15/10/2009
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
O aluno aprenderá sobre as implicações sociais e éticas da convivência dos robôs com seres humanos.
Texto introdutório
Robôs com ética
Em 1942, o escritor de ficção científica Isaac Asimov listou três leis fundamentais da robótica para que os humanos sobrevivessem em um mundo repleto de robôs:
1. Um robô não pode causar mal a um ser humano ou, por omissão, permitir que um ser humano sofra algum mal.
2. Um robô deve obedecer às ordens dadas por um ser humano, a menos que essas ordens entrem em conflito com a Primeira Lei.
3. Um robô deve proteger a própria existência, desde que essa proteção não entre em conflito com a Primeira e a Segunda Leis.
Mais de 60 anos depois, as leis voltaram a ser atuais porque há muita gente séria dizendo que essas três leis são o único jeito de garantir um mundo seguro daqui para a frente.
No Primeiro Simpósio de Ética para Robôs realizado em janeiro, na Itália, cientistas de todo o mundo discutiram como será a convivência entre humanos e robôs e chegaram à conclusão de que implantar as três leis de Asimov é uma medida urgente.O plano dos cientistas é evitar que os mesmos robôs capazes de tornar nossa vida mais confortável sejam usados para o mal. Afinal, colocá-los para combater em guerras, espalhar vírus ou praticar atos terroristas seria apenas um detalhe de reprogramação. Mas existe um perigo que nem Asimov previu: a convivência nos deixará tão sedentários e acomodados que não poderemos mais nos defender.
(Extraído e adaptado da Revista Superinteressante – Edição 203 agosto/2004)
Apresentação do filme: EU, ROBÔ
DADOS TÉCNICOS:
Ano de lançamento ( EUA ): 2004
Direção: Alex Proyas
Elenco: Will Smith , Bridget Monayhan , Bruce Greenwood , Chi McBride , Alan Tudyk
Duração: 01 h 55 min
SINOPSE:
O filme EU, ROBÔ retrata uma sociedade em que homem e máquinas convivem lado a lado. Em 2035, o mundo vive dependente de robôs sendo usados constantemente como prestadores de serviços aos humanos. Os robôs possuem um código de programação chamado Lei dos Robóticos, que impede que façam mal a um ser humano. No entanto, quando um cientista aparece morto, um robô é o principal suspeito. O detetive Spooner (Will Smith) é chamado a investigar a possibilidade dos robôs terem encontrado um meio de quebrarem a Lei dos Robóticos, o que poderá permitir que eles dominem o mundo.
QUESTÕES PROPOSTAS AOS ALUNOS:
1.Justifique o título do filme.
2.Escreva o seu entendimento sobre esta frase contida no texto inicial: “...a convivência nos deixará tão sedentários e acomodados que não poderemos mais nos defender”.
3.Cite uma cena do filme em que a relação homem-robô é positiva e uma em que ela revela-se negativa.
4. Busque o significado do termo ROBÓTICA.
5. Explique porque é urgente a implantação das leis da Robótica?
6.Em sua opinião, você acha que o homem poderá ser substituído por robôs?
Justifique.
O professor, por meio das respostas, poderá verificar se houve a apropriação de conhecimentos importantes à construção de uma postura ética frente à uma temática desafiadora.
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