Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


“O leão a feiticeira e o guarda-roupa”: a crônica e o filme: uma proposta de leitura

 

20/11/2009

Autor e Coautor(es)
Elisabeth de Souza Figueiredo Cunha
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto;Vilma Aparecida Gomes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ler e interpretar uma crônica europeia estabelecendo relações do tema abordado com a realidade; identificar semelhanças e diferenças entre a crônica lida e o filme da mesma história; perceber as diferenças entre o assunto abordado na crônica nacional e a lida; aprender a estrutura formal de uma resenha; escrever uma resenha mostrando diferenças e semelhanças entre a história contada no livro de Nárnia e o filme da mesma história.

Duração das atividades
9 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá saber o que é uma crônica, os objetivos e as características das crônicas nacionais.

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 e 2

Atividade 1

Motivação

Para motivar  a leitura do livro "As Crônicas de Nárnia", o professor poderá exibir, em datashow ou mesmo no computador, o trailer do filme “ O leão a feiticeira e o guarda-roupa" disponível em:   . A partir do trailer,inicia uma conversa, perguntando se já assistiram ao filme, do que tratava a história, se haviam gostado, o que acharam interessante, se sabiam o nome dos atores e produtor. Pergunta ainda se eles sabiam que o filme é baseado em uma crônica com o mesmo nome do livro.

http://videolog.uol.com.br/video.php?id=316161

Atividade 2

Laboratório de Informática: atividade em dupla
Ainda para motivar a leitura das crônicas, os alunos leem a ficha técnica do livro em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/As_Cr%C3%B4nicas_de_N%C3%A1rnia. Em seguida, eles copiam a ficha, que será usada no momento da escrita da resenha.

Para melhor entendimento da crônica, ler, e em seguida resumir, sobre o contexto histórico da Inglaterra durante a segunda guerra mundial em:
http://www.clubedosgenerais.org/portal/modules.php?name=Conteudo&pid=96 .

Atividade 3
Leitura do livro, durante uma semana, que deve ser feita em casa

 Aula 3
Atividade 1- em dupla

Roteiro de leitura 

Os alunos respondem ao seguinte roteiro de leitura   
1 - A história se inicia apresentando as personagens para o leitor.
a) Quem são elas? Caracterize-as.
b) Qual a relação de parentesco existente entre elas?
2 – Descreva o lugar onde as crianças estavam antes de entrar no mundo mágico de Nárnia.
3- Explique como Lúcia chegou a Nárnia.
4 – Como era o mundo de Nárnia?
5 - Que personagens Lúcia encontrou nesse lugar? Faça a descrição do cenário encontrado por Lúcia e os outros.
6- Que dificuldades vivem os habitantes de Nárnia?
7 - Guiadas pelo seu nobre e místico governante, o deus leão Aslam, as crianças lutam para acabar com o poder da bruxa sobre Nárnia. Descre va como tudo isso aconteceu até ocorrer a espetacular batalha final.
8- Como tudo terminou? Escreva um parágrafo detalhando o final da história.
9- Dê a sua opinião sobre a história lida, apresentando argumentos que sustentem sua posição.
10 –  Existe relação entre a história contada na crônica e o contexto histórico vivido na Inglaterra dessa época? Em que aspectos?

11) Que diferenças podem ser percebidas entre o assunto abordado na crônica nacional e na lida? 

12) Há semelhanças entre a crônica lida e a contada no trailer do filme? Em que aspectos? 
Aula 4
Atividade 1
Correção da atividade escrita. Um aluno de cada dupla lê uma resposta e os demais acrescentam informações que julgarem pertinentes.
Aula 5 e 6

Atividade 1

O professor loca o filme “O leão, a feiticeira e o guarda-roupa" e o exibe, se possível, em uma tela maior, em um espaço mais amplo, como o anfiteatro da escola.

Aula 7 e 8
Atividade 1
Conversar sobre as semelhanças e diferenças existente entre a história contada no livro e a contada no filme, ressaltando os recursos sonoplásticos usados na produção cinematográfica.
Atividade 2
Leitura e análise da estrutura de resenha de filmes. Como exemplo, analisamos a resenha do filme “ É namoro ou amizade?” (O estado de S. Paulo. Caderno Zap. 17 nov. 2000. P.d.7 – adaptado).
Atividade 3
No laboratório de informática os alunos podem ler sobre como se faz uma resenha em:

 http://pt.shvoong.com/law-and-politics/1686703-como-se-faz-uma-resenha/

Aula 9
Atividade 1
Produção de texto
Produção de uma resenha, mostrando as semelhantes e diferenças entre a história contada na crônica lida e a história contada no filme.

Recursos Complementares

Para a exploração do universo de resenhas de filmes, seguem abaixo sugestões de sítios da internet que apresentam uma vasta gama de resenhas que podem ser utilizadas em sala de aula para se estudar a estrutura composicional e o estilo desse gênero textual.

http://recantodasletras.uol.com.br/resenhasdefilmes/

Avaliação

Verificar, durante as atividades, se os alunos compreenderam a história contada na crônica do livro de Nárnia e se perceberam diferenças e semelhanças entre a história contada no livro e a contada no filme e também as diferenças entre as características entre a crônica nacional e a lida. Avaliar ainda se conseguiram produzir uma resenha de acordo com a estrutura desse gênero textual e de acordo com o que foi proposto para a produção.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.