20/10/2009
Cláudia Regina M.G.Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
O aluno poderá verificar a sua aprendizagem sobre conceitos referentes à hereditariedade.
Noções básicas sobre hereditariedade.
Instruções:
1.Os alunos construirão uma tabela (15 cm x 12 cm) como a sugerida abaixo:
2. O professor passará no quadro um banco de palavras (sugerido abaixo) relacionadas a HEREDITARIEDADE. Em seguida solicitará aos alunos que escolham 10 destas palavras que deverão ser copiadas à caneta nos espaços em branco da tabela.
BANCO DE PALAVRAS:
CLONAGEM SOMÁTICAS
46 GENES
ESPERMATOZÓIDE XY
23 NÚCLEO
XX HEREDITÁRIAS
GENÓTIPO FENÓTIPO
HOMOZIGOTO ZIGOTO
DOMINANTE GAMETAS
CÍRCULO HOMÓLOGOS
HETEROZIGOTO RECESSIVO
HEREDOGRAMA CROMOSSOMOS
3. O professor elaborará um banco de frases numeradas (sugerido abaixo) que correspondam aos conceitos dos termos do banco de palavras. Este banco é material de consulta apenas para o professor.
BANCO DE FRASES
1. Método científico artificial de reprodução.
2. Células que formam o organismo do indivíduo.
3. Número de cromossomos que possuem as células somáticas
4. Unidades responsáveis pelas características hereditárias.
5. Célula reprodutora masculina.
6. Cromossomos sexuais que determinam o sexo masculino.
7. Número de cromossomos das células sexuais humanas.
8. Estrutura da célula na qual se localizam os genes.
9. Cromossomos sexuais que determinam o sexo feminino.
10. Características que são passadas de uma geração a outra.
11. Conjunto de genes de um indivíduo.
12. Conjunto das características manifestadas pelo indivíduo.
13. Indivíduo que apresenta genes iguais para determinação de uma característica.
14. Célula resultante da fecundação.
15. Gene cuja característica inibe a manifestação do seu alelo.
16. No heredograma representa o indivíduo feminino.
17. Células reprodutoras.
18. Diagrama que representa a árvore genealógica de um indivíduo.
19. No heredograma representa o indivíduo masculino.
20. Célula reprodutora feminina.
21. Gene cuja manifestação é inibida pelo seu alelo.
22. Indivíduo que apresenta genes diferentes para determinação de uma característica
23. Cromossomos que apresentam a mesma seqüência genética.
24. São estruturas compostas por genes e se localizam no núcleo da célula.
4.O professor sorteia o número da frase que será lida, por ele, em voz alta.
5. Os alunos deverão dizer a palavra que corresponde ao c onceito lido. Caso n ão consigam o professor deverá auxiliá-los em suas dificuldades.
6. Os alunos que possuem a palavra na sua tabela deverão marcá-la. Isto será feito à lápis com um x ou circulando a palavra. (Sugere-se assim porque, uma vez apagadas as marcas, a cartela poderá ser reutilizada numa nova rodada). Este processo é repetido até que todas as palavras da tabela do aluno estejam assinaladas. O primeiro aluno que assinalar todas as palavras deverá gritar BINGO e será o vencedor do jogo.
Sugestões:
1.O professor poderá entregar a cartela pronta aos alunos e as palavras poderão ser marcadas com um grão de feijão.
2.O professor poderá presentear o vencedor ou os vencedores com brindes.
A avaliação se processa durante o desenvolvimento do jogo permitindo ao professor verificar a apropriação, pelos alunos, dos conceitos relativos ao estudo da hereditariedade.
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