Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo com Histórias Infantis

 

24/10/2008

Autor e Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
É muito importante que as crianças tenham desde cedo contato com diferentes tipos de textos e as histórias de Literatura Infantil são muito importantes, pois aguçam a curiosidade, criatividade e o gosto pela leitura.
Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; 01 aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados com as crianças.
Estratégias e recursos da aula


 

Recurso:




 As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- uso de rádio e/ou computador com caixa de som.

AULA 1

Atividade 1

Dispor as crianças em uma roda para que um clima de diálogo seja criado e então apresentar o recurso às crianças.

Apresentação do Recurso:


Observação:  Iniciar a apresentação do recurso  para as crianças em 1min’19sec e ir até 3 min’00sec.

Após ouvirem o trecho da história, o professor conversa com as crianças e pergunta se elas gostaram da história, se elas sabem o que é uma lagarta e o que é uma borboleta.
O professor, neste momento mostra às crianças que existem muitas histórias infantis e que é muito importante que elas as conheçam e que, sobretudo são muito interessantes!
 

Atividade 2


Após apresentar outros livros de Literatura Infantil às crianças, seja na sala de aula ou na visita à biblioteca, sugere-se que o professor peça às crianças que elas façam um desenho sobre o livro, como se fosse uma capa para o livro. E que algumas palavras mais marcantes da história sejam escritas no caderno ou na lousa, como uma lista de palavras.
O professor também pode pedir que cada criança escolha um livro para levar para casa e ler com seus pais e/ou responsáveis, tentando criar o hábito da leitura às crianças.


Estas são aulas que podem ser trabalhadas com crianças que tenham Deficiência Visual, Deficiência Mental e Hiperatividade.
Para as crianças com Deficiência Visual, estas aulas serão importantes porque trabalharão o sentido da audição.
Para a criança com Deficiência Mental, ela poderá ter o auxílio de um colega ou mesmo do professor durante a realização do desenho, se houver necessidade.
Para a criança Hiperativa, estas são aulas, que despertam o interesse e motivam as crianças, possibilitam que as mesmas possam se sentar em círculos e conversarem com os colegas, além de oferecer estímulos sonoros e visuais, o que faz com que a criança Hiperativa se sinta mais ativa e instigada a realizar as atividades.

 

Outras Informações:

Sinopse do livro

Escrito em versos, marcado pelo estilo bem-humorado de Ruth Rocha, o texto conta a história de uma lagarta muito comilona que estava acabando com todas as folhas da floresta. Reunidos, a Formiga, o Louva-a-deus, o Camaleão e o Caracol decidiram acabar com ela, já que só trazia prejuízo para todos. Mas era primavera, e a lagarta tinha desaparecido...

Referência

ROCHA, R. A Primavera da Lagarta. São Paulo: Editora Formato, 2005.
 

link do recurso no Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9971/serie_formacao_do_leitor_parte_1.mp3

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Série formação do leitor: parte 1 [Categorias Literárias] Áudio
Recursos Complementares
Sugere-se ao professor que ele disponibilize aos alunos outros livros de Literatura Infantil ou ainda que se houver uma biblioteca na escola que eles a visitem.
Avaliação
A avaliação se dará de forma coletiva em todo o momento da atividade. O instrumento de avaliação pode ser o desenho e a lista de palavras que a criança fez. É importante salientar, que por se tratar de séries iniciais do Ensino Fundamental, os níveis de escritas das crianças poderão ser variados, por isso é salutar que cada criança seja avaliada de acordo com o nível da alfabetização que se encontra. No entanto, esta é uma oportunidade para que as crianças se sintam instigadas a avançar nos conhecimentos que possuem.
Opinião de quem acessou

Três estrelas 19 classificações

  • Cinco estrelas 4/19 - 21.05%
  • Quatro estrelas 10/19 - 52.63%
  • Três estrelas 5/19 - 26.32%
  • Duas estrelas 0/19 - 0%
  • Uma estrela 0/19 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • denize ribeiro rangel, EscolaM.E.F.Santa Rita de Cássia , Rio Grande do Sul - disse:
    rangel.denize@yahoo.com.br

