partes do coração.
Estratégias e recursos da aula
 

 Organizar um dicionário com as principais idéias e noções a respeito do coração, suas partes e funcionamento. Sugerimos uma possibilidade de diálogo como a que segue abaixo:

Na roda de conversa propor:

  • Vamos lembrar o que aprendemos sobre o coração?
  • Vocês falam e a professora escreve. Vamos lá! 

 

Perguntas orientadoras da conversa:

  • O que é o coração?
  • Como se chama as partes do coração e para que serve?
  • Qual é a parte que leva o sangue aos pulmões?

 

CONSTRUINDO O DICIONÁRIO DO CORAÇÃO

Para organizar o dicionário basta que o professor escreva o que as crianças falam acerca de cada parte, de cada item relacionado ao funcionamento do coração.

undefined

 Fonte: Relatório da Prática Pedagógica NEI/UFRN -2005.

 

2º Momento – coração:  O caminho do sangue até os pulmões.

 Para essa atividade solicitar que as crianças tragam imagens, fotos, vídeos sobre o assunto.

Instruções para construção da maquete:

  1. Leitura da imagem que representa o percurso do sangue.
  2. Separe os canudos delimitando a cor rosa para representar o sangue sem oxigênio e o canudo azul representando o sa nque com oxigênio.
  3. Modelar a massa no formato que se apro xime da representação do ventrí culo e do átrio.
  4. Introduzir um canudo dentro do outro conforme a ilustraçã o abaixo.

Fonte:PARKER, Steve. Corpo Humano. Trad. Paulo Eduardo. Ed.Atica. São Paulo: 2002.

Materiais utilizados.

  • Figura ampliada do livro
  •  Massa de modelar rosa e azul.
  •  Canudo de cores variadas (azul e rosa) para representar o caminho do sangue ao coração até os pulmões.

Segue uma sugestão de atividade que o professor pode usada para avaliar o que as crianças aprenderam sobre o tema em estudo.

undefined

SUGESTÃO 1: Em outro momento o professor poderá propor uma vivência representando o sistema circulatório com as crianças. Ver as orientações abaixo e fazer as adaptações necessárias ao nível da turma.

Pegando carona com o sangue

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=4836 

SUGESTÃO 2: Para que as crianças conheçam o funcionamento do coração de outros animais vejam o vídeo aqui sugerido.

O coração do sapo

Recursos Educacionais
Nome Tipo
O coração do sapo Vídeo
Pegando carona com o sangue Experimento prático
Recursos Complementares

LIVRO:
PARKER, Steve. Corpo Humano. Trad. Paulo Eduardo. Ed.Atica. São Paulo: 2002.
Avaliação

Avaliação

O Professor poderá:

Analisar como as crianças organizam as informações sobre o estudo através da representação gráfica.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.