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Are you a fashion person? Roupas e estações do ano.

 

12/11/2009

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá o uso do tempo verbal present continuous e aumentará o vocabulário de roupas e referente à moda.

Duração das atividades
06 horas/aulas de 50 minutos, aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Revise com seus alunos as formas WHAT, WHO, para formulação de perguntas, assim como as formas afirmativa, interrogativa e negativa do verbo TO BE.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Motive seus alunos com a seguinte pergunta:

Professor: What is fashion for you?

Os alunos deverão responder o que a palavra fashion significa para eles.


[fash-uh n]
–noun
1. a prevailing custom or style of dress, etiquette, socializing, etc.: the latest fashion in dresses.
2. conventional usage in dress, manners, etc., esp. of polite society, or conformity to it: the dictates of fashion; to be out of fashion.
3. manner; way; mode: in a warlike fashion.
4. the make or form of anything: He liked the fashion of the simple, sturdy furniture.
5. a kind; sort: All fashions of people make up the world.
6. Obsolete. WORKMANSHIP.
7. Obsolete. act or process of making.
–verb (used with object)
8. to give a particular shape or form to; make: The cavemen fashioned tools from stones.
9. to accommodate; adjust; adapt: doctrines fashioned to the varying hour.
10. Shipbuilding. to bend (a plate) without preheating.
11. Obsolete. to contrive; manage.
—Idiom
12. after or in a fashion, in some manner or other or to some extent; in a makeshift, unskillful, or unsatisfactory way: He's an artist after a fashion.
________________________________________


Depois, pergunte:

Professor: Who is the most fashionable person in your opinion?

Os alunos deverão responder o nome de pessoas famosas que eles acham que é fashion.

Logo após, mostre-os as figuras a seguir. Poderão ser escolhidas outras roupas para efeito de ilustração desta aula. Se preferir, recorte figuras de revistas.

Figura 1: Roupas Hippies.
Fonte: http://donthavekids.files.wordpress.com/2009/02/hippies.jpg
(acesso em 22 de Setembro de 2009)

Figura 2: Gisele Bündchen.
Fonte: http://modelme.blogtv.uol.com.br/img/Image/Modeleme/2008/Junho/giselebundchen.jpg
(acesso em 22 de Setembro de 2009)


Figura 3: Calça boca de sino.

Fonte: http://modaemquestao.files.wordpress.com/2008/08/calca-boca-de-sino.jpg
(acesso em 22 de Setembro de 2009)


Figura 4: Roupa dos anos 50.
Fonte: http://img.costumecraze.com/images/vendors/rubies/15803-main.jpg
(acesso em 22 de Setembro de 2009)

Figura 5: Roupas masculinas.
Fonte:  http://1.bp.blogspot.com/_xpk3x-l5eE/RoOKfSDGIUI/AAAAAAAAD5s/cS2ik2wZQsg/s400/blog7.jpg

(acesso em 22 de Setembro de 2009)

Figura 7: Cauã Reymond.
Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_YMAVQADwJ4M/SCn-paSX1TI/AAAAAAAAHxg/_98Hw760plc/s400/caua_reymond.jpg
(acesso em 22 de Setembro de 2009)

Figura 8: Grazi Massafera.
Fonte: http://img.blogs.abril.com.br/1/fashion-rio/imagens/grazi-massafera-desfile.jpg
(acesso em 22 de Setembro de 2009)

Assim que mostrar as figuras, pergunte aos seus alunos:

In your opinion, are these people fashion? 

Apresente aos aprendizes, cada peça de roupa usada nas fotos. Durante este processo, o uso da língua materna ajudará os alunos a internalizar o vocabulário na língua inglesa.

Figura 1. Hippie clothes = dresses (vestidos), baggy pants (calças largas), etc.
Figura 2. Gisele Bündchen = pants, jacket.
Figura 3. Calça boca de sino = pants, high hells(salto alto)
Figura 4. Roupa anos 50 = skirt (saia), blouse (blusa), sneakers( tênis)
Figura 5. Roupas masculinas = hat (chapéu), pants (calças), shoes (sapatos), sunglasses (óculos de sol), belt (cinto), tie (gravata), jacket (paletó), t-shirt ( camiseta).
Figura 6. Cauã Reymond = sneakers (tênis), jeans, t-shirt (camiseta), jacket (jaqueta), socks( meias)
Figura 7. Grazi Massafera = mini- dress ( mini-vestido)

Sugestão: visite o site  http://www.agendaweb.org/vocabulary/clothes.html  (acesso em 22 de Setembro de 2009) , caso tenha acesso a computadores. Este site traz muitos exercícios, quizzes, que podem aumentar o vocabulário de seus alunos sobre roupas. Uma outra sugestão para incrementar o vocabulário de seus alunos é recortar de revistas, roupas que não apareceram nas figuras anteriores. Ex: gloves:luvas.