    09/10/2010

    Três estrelas

    Esta aula sugere atividades diversificadas para que o aluno aprecie e aprenda hist.infantis, a participação da familia na leitura coletiva com a criança é de fundamental importancia, pois incentiva/ motiva o interesse. Acredito que a visualização da história pelo aluno em audio e video aguça a curiosidade e concentra a atenção do aluno. A história infantil por si é mágica quando vc conta uma história ou ouve vc viaja entra na história como se fizesse parte dela.


  • Marina Luiza Subtil, IEE Cruzeiro do Sul , Rio Grande do Sul - disse:
    marinasubtil@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito pertinente a colocação de que a aula poderá ser trabalhada com alunos com deficiênia visual, pois os recursos de áudio são imprescindíveis para o indivíduo com baixa visão ou cegueira. Embora os livros de histórias infantis sejam um apelo aos olhos das crianças, pela beleza das gravuras, o deficiente visual tem a possibilidade de inteirar-se da histórias pelos audio-books. E estará participando na discussão, interagindo como os demais. A momentos como esse, chamamos inclusão.


  • maisa carvalho cristaldo, Escola Polo Municipal Ramiro Noronha , Mato Grosso do Sul - disse:
    maisa_meme@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da aula, pois além dessas atividades podem também ser trabalhado a dramatização da história, o reconto.E isso é muito bom para o desenvolvimento da criança,tanto de comunicação quanto de atenção.Pretendo utilizar esta aula com crianças do 1º ano que estão iniciando o processo de alfabetização.


  • Anelise dos Anjos, ESC MUN ENS FUN PAULO FREIRE , Rio Grande do Sul - disse:
    a.a_bage@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito Boa a atividade, também pode ser feito um mural com gibis e, após a criança ter terminado qualquer atividade, poderá ir ao mural pegar o gibi de sua preferência para fazer uma leitura silenciosa enquanto aguarda os colegas terminarem suas atividades.


  • Ana Laur aGalone Sanches, OSWALDO DUARTE DOUTOR EM , São Paulo - disse:
    analaurabr@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito legal, e acrescentaria a biblioteca volante que faço toda 6ª feira, onde os alunos levam livros para casa e na 2ª feira uma história é selecionada pela turma para que, quem levou aquele livro, conte a história a sua maneira, no final podendo sugerir outro fim para a história, novos personagens etc. Daí surgem palavras que podem ser exploradas em outros momentos. É muito interessante.


  • IVONE ALÍPIO , Escola Municipal Raimundo Cândido de Araújo , Mato Grosso do Sul - disse:
    ivonealipio@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    A aula foi muito bem desenvolvida e explicada, irei colocar em prática alguma sugestões da aula da professora Lívia ...


  • MARIA ANGELA, EMEF PROFa MARIA ANTONIA SOARES SELEGATO , São Paulo - disse:
    prof.angelinha@gamil.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Adorei sua sugestão . Estou procurando sugestões para aulas interativas.


  • Elza, E. m Frei Eucário Schmitt , Mato Grosso do Sul - disse:
    elza.olive@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Muito interessante sua aula, vou por em prática na minha sala, tendo em vista que os alunos na fase de alfabetização adoram histórias.


  • Regilene , Unidade Integrada Francisco de Ássis Nóbrega , Maranhão - disse:
    regirios@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns,amei sua idéia e quando necessário irei aplicá-la na minha sala de aula.Aprendo muito com as dicas ..Obrigada que DEUS ilumine -a cada dia mais!


  • ANA PAULA PARLOTE DA SILVA MAIA, EEEFM 28 DE NOVEMBRO , Rondônia - disse:
    paulaparlote@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    gostei da sugestão, principalmente porque pode surgir apartir da opção do aluno, da realidade, dele, ou do que eles mais gostam de fazer.


  • Rosa Maria Di Franco, ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FUNDAÇÃO BIDART , Rio Grande do Sul - disse:
    rmdifranco@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito criativa e interessante a histórinha. Uma vez por semana faço a Hora da Leitura com meus alunos. Disponho muitos livros infantis em sala de aula e eles escolhem o que querem ler. Às vezes coloco música e eles lêem, outras vezes após leitura desenham o que leram, noutra dramatizam uma das histórias, por vezes um aluno lê para os outros, etc. Gosto muito de ler livro sem gravuras para aguçar ainda mais o imaginário. Já vou utilizar esta história para criar com meus alunos.


  • Maria do Rocio Rodi Gonçalves, BOSQUE - ESCOLA PROF. EIDORFE MOREIRA , Pará - disse:
    rociorodi@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Lívia, bem interessante sua proposta. Sugiro que na atividade 2, amplie para a possibilidade de a criança sugerir também o título. E até antes mesmo de abrir o livro, leia o título e imagine de que se trata, a troca entre elas é muito rica, segundo Vigotski (ZDP). Ziraldo, em "O menino mais bonito do mundo", traz um olho na capa, elas imaginam muita coisa legal. Que tal? Na história, a personagem não aparece e tem uma surpresa ao final. Imaginamos a posição do corpo da personagem (semiótica).


  • Dionete Martins de Lima, Escola Joaquim Murtinho , Mato Grosso do Sul - disse:
    dio_martins@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei o projeto muito bom, acredito que a criança tem que ser dispertada para o interesse pela leitura, sem isso nao haverá habito de leitura. Temos que procurar meios para apresentar os textos de forma diferente e com maior emoção assim , a leitura será muito mais agradavel.


  • Adenise Nascimento de Lima, ESCOLA MUNICIPAL DE EF CLEA MARIA BEZERRA BARBOSA , Paraíba - disse:
    adenise_pb@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito bem sugestiva sua aula, pois é assim mesmo que se deve trabalhar com séries iniciais. É a apartir de atividades de leitura e escuta que motiva-se o aluno a ter o prazer pela leitura e consequentemente a escrita.


  • mSouaria luiza sales, Creche Vila Ribeirópolis-Registro , São Paulo - disse:
    jrdnarruda@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Todo momento com a leitura é magico,envolve os pequenos e adultos,não encontro outra maneira de estimular nossos pensamentos sem a Hora da História. Sou professora da educação infantil,abraços.


  • rosiney figueiredo de valor, EEPG FILOGONIO CORREA , Mato Grosso - disse:
    rosiney.guia@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    você,pode confeccionar fantoches,com os personagens da história que será contada,e procurar dramatizar,fazendo com que a história fique mais prazeroza.


  • Flávia Pietrina , E.M.E.F Expedicionário Wilson Malcher , Amapá - disse:
    flavia_lamarao@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a forma como você sugeriu trabalhar o conhecimento da leitura através de historias infantins, tendo em vista a utilização de recursos tecnológicos. Desta forma, sugiro que quando houver uma sala de informática que seja realizada essa atividade com o manuseio deste equipamento.


  • Maria Ivani Engers Paveglio, Escola Estadual de Ensino Médio Cel. Antônio Fioravante , Rio Grande do Sul - disse:
    emariaivani@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei da tua idéia, já trabalhei con este tipo de atividade, gosto de acrescentar às histórias comportamentos dos personagens conforme tenho na sala de aula, alguns bons e outros maus e que sempre os maus se dão mal, assim tento que mudem de comportamento sem apontar o nome do aluno.


  • Marilza Aparecida Ehing de Brida, NTE - SÃO JOAQUIM , Santa Catarina - disse:
    ma-brida@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Adorei sua metodologia de trabalho com relação as estórias infantis. Acredito ter sido um trabalho bem envolvente e motivador, além de propiciar uma ampla forma de contextualizar todo um conhecimento . Abaroços , Marilza


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.