24/10/2008
Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Recurso:
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- uso de rádio e/ou computador com caixa de som.
AULA 1
Atividade 1
Dispor as crianças em uma roda para que um clima de diálogo seja criado e então apresentar o recurso às crianças.
Apresentação do Recurso:
Observação: Iniciar a apresentação do recurso para as crianças em 1min’19sec e ir até 3 min’00sec.
Após ouvirem o trecho da história, o professor conversa com as crianças e pergunta se elas gostaram da história, se elas sabem o que é uma lagarta e o que é uma borboleta.
O professor, neste momento mostra às crianças que existem muitas histórias infantis e que é muito importante que elas as conheçam e que, sobretudo são muito interessantes!
Atividade 2
Após apresentar outros livros de Literatura Infantil às crianças, seja na sala de aula ou na visita à biblioteca, sugere-se que o professor peça às crianças que elas façam um desenho sobre o livro, como se fosse uma capa para o livro. E que algumas palavras mais marcantes da história sejam escritas no caderno ou na lousa, como uma lista de palavras.
O professor também pode pedir que cada criança escolha um livro para levar para casa e ler com seus pais e/ou responsáveis, tentando criar o hábito da leitura às crianças.
Estas são aulas que podem ser trabalhadas com crianças que tenham Deficiência Visual, Deficiência Mental e Hiperatividade.
Para as crianças com Deficiência Visual, estas aulas serão importantes porque trabalharão o sentido da audição.
Para a criança com Deficiência Mental, ela poderá ter o auxílio de um colega ou mesmo do professor durante a realização do desenho, se houver necessidade.
Para a criança Hiperativa, estas são aulas, que despertam o interesse e motivam as crianças, possibilitam que as mesmas possam se sentar em círculos e conversarem com os colegas, além de oferecer estímulos sonoros e visuais, o que faz com que a criança Hiperativa se sinta mais ativa e instigada a realizar as atividades.
Outras Informações:
Sinopse do livro
Escrito em versos, marcado pelo estilo bem-humorado de Ruth Rocha, o texto conta a história de uma lagarta muito comilona que estava acabando com todas as folhas da floresta. Reunidos, a Formiga, o Louva-a-deus, o Camaleão e o Caracol decidiram acabar com ela, já que só trazia prejuízo para todos. Mas era primavera, e a lagarta tinha desaparecido...
Referência
ROCHA, R. A Primavera da Lagarta. São Paulo: Editora Formato, 2005.
link do recurso no Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9971/serie_formacao_do_leitor_parte_1.mp3
Nome | Tipo |
---|---|
Série formação do leitor: parte 1 [Categorias Literárias] | Áudio |
Três estrelas 19 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
09/10/2010
Três estrelasEsta aula sugere atividades diversificadas para que o aluno aprecie e aprenda hist.infantis, a participação da familia na leitura coletiva com a criança é de fundamental importancia, pois incentiva/ motiva o interesse. Acredito que a visualização da história pelo aluno em audio e video aguça a curiosidade e concentra a atenção do aluno. A história infantil por si é mágica quando vc conta uma história ou ouve vc viaja entra na história como se fizesse parte dela.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito pertinente a colocação de que a aula poderá ser trabalhada com alunos com deficiênia visual, pois os recursos de áudio são imprescindíveis para o indivíduo com baixa visão ou cegueira. Embora os livros de histórias infantis sejam um apelo aos olhos das crianças, pela beleza das gravuras, o deficiente visual tem a possibilidade de inteirar-se da histórias pelos audio-books. E estará participando na discussão, interagindo como os demais. A momentos como esse, chamamos inclusão.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito da aula, pois além dessas atividades podem também ser trabalhado a dramatização da história, o reconto.E isso é muito bom para o desenvolvimento da criança,tanto de comunicação quanto de atenção.Pretendo utilizar esta aula com crianças do 1º ano que estão iniciando o processo de alfabetização.
24/03/2010
Quatro estrelasMuito Boa a atividade, também pode ser feito um mural com gibis e, após a criança ter terminado qualquer atividade, poderá ir ao mural pegar o gibi de sua preferência para fazer uma leitura silenciosa enquanto aguarda os colegas terminarem suas atividades.
