Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Sambando e criando.

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- criar movimentos de dança, experimentando livremente o deslocamento no espaço;
- experimentar diferentes formas de organização dos dançarinos no espaço durante as execuções;
- conhecer e perceber o ritmo no próprio corpo e nas canções;
- expressar sentimentos, sensações, idéias, pensamentos através dos movimentos de dança tendo o samba como música de fundo;
- descobrir a dança como uma nova possibilidade de linguagem corporal;
- exercitar a criatividade, a imaginação e a expressividade através de coreografias elaboradas pelos próprios alunos e da improvisação;

Duração das atividades
2 aulas de 50 min. /total: 100min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa aula está relacionada a aula com título "Criança também samba!".

Estratégias e recursos da aula
Espaços.


Qualquer espaço que permita a utilização de um som e que ofereça às crianças certo conforto e segurança para se movimentarem e que permita boa escuta das músicas.

Materiais.


Som, Cd “Samba pras crianças”, da gravadora “Biscoito Fino”, lançado em 2003, que pode ser encontrado em diversas lojas do Brasil e pela internet.

Letras das músicas podem ser encontradas nos sites abaixo, buscando pelo nome da canção:
http://letras.terra.com.br/
http://vagalume.uol.com.br/


Neste Cd você irá encontrar as seguintes músicas: Maracangalha; Candeeiro da Vovó / Sorriso de Criança; Moro na Roça; Lamento da Lavadeira; Batuque na Cozinha; Eu Não Tenho Onde Morar; A Mariposa; Clementina Cadê Você; Pique Esconde na Internet; Marinheiro Só; Sambalelê; Me Dá Meu Boné.
Caso não seja possível adquirir o Cd, os professores podem buscar por essas músicas em outros discos e/ou locais. Esta versão seria muito interessante porque apresenta a participação do coral de crianças e os arranjos parecem ter sido feitos pensando em despertar o interesse das crianças para o ritmo.

Vale indicar que este tema “samba” pode ser trabalhado por diferentes disciplinas ou por um projeto de ensino que as integre, ou seja, é uma boa oportunidade de trabalhar de forma interdisciplinar na sua Escola. Os professores de Música, História, Geografia, Português, Dança, Matemática, podem ser bons parceiros para esse trabalho.

As letras das músicas dão muitas pistas de assuntos relacionados ao cotidiano infantil e adulto, tanto no meio rural quanto no urbano. Além disso, podemos identificar sentimentos em relação aos adultos, às práticas de divertimento infantis, as relações sociais entre pessoas de diversas profissões, o tratamento dado às pessoas de profissões de classes sociais mais simples, a relação da criança que brinca muito em frente ao computador, entre muitas outras coisas.

Atividade 1. OUTRAS ORGANIZAÇÕES NO ESPAÇO


Com um lado do espaço de referência de “frente”, o professor deve aqui, trabalhar com os alunos diferentes disposições possíveis do grupo de alunos durante as danças. Pode-se utilizar algumas figuras geométricas como referência, como triângulos, círculos, quadrados, linhas retas, curva, etc. De preferência, o professor deve realizar essa atividade com músicas, fazendo passos de danças com os alunos. (aprox. 30 min.). Algumas idéias de formações:

Atividade 2. SEQÜENCIA CRIATIVA


A proposta dessa atividade é fazer com que os alunos, divididos em grupos menores, criem seqüências curtas de movimentos, criando uma mini-coreografia. Pode-se combinar uma mesma música para todos os grupos e/ou uma música para cada um dos grupos.
O professor deve ficar atento para que não haja a criação somente de um aluno, mas que o grupo utilize as idéias de todos os componentes do grupo, por mais simples que seja o movimento. Não é objetivo da aula fazer com que, as crianças que já possuem alguma facilidade com a dança e com a expressão dos sentimentos, se destaquem ainda mais; mas sim, fazer com que todos possam perceber e sentir que a dança pode representar uma nova forma de linguagem para cada um deles.
Quando as seqüências estiverem prontas (reserve aprox. 30 min. para essa tarefa) cada grupo deve se sentar para assistir aos demais. É importante trabalhar com os alunos a postura respeitosa ao assistir a apresentação do trabalho artístico de alguém, mantendo silêncio e batendo palmas ao final de cada apresentação; isso também faz parte do aprendizado das danças. (aprox. 5 min. par a cada apresentação; tempo total da atividade: aprox. 60min., considerando uma turma de 30 alunos, dividida em 6 grupos com 5 alunos cada um).

Atividade 3. AVALIAÇÃO (aprox. 10min.).
Avaliação

Como todo processo avaliativo em Educação Física, acreditamos que o professor deva considerar o desenvolvimento de cada aluno durante todo o processo de aprendizagem. Além disso, é importante considerar o envolvimento de cada um, o respeito às limitações do outro, a capacidade e o empenho no trabalho em grupos, etc. Outro aspecto importante da avaliação é conversar abertamente com as crianças, perguntando-as sobre suas impressões em relação às aulas, ao ritmo, às atividades. O que aprenderam de novo? O que ainda querem aprender? Há algo que gostariam de fazer novamente? O que modificariam nas aulas? O que já conheciam e que foi repetido para eles? O que acharam de dançar juntos? Entre outras perguntas que julgar necessárias.
Essa é uma aula que dá para trabalhar também com outros ritmos, adaptando as atividades, as músicas, as dinâmicas, etc.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.