13/10/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Paisagens e diversidade territorial no Brasil |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Estado, povos e nações |
Cartografia - Localização dos estados brasileiros.
Noções básicas de lateralidade
Aula 1:
Recursos:
2 (duas) Cartolinas para cada grupo, tesoura, pincel atômico de cores variadas, revista e cola.
As revistas de propagandas turísticas oferecem material bem diversificado. É importante que o professor separe algum material nessas ou em outras revistas para direcionar os trabalhos na classe.
Desenhe o mapa brasileiro no pátio.
Coloque os alunos em volta do mapa, de forma que todos estejam virados de frente para o mapa. Note a importância de o mapa ser relativamente grande para que todos da turma consigam ter contato visual com todos os alunos .
Explique à turma que o trabalho será a construção de dois estados por dupla. Todos os estados devem ser pintados com as cores próprias, bem como desenhados em seus formatos.
Aula 2
Começa a execução propriamente dita do trabalho, pois os alunos terão apenas o mapa do Brasil sem as divisões estaduais e as anotações para se localizarem.
Professor, certifique-se que nenhum aluno tenha o mapa anotado, pois o objetivo da aula é de memorização, de associação, nada de copiar ou transpor.
Pintados os estados no mapa, colocar aspectos fundamentais sobre a população e modo de vida. Garantir que os aspectos abordados sobre cada estado sejam os mesmos para que as diferenças de cultura sejam identificadas.
Ao final da aula, depois de todos colocarem as características de cada região e peculiaridades de seus habitantes locais, propor rever o mapa mostrando que povos com as mais diferenças culturas convivem no mesmo espaço chamado Brasil e nem por isto há intolerância. Discorrer sobre a importância de se aceitar e manter as diferenças.
Será feita de forma constante no empenho dos alunos durante a execução das atividades e poderá também seguir modelo tradicional em prova escrita sobre os conhecimentos aprendidos na aula. (Podendo haver integração com Geografia)
Duas estrelas 1 classificações
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15/07/2010
Duas estrelasé uma aula razoável, porque, não dá para fazer esse tipo de atividade durante 100 0u 120 minutos de aula, até porque, devemos levar em consideração o fato de que durante a execução da aula temos os diferentes temos muitas interferencias dos alunos uns são interessados, outros nem tanto. talvez se essa aula se constituisse num projeto a ser desenvolvido à curto prazo, iria surtir mais efeito para os alunos, até porque eles precisam pesquisar as potencialidades dos estados que representarão.