Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Criança também samba!

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Amanda Fonseca Soares de Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- conhecer algumas histórias do samba;
- identificar alguns músicos e compositores importantes para a legitimação do samba como dança brasileira;
- analisar o conteúdo das letras de músicas, identificando quais idéias e sentimentos são transmitidos por elas;
- criar movimentos de dança, experimentando livremente o deslocamento no espaço;
- experimentar diferentes formas de organização dos dançarinos no espaço durante as execuções;
- conhecer e perceber o ritmo no próprio corpo e nas canções;
- expressar sentimentos, sensações, idéias, pensamentos através dos movimentos de dança tendo o samba como música de fundo;
- descobrir a dança como uma nova possibilidade de linguagem corporal;
- exercitar a criatividade, a imaginação e a expressividade através de coreografias elaboradas pelos próprios alunos e da improvisação;

Duração das atividades
2 aulas de 50 min. /total: 100min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há.
Estratégias e recursos da aula
Espaços.


Qualquer espaço que permita a utilização de um som e que ofereça às crianças certo conforto e segurança para se movimentarem e que permita boa escuta das músicas.

Materiais.


Som, Cd “Samba pras crianças”, da gravadora “Biscoito Fino”, lançado em 2003, que pode ser encontrado em diversas lojas do Brasil e pela internet.

Letras das músicas impressas para trabalhar com as crianças na atividade 4. Essas letras podem ser encontradas sites de letras de músicas:

Candeeiro de vovó: http://letras.terra.com.br/dona-ivone-lara/710081/

Samba Lelê: http://letras.terra.com.br/cantigas-populares/984006/


Neste Cd você irá encontrar as seguintes músicas: Maracangalha; Candeeiro da Vovó / Sorriso de Criança; Moro na Roça; Lamento da Lavadeira; Batuque na Cozinha; Eu Não Tenho Onde Morar; A Mariposa; Clementina Cadê Você; Pique Esconde na Internet; Marinheiro Só; Sambalelê; Me Dá Meu Boné.
Caso não seja possível adquirir o Cd, os professores podem buscar por essas músicas em outros discos e/ou locais. Esta versão seria muito interessante porque apresenta a participação do coral de crianças e os arranjos parecem ter sido feitos pensando em despertar o interesse das crianças para o ritmo.
Vale indicar que este tema “samba” pode ser trabalhado por diferentes disciplinas ou por um projeto de ensino que as integre, ou seja, é uma boa oportunidade de trabalhar de forma interdisciplinar na sua Escola. Os professores de Música, História, Geografia, Português, Dança, Matemática, podem ser bons parceiros para esse trabalho.
As letras das músicas dão muitas pistas de assuntos relacionados ao cotidiano infantil e adulto, tanto no meio rural quanto no urbano. Além disso, podemos identificar sentimentos em relação aos adultos, às práticas de divertimento infantis, as relações sociais entre pessoas de diversas profissões, o tratamento dado às pessoas de profissões de classes sociais mais simples, a relação da criança que brinca muito em frente ao computador, entre muitas outras coisas.

Atividade 1. EXPERIMENTANDO O RITMO.


Essa atividade objetiva fazer com que os alunos percebam o ritmo desse estilo musical, identificando as batidas dos instrumentos. Recomendo a música “Batuque na cozinha” porque apresenta, a partir de certo ponto da música, palmas que marcam o ritmo, sempre durante o refrão.
O professor pode pedir aos alunos que se coloquem em roda, próximo ao som, marcando o ritmo da música e, depois, pedindo que as crianças também batam partes do corpo indicadas por ele. O Professor deve estruturar a aula, sempre percebendo as respostas dos alunos a cada proposta de atividade, tentando convidá-los para a dança. Pode-se variar as posições dos movimentos, mobilizando cada vez mais partes do corpo. Aqui vai uma sugestão:

1. Na posição sentada: com as mãos, batendo palmas; batendo nas pernas; batendo no chão, na cadeira, na mesa, etc.
2. Vamos tentar em pé? Batendo palmas sozinho; com o colega; batendo os pés no chão numa mesma posição; agora mudando a posição dos pés a cada batida; marcando o ritmo e andando (para frente, para trás, para os lados) ao mesmo tempo; pulando, etc.
3. Marcando o ritmo e balançando o corpo da forma como preferirem, mas sempre no ritmo da música. (aprox. 30 min.).

Atividade 2. Dançando em roda


Agora, o professor deve pedir que os alunos dancem em roda, podendo dar as mãos ou não, da forma como for mais adequada ao mo mento. Sempre estimulando-os a dançar todo o tempo, mesmo permanecendo em seus lugares, o professor deve indicar um aluno por vez, que fará um movimento livre para todos os outros imitarem. A cada novo movimento proposto, todos os alunos devem executar o movimento anterior e, posteriorment e, o novo movimento. Para crianças menores, pode-se su gerir uma seqüência de 5 movimentos, reiniciando a contagem a cada 5 movimentos. Para alunos maiores, pode-se sugerir uma seqüência maior de movimentos ou até todos os movimentos de todos os alunos! Sempre deixando os movimentos mais novos por último. Essa é uma atividade muito divertida e que envolve todos os alunos, possibilitando diferentes experiências, dentro dos limites e possibilidades de cada um. (aprox. 30 min.).

Atividade 3. Expressando sentimentos.


Nessa atividade o professor deve selecionar trechos das músicas, pedindo que as crianças dancem o que a música os faz sentir ou representando os sentimentos dos personagens das canções. (aprox. 20 min.).

Atividade 4. Organização do espaço.


Sempre tocando o Cd, o professor agora deve ensinar aos alunos algumas formas de se deslocar e de se organizar no espaço, que pode ser chamado de espaço cênico, espaço de dança ou salão/sala de dança. Para cada deslocamento o professor pode sugerir movimentos para que os alunos o imitem de um lado a outro da sala. Algumas sugestões para deslocamento em diagonais, em duplas, trios e/ou quartetos:

1. deslocamentos em plano alto
2. deslocamentos no plano médio
3. deslocamentos em plano baixo
- em todas as opções, devem ser explorados os movimentos de frente, de costas, de lado, girando o corpo para ambos os lados, movimentos que mobilizem várias partes do corpo e/ou somente um lado ou outro, etc. São infinitas as variações possíveis para essa atividade. Outra boa opção é pedir que os alunos também sugiram movimentos para os deslocamentos da turma. (aprox. 20 min.).

Avaliação

Como todo processo avaliativo em Educação Física, acreditamos que o professor deva considerar o desenvolvimento de cada aluno durante todo o processo de aprendizagem. Além disso, é importante considerar o envolvimento de cada um, o respeito às limitações do outro, a capacidade e o empenho no trabalho em grupos, etc. Outro aspecto importante da avaliação é conversar abertamente com as crianças, perguntando-as sobre suas impressões em relação às aulas, ao ritmo, às atividades. O que aprenderam de novo? O que ainda querem aprender? Há algo que gostariam de fazer novamente? O que modificariam nas aulas? O que já conheciam e que foi repetido para eles? O que acharam de dançar juntos? Entre outras perguntas que julgar necessárias.
Essa é uma aula que dá para trabalhar também com outros ritmos, adaptando as atividades, as músicas, as dinâmicas, etc.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.