Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Educação Física Geográfica

 

13/10/2009

Autor e Coautor(es)
Elmio Pagy Felipe dos Reis
imagem do usuário

BRASILIA - DF CAIC UNESCO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Fundamental Final Geografia Paisagens e diversidade territorial no Brasil
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Final Geografia Estado, povos e nações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Senso de direção
  • A cultura dos estados, costumes e regionalismos
  • Localização espacial
Duração das atividades
2 aulas (de 50 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Cartografia - Localização dos estados brasileiros.

Noções básicas de lateralidade

Estratégias e recursos da aula

Aula 1:

  1. Laboratório de informática para pesquisa na internet sobre as características geográficas, populacionais e folclóricas de cada estado.
  2. Forme 13 duplas com a turma. Se o número de alunos for superior, arranje-os de forma que componham 13 grupos.
  3. Cada dupla ficará responsável pela construção de dois estados brasileiros.
  4. Sorteie os estados associando-os às duplas

Recursos:

2 (duas) Cartolinas para cada grupo, tesoura, pincel atômico de cores variadas, revista e cola.

Dica 2As revistas de propagandas turísticas oferecem material bem diversificado. É importante que o professor separe algum material nessas ou em outras revistas para direcionar os trabalhos na classe.

Desenhe o mapa brasileiro no pátio.

Coloque os alunos em volta do mapa, de forma que todos estejam virados de frente para o mapa. Note a importância de o mapa ser relativamente grande para que todos da turma consigam ter contato visual com todos os alunos .
Explique à turma que o trabalho será a construção de dois estados por dupla. Todos os estados devem ser pintados com as cores próprias, bem como desenhados em seus formatos.

Aula 2


Começa a execução propriamente dita do trabalho, pois os alunos terão apenas o mapa do Brasil sem as divisões estaduais e as anotações para se localizarem.

mapabras1mapabras2

Professor, certifique-se que nenhum aluno tenha o mapa anotado, pois o objetivo da aula é de memorização, de associação, nada de copiar ou transpor.

Pintados os estados no mapa, colocar aspectos fundamentais sobre a população e modo de vida. Garantir que os aspectos abordados sobre cada estado sejam os mesmos para que as diferenças de cultura sejam identificadas.
Ao final da aula, depois de todos colocarem as características de cada região e peculiaridades de seus habitantes locais, propor rever o mapa mostrando que povos com as mais diferenças culturas convivem no mesmo espaço chamado Brasil e nem por isto há intolerância. Discorrer sobre a importância de se aceitar e manter as diferenças.

Avaliação

Será feita de forma constante no empenho dos alunos durante a execução das atividades e poderá também seguir modelo tradicional em prova escrita sobre os conhecimentos aprendidos na aula. (Podendo haver integração com Geografia)

Opinião de quem acessou

Duas estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 1/1 - 100%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • rosy, Venezuela - disse:
    lenne552@hotmail.com

    15/07/2010

    Duas estrelas

    é uma aula razoável, porque, não dá para fazer esse tipo de atividade durante 100 0u 120 minutos de aula, até porque, devemos levar em consideração o fato de que durante a execução da aula temos os diferentes temos muitas interferencias dos alunos uns são interessados, outros nem tanto. talvez se essa aula se constituisse num projeto a ser desenvolvido à curto prazo, iria surtir mais efeito para os alunos, até porque eles precisam pesquisar as potencialidades dos estados que representarão.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.