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Voleibol paraolimpico: voleibol sentado

 

28/09/2009

Autor e Coautor(es)
GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com essa aula o aluno poderá aprender um pouco mais sobre a história, regras e técnicas da modalidade paraolimpica: “voleibol sentado”. Além disso, irá vivenciar diferentes formas de deslocamento pelo espaço que não utilizam as pernas como motor principal, ampliando assim suas experiências e possibilidades motoras.

Duração das atividades
2 AULAS DE 50 MIN
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem ter aprendido os seguintes fundamentos técnicos do voleibol: saque por baixo, toque e manchete.

Estratégias e recursos da aula

Atividade I: 40 min


Em uma sala com recurso para reprodução de vídeos e imagens o professor deverá apresentar para a turma as fotos abaixo, perguntando qual esporte esta sendo praticado.

 

http://media.photobucket.com/image/voleibol%20sentado/reginacelirocha/voleibol.jpg      acesso em setembro de 2009

http://4.bp.blogspot.com/_VshVG9xBPU4/SNV-7azj9lI/AAAAAAAAAVE/pe8h7lyXzIM/s320/voleibol.jpg   acesso em setembro de 2009

http://pan2007.globo.com/ESP/Home/foto/0,,11337896-EX,00.jpg   acesso em setembro de 2009

Feito isso, o professor passa para a turma o vídeo abaixo onde aparecem trechos de uma partida de voleibol sentado e pede para que os alunos anotem as diferenças que percebem entre a modalidade paraolimpica e a modalidade tradicional.

Ele então apresenta para os alunos um pouco da historia do voleibol sentado e discute a tabela comparativa abaixo:

Voleibol

1A - O tamanho quadra de jogo mede 18m x 9m
2A - As linhas de ataque são desenhadas a 3m de distância do eixo da linha central.
3A - A rede tem. 9,50 a 10.00m de comprimento e 1m de largura.
4A - A altura da rede é de 2.43 para homens e 2.24 para mulheres. As antenas estendem-se 0.80cm
6A - Uma equipe consiste de no máximo 12 jogadores, um técnico, um assistente técnico, um preparador físico, e um doutor médico.
7A - As posições dos jogadores em quadra são determinadas e controladas pelas posições dos seus pés em contato com o solo.
8A - No momento do(a) sacador(a) golpear a bola no saque ou decolar (para saque em suspensão), o(s) seus pé(s) não devem tocar a quadra (linha de fundo inclusive). Após este golpe, o sacador pode pisar ou aterrissar fora da zona de saque ou dentro da quadra.
9A - Tocar a quadra adversária com a mão ou pé(s) é permitido desde que alguma parte de suas mãos e pés permaneçam em contato ou diretamente acima da linha central.
- Contatar a quadra adversária com qualquer outra parte do corpo é proibido.
10A - Completar um golpe de ataque do saque do adversário é falta, quando a bola estiver na zona de ataque e completamente acima do topo da rede.
11A - Um jogador de defesa pode realizar um golpe de ataque, exceto: a) os seus pés contatem ou ultrapassem a linha de ataque na decolagem e, b) no momento do golpe a bola esteja inteiramente acima do topo da rede.
12A - Bloquear o saque adversário é uma falta de bloqueio.
14A - O primeiro árbitro realiza suas funções sentado ou de pé na plataforma de árbitro localizada em uma das extremidades da rede
Sua visão deve estar aproximadamente 50 cm acima da rede.