24/03/2010
Quatro estrelasMuito legal, e acrescentaria a biblioteca volante que faço toda 6ª feira, onde os alunos levam livros para casa e na 2ª feira uma história é selecionada pela turma para que, quem levou aquele livro, conte a história a sua maneira, no final podendo sugerir outro fim para a história, novos personagens etc. Daí surgem palavras que podem ser exploradas em outros momentos. É muito interessante.
24/03/2010
Três estrelasA aula foi muito bem desenvolvida e explicada, irei colocar em prática alguma sugestões da aula da professora Lívia ...
24/03/2010
Quatro estrelasAdorei sua sugestão . Estou procurando sugestões para aulas interativas.
24/03/2010
Três estrelasMuito interessante sua aula, vou por em prática na minha sala, tendo em vista que os alunos na fase de alfabetização adoram histórias.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns,amei sua idéia e quando necessário irei aplicá-la na minha sala de aula.Aprendo muito com as dicas ..Obrigada que DEUS ilumine -a cada dia mais!
24/03/2010
Três estrelasgostei da sugestão, principalmente porque pode surgir apartir da opção do aluno, da realidade, dele, ou do que eles mais gostam de fazer.
24/03/2010
Quatro estrelasMuito criativa e interessante a histórinha. Uma vez por semana faço a Hora da Leitura com meus alunos. Disponho muitos livros infantis em sala de aula e eles escolhem o que querem ler. Às vezes coloco música e eles lêem, outras vezes após leitura desenham o que leram, noutra dramatizam uma das histórias, por vezes um aluno lê para os outros, etc. Gosto muito de ler livro sem gravuras para aguçar ainda mais o imaginário. Já vou utilizar esta história para criar com meus alunos.
24/03/2010
Quatro estrelasLívia, bem interessante sua proposta. Sugiro que na atividade 2, amplie para a possibilidade de a criança sugerir também o título. E até antes mesmo de abrir o livro, leia o título e imagine de que se trata, a troca entre elas é muito rica, segundo Vigotski (ZDP). Ziraldo, em "O menino mais bonito do mundo", traz um olho na capa, elas imaginam muita coisa legal. Que tal? Na história, a personagem não aparece e tem uma surpresa ao final. Imaginamos a posição do corpo da personagem (semiótica).
24/03/2010
Quatro estrelasAchei o projeto muito bom, acredito que a criança tem que ser dispertada para o interesse pela leitura, sem isso nao haverá habito de leitura. Temos que procurar meios para apresentar os textos de forma diferente e com maior emoção assim , a leitura será muito mais agradavel.
24/03/2010
Quatro estrelasMuito bem sugestiva sua aula, pois é assim mesmo que se deve trabalhar com séries iniciais. É a apartir de atividades de leitura e escuta que motiva-se o aluno a ter o prazer pela leitura e consequentemente a escrita.
24/03/2010
Quatro estrelasTodo momento com a leitura é magico,envolve os pequenos e adultos,não encontro outra maneira de estimular nossos pensamentos sem a Hora da História. Sou professora da educação infantil,abraços.
24/03/2010
Três estrelasvocê,pode confeccionar fantoches,com os personagens da história que será contada,e procurar dramatizar,fazendo com que a história fique mais prazeroza.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a forma como você sugeriu trabalhar o conhecimento da leitura através de historias infantins, tendo em vista a utilização de recursos tecnológicos. Desta forma, sugiro que quando houver uma sala de informática que seja realizada essa atividade com o manuseio deste equipamento.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei da tua idéia, já trabalhei con este tipo de atividade, gosto de acrescentar às histórias comportamentos dos personagens conforme tenho na sala de aula, alguns bons e outros maus e que sempre os maus se dão mal, assim tento que mudem de comportamento sem apontar o nome do aluno.
24/03/2010
Quatro estrelasAdorei sua metodologia de trabalho com relação as estórias infantis. Acredito ter sido um trabalho bem envolvente e motivador, além de propiciar uma ampla forma de contextualizar todo um conhecimento . Abaroços , Marilza