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ROBÔS E SERES HUMANOS

 

15/10/2009

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá sobre as implicações sociais e éticas da convivência dos robôs com seres humanos.

Duração das atividades
03 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções básicas das dimensões formadoras do ser humano: aspectos biológicos, sociais, emocionais, psíquicos, entre outros.
Estratégias e recursos da aula

Texto introdutório

Robôs com ética

Em 1942, o escritor de ficção científica Isaac Asimov listou três leis fundamentais da robótica para que os humanos sobrevivessem em um mundo repleto de robôs:

1. Um robô não pode causar mal a um ser humano ou, por omissão, permitir que um ser humano sofra algum mal.
2. Um robô deve obedecer às ordens dadas por um ser humano, a menos que essas ordens entrem em conflito com a Primeira Lei.
3. Um robô deve proteger a própria existência, desde que essa proteção não entre em conflito com a Primeira e a Segunda Leis.

Mais de 60 anos depois, as leis voltaram a ser atuais porque há muita gente séria dizendo que essas três leis são o único jeito de garantir um mundo seguro daqui para a frente.
No Primeiro Simpósio de Ética para Robôs  realizado em janeiro, na Itália, cientistas de todo o mundo discutiram como será a convivência entre humanos e robôs e chegaram à conclusão de que implantar as três leis de Asimov é uma medida urgente.O plano dos cientistas é evitar que os mesmos robôs capazes de tornar nossa vida mais confortável sejam usados para o mal. Afinal, colocá-los para combater em guerras, espalhar vírus ou praticar atos terroristas seria apenas um detalhe de reprogramação. Mas existe um perigo que nem Asimov previu: a convivência nos deixará tão sedentários e acomodados que não poderemos mais nos defender.
(Extraído e adaptado da Revista Superinteressante – Edição 203 agosto/2004)

Apresentação do filme: EU, ROBÔ


DADOS TÉCNICOS:

Ano de lançamento ( EUA ): 2004
Direção: Alex Proyas
Elenco: Will Smith , Bridget Monayhan , Bruce Greenwood , Chi McBride , Alan Tudyk
Duração: 01 h 55 min

SINOPSE:
O filme EU, ROBÔ retrata uma sociedade em que homem e máquinas convivem lado a lado. Em 2035, o mundo vive dependente de robôs sendo usados constantemente como prestadores de serviços aos humanos. Os robôs possuem um código de programação chamado Lei dos Robóticos, que impede que façam mal a um ser humano. No entanto, quando um cientista aparece morto, um robô é o principal suspeito. O detetive Spooner (Will Smith) é chamado a investigar a possibilidade dos robôs terem encontrado um meio de quebrarem a Lei dos Robóticos, o que poderá permitir que eles dominem o mundo.

QUESTÕES PROPOSTAS AOS ALUNOS:

1.Justifique o título do filme.

2.Escreva o seu entendimento sobre esta frase contida no texto inicial: “...a convivência nos deixará tão sedentários e acomodados que não poderemos mais nos defender”.

3.Cite uma cena do filme em que a relação homem-robô é positiva e uma em que ela revela-se negativa.

4. Busque o significado do termo ROBÓTICA.

5. Explique porque é urgente a implantação das leis da Robótica?

6.Em sua opinião, você acha que o homem poderá ser substituído por robôs?
Justifique.

Avaliação

O professor, por meio das respostas,  poderá verificar se houve a apropriação de conhecimentos importantes à construção de uma postura ética frente à uma temática desafiadora.

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