Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


DEFICIÊNCIAS HUMANAS

 

20/10/2009

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M.G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá sobre a importância do respeito às diferenças e a sua necessidade para uma convivência harmoniosa dos seres humanos.

Duração das atividades
01 AULA (50 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções de cidadania.

Noções de igualdade de direitos e deveres.

Diferença entre preconceito e discriminação.

Estratégias e recursos da aula

O CACHORRINHO DEFICIENTE     

Um menino perguntou o preço dos filhotes à venda.
"Entre 30 e 50 reais", respondeu o dono da loja.
O mesmo puxou uns trocados do bolso e disse:
"Eu só tenho R$2,50, mas eu posso ver os filhotes?’

O dono da loja sorriu e chamou Lady, que veio correndo, seguida de cinco bolinhas de pêlos. Um dos cachorrinhos vinha mais atrás, mancando de forma visível.
Imediatamente o menino apontou aquele cachorrinho e perguntou:
"O que há com ele?”
O dono da loja explicou que o veterinário tinha examinado e descoberto que ele tinha um problema na junta do quadril, sempre mancaria e andaria devagar.
O menino se animou e disse:
"Esse é o cachorrinho que eu quero comprar!"
O dono da loja respondeu:
"Não, você não vai querer comprar esse. Se você realmente quiser ficar com ele, eu lhe dou de presente."
O menino ficou transtornado e, olhando bem na cara do dono da loja, com o seu dedo apontado, disse:
"Eu não quero que você o dê para mim. Aquele cachorrinho vale tanto quanto qualquer um dos outros e eu vou pagar tudo. Na verdade, eu lhe dou R$2,50 agora e R$1,00 por mês, até completar o preço total."
O dono da loja contestou:
"Você não pode realmente querer comprar este cachorrinho. Ele nunca vai poder correr, pular e brincar com você como os outros cachorrinhos."
Aí, o menino abaixou e puxou a perna esquerda da calça para cima, mostrando a sua perna com um aparelho para andar. Olhou bem para o dono da loja e respondeu:

"Bom, eu também não corro muito bem e o cachorrinho vai precisar de alguém que entenda isso." 
                                            (Extraído e adaptado do site: www.rivalcir.com.br)


Sugestões de estratégias para serem desenvolvidas a partir do texto:

I. Reescrever esta história por meio de uma história em quadrinhos.

II. Propor aos alunos que descrevam em poucas palavras:
Em sua opinião, qual comportamento você desaprova: o do vendedor ou o do menino? Justifique sua resposta.
Quais os sentimentos despertados em você pela conduta do vendedor e pela conduta do menino?

III. Registrar 5 medidas que devem ser adotadas para a inclusão dos portadores de deficiência física na sociedade.


IV. Realizar um entrevista com um portador de deficiência física e colher um depoimento sobre como ele se percebe em sociedade e como gostaria de ser tratado pela mesma. O professor deverá elencar estas percepções e sugestões de tratamento, divulgá-las em um mural e, juntamente com os alunos, listar atitudes que promovam garantia aos direitos dos portadores como cidadãos.


V. O professor deverá propor a elaboração de um texto, no mínimo 10 linhas, que responda a seguinte pergunta:
Eu sou discriminado?
De posso dos textos, o professor elencará as possíveis discriminações detectadas e juntamente com os alunos, por meio de diálogo, listará atitudes que possam extingui-las ou minimizá-las. Esta lista será afixada em lugar bem visível e será referência para o comportamento dos alunos em diferentes espaços da escola, tais como: pátio, sala de aula, biblioteca, quadra de esportes, entre outros.

Avaliação

O professor, por meio das respostas, poderá perceber se houve uma sensibilização desejada para o estudo do tema. Esta sensibilização é  essencialmente necessária para motivar a construção e reconstrução de valores.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.