Voleibol Sentado

1 - O tamanho quadra de jogo mede 10m x 6m
2 - As linhas de ataque são desenhadas a 2m de distância do eixo da linha central.
3 - A rede tem 6.50 a 7.00m de comprimento e 0.80 de largura.
4 - A altura da rede é de 1.15m para homens e 1.05m para mulheres. As antenas estendem-se 100cm acima do bordo superior da rede.
5 - O equipamento dos jogadores no Vo leibol Para-olímpico pode incluir calças compridas. Não é permitido sentar sobre material espesso. Não é necessário ter número nos calções ou calças.
6 - Uma equipe consiste de no máximo 12 jogadores incluindo de no máximo 2 jogadores classificados como “inabilidade mínima”, um técnico, um assistente técnico, um preparador físico, e um doutor médico. - Os seis jogadores em quadra podem incluir no máximo um jogador com “inabilidade mínima”.
7- As posições dos jogadores em quadra são determinadas e controladas pelas posições dos seus glúteos. Isto significa que a(s) mão(s) e / ou perna(s) dos jogadores podem estender-se na zona de ataque (jogador da linha de fundo no golpe de ataque), na quadra (sacador durante o golpe do saque), ou na zona livre do lado de fora da quadra (qualquer jogador durante o golpe de saque).
8 - No momento do(a) sacador(a) golpear a bola, ele/ela deve estar na zona de saque e seus glúteos não devem tocar a quadra (linha final inclusive).
9 - Tocar a quadra adversária com pé(s)/pernas é permitido em qualquer momento durante o jogo, desde que o jogador não interfira com a jogada do oponente. O jogador deverá retornar com o(s) pé(s)/pernas diretamente para sua própria quadra. - Contatar a quadra adversária com qualquer outra parte do corpo é proibido.
10 - Aos jogadores da linha de ataque é permitido completar um golpe de ataque do saque ao adversário, quando a bola estiver na zona de ataque e completamente acima do topo da rede.
11 - Um jogador de defesa pode realizar qualquer tipo de golpe de ataque de qualquer altura, desde que no momento do golpe os glúteos do jogador não toque ou cruzem sobre a linha de ataque.
12 - Jogadores da linha de frente estão permitidos de bloquear o saque adversário.
13 - O jogador deve ter contato com a quadra com a parte do corpo entre o ombro e os glúteos em todos os momentos quando tocar a bola. É proibido erguer-se, pôr-se de pé ou dar passadas.
Uma pequena perda de contato com a quadra é permitida para jogar a bola, excluindo-se o saque, o bloqueio e golpe de ataque, quando a bola estiver completamente mais alta que o topo da rede.
14 - O primeiro árbitro realiza suas funções de pé no solo no poste em uma das extremidades da rede.

Obs1: O professor pode aproveitar a comparação entre as duas modalidades para esclarecer algumas regras do voleibol tradicional.

Obs2: nos links abaixo, o professor consegue informações a respeito da história do voleibol sentado:

Atividade II: 10 min

Na quadra, pedir que os alunos sentados, experimentem o deslocamento pelo espaço. Na seqüência, o professor deve propor um pegador simples, em meia quadra, para que a tarefa não se torne muito cansativa.

Atividade III: 15 min

Nesse momento, pedir que os alunos se dividam em dois grupos. O grupo 1 se posicionara sentado na linha de fundo de um dos campos e grupo 2 espalhado ( todos também sentados) no campo adversário. A rede estará posicionada a 1,0 metro do chão. No grupo 1, o primeiro aluno se desloca sentado até o centro de seu campo, onde estará uma bola de voleibol. Ele entã o lança a bola para o campo adversário e o grupo 2 tenta agarrar a bola, sem deixar que ela toque no chão. Feito isso, o aluno que lançou a bola se dirige para o final da fila e o próximo realiza o mesmo movimento. Quando todos de um mesmo grupo já tiverem lançado a bola, os grupos trocam de função e o grupo 2 passa a lançar a bola.

Atividade IV: 10 min
Nesta atividade, o professor deverá pedir aos dois grupos já divididos anteriormente que se espalhem, cada grupo em seu campo. Eles então começarão uma jogo, muito próximo do voleibol sentado, mas, ao invés de os jogadores executarem os gestos do toque ou manchete eles devem agarrar a bola e realizar dois passes antes de lança-la ao campo adversário.

Atividade V: 15 min
Nesta última atividade, o professor deverá pedir aos alunos que se misturem e depois formem dois novos grupos. Cada grupo ocupará um dos campos da quadra que poderá ser redimensionada com fita crepe a partir do número de alunos na turma, de modo que cada aluno ocupe 1m² da quadra. Eles então poderão experimentar uma variação do voleibol sentado com um número maior de jogadores, mas bem próximo da modalidade oficial.

Avaliação

Para a avaliação final, pedir aos alunos que se dividam em dois grupos e que cada grupo forme uma roda. Os alunos então, sentados receberão uma bola de voleibol. A pessoa que estiver com a bola, fala rapidamente das suas dificuldades, facilidades e as relações(semelhanças ou diferenças) que percebeu entre o voleibol e o voleibol sentado. Feito isso, ela realiza um toque para outra pessoa da roda que receberá a bola e também fará um breve relato. E assim segue a dinâmica até o final da aula.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 11 classificações

  • Cinco estrelas 7/11 - 63.64%
  • Quatro estrelas 2/11 - 18.18%
  • Três estrelas 2/11 - 18.18%
  • Duas estrelas 0/11 - 0%
  • Uma estrela 0/11 - 0%

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Opiniões

  • Jesualdo Oliveira, Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas , Alagoas - disse:
    jhesus-oliveira@hotmail.com

    21/09/2013

    Cinco estrelas

    Excelente atividades para iniciantes, partindo desta aula com certeza faremos muitas variações.


  • julia, poty lazaroto , Paraná - disse:
    juju.familia900@gmail.com

    17/05/2013

    Cinco estrelas

    me ajudo muito.


  • antonio, E.E.Prof.Joao de Arruda Pimto , Minas Gerais - disse:
    antoniosousa777@hotmail.com

    25/02/2013

    Cinco estrelas

    adorei a aula


  • Vitória Deniz , Colégio Objetivo , São Paulo - disse:
    vitoria.deniz@hotmail.com

    17/09/2012

    Três estrelas

    Eu classifiquei esse campo considerando os critérios quantidade de informação, uso correto da linguagem e qualidade das imagens fiquei mediamente satisfeita com o resultado nota 7,0 vocês levaram então a minha opinião é de que o site esta bom porém existem coisas a serem melhoradas... Obrigada Pela Atenção!


  • rui silva, Angola - disse:
    nistelrooy_20@hotmail.com

    18/04/2012

    Quatro estrelas

    achei muito interessante estas aulas, gostaria de ter mais orientações acerca disto tudo, muito interessante mesmo...


  • Cintia Carvalho, EMEB Maria Elce M. Bertelle , São Paulo - disse:
    aitnic01@hotmail.com

    23/08/2011

    Quatro estrelas

    Adorei sua sequência. Irei utilizar com meu alunos de 4 série.


  • Luiz, Escola Ezequiel Bertino de Almeida , Pernambuco - disse:
    lula_ed.fisica@hotmail.com

    22/03/2011

    Cinco estrelas

    Ótima aula, bem organizada, dinâmica e muito divertida. Eu já utilizei em minhas aulas o vôlei sentadode uma maneira muito parecida com essa. Foi ótimo, a turma adorou. Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!


  • PEDRO PAULO, secretaria de esporte , São Paulo - disse:
    p.paulo.alves@bol.com.br

    09/12/2010

    Cinco estrelas

    adorei as explicaçoes pois nao conhecia essas regras e tenho vontade de trabalhar com essa turma pois ja joguei muito tempo volei.


  • J JURANDIR P SILVA, VERIS , São Paulo - disse:
    jjurapsilva@yahoo.com.br

    08/11/2010

    Cinco estrelas

    Simplesmente excelente. O profissional de educação física pode valer-se deste exemplo e adaptar a diversas situações, de forma lúdica e despertando a consciência dos alunos para a realidade vivida por muitas pessoas com necessidades especiais.


  • Guilherme, BRASILESCOLA , São Paulo - disse:
    guilherme_m.b@hotmail.com

    23/04/2010

    Cinco estrelas

    Nao tive a aula porem isso me ajudou muito no Trabalho de Ed.Fisica :D Exelente


  • kelly, Outros Países - disse:
    kellysousa1997@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    a aula foi uma aula interesante


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