Aula 2


Peça aos aprendizes a descrição de cada figura mostrada na aula 1.
Para exemplificar, descreva o que você estiver usando no dia. Exemplo:

Professor: I am wearing jeans,(White) t-shirt and (Black) sandals.

Figura 9. Escala de cores.Fonte: http://www.avmbrindes.com.br/avmbrindes/00_produtos/escala%20de%20cores%20bic.jpg
(acesso em 22 de Setembro de 2009)

Sugestão: Incentive o uso das cores em inglês. Para mais informações sobre cores acesse: http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_colors
(acesso em 22 de Setembro de 2009)

Divida os alunos em duplas. Sugira que apresentem o que o companheiro de dupla está usando. Para exemplificar, volte às figuras da aula 1 e fale:

Professor: Cauã is wearing jeans, t-shirt ... / He is wearing jeans, t-shirt, …

Selecione algumas duplas para que apresentem suas descrições oralmente e em inglês.

Sugestão: Peça que os alunos recortem, em revistas, figuras de pessoas com diferentes vestimentas. Eles poderão, em dupla, apresentar aos colegas suas descrições. Se quiser, faça uma votação para escolher qual dupla trouxe a pessoa com o figurino mais fashion.

Aula 3


Mostre aos alunos a seguinte situação:
Grazi Massafera is wearing a white dress.
Enfatize que naquele momento, é o que Grazi Massafera está vestindo.

Po rtanto, is wearing é o que chamamos de presen t continuous. Enfatize que o presente contínuo é um tempo verbal que descreve ações que ocorrem durante a fala. Mostre também, que o present continuous não é usado somente para descrever o que uma pessoa usa. Dê exemplos como:

Professor: Aline is writing in her notebook.
Marcelo is talking with Pedro. 
I am teaching English. 


Para mais informações sobre o presente contínuo, acesse: http://www.mundoeducacao.com.br/ingles/present-continuous.htm (acesso em 22 de Setembro de 2009)

Atividade 1

Para praticar o presente contínuo com seus alunos, acesse: http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/luana-vieira/presentcontinuousact-1  (acesso em 22 de Setembro de 2009) para fazer o download dessa atividade.

Aula 4


Peça aos alunos que leiam o texto seguinte, incentivando-os a localizar os nomes de roupas que aparecem. Essa atividade poderá ser feita individualmente ou em duplas.

2008-2009 winter hottest fashion trends

What to wear this winter? The bright primary colors of the last year are gone, but this doesn't mean that 2008/2009 winter is going to be dull and boring. The hottest looks of winter demand colorful choices, architectural clothing shapes and bold combination of different pieces. Tomato reds, teal greens, indigo blues, subtle tones of apricot and honey and rich tones of aubergine purple are going to compete with come back of the grays.
Think bold when choosing clothing for winter 2008-2009, especially if you're looking for a coat. The shape of clothing should make a statement. Fashion designers offer pyramid shaped coats, emphasized hour-glass shaped coats and dresses, clothing with emphasized shoulders line, tulip shaped skirts and carrot top pants. Shapes like those are very expressive, so the garments are mono-colored or indistinctly ornamented and contain as less decorative details as possible. If trendy shapes are too daring for you, go for compromise: variations of large collars. Knitted or furry, modern or vintage style - collar must be big and make a contrast to either texture or fabric or color of the clothing. Collars are not for coats only; they adorn jackets, vests and cardigans too.

Adaptado. Fonte: http://www.jurgita.com/articles-id2848.html
(acesso em 22 de Setembro de 2009)


Atividades de compreensão textual:


1)- Read the text quickly. What is it talking about?
It is describing the next winter fashion trends.
2)- Find out names of clothes in the text.
Respostas: coat (casaco), dresses (vesetidos), skirts (saias), pants( calças), jackets ( jaquetas), cardigans (casaco de lã) e vests (coletes).
3)- Mention the colors that appear in the text.
Respostas: red, green, blue, purple, gray.

4)- Which season of the year is the text talking about? Resposta: Winter.


5)- Write other four words, in the text, that are related to fashion.Respostas: looks, combination, shape, designers.


Sugestão: Aproveite a oportunidade e mostre aos alunos, as outras estações do ano. Em: http://www.viterbo.edu/academic/ug/education/edu250/korth/Web%20Quest%20Project%202.html (acesso em 22 de Setembro de 2009). Neste site será possível encontrar informações sobre c ada uma das estações do ano e alguns objetos e roupas usadas durante as mesmas.

Corrija a atividade oralmente com seus alunos, incentivando-os a usar a língua inglesa.Verifique dúvidas sobre vocabulário. Se for necessário, autorize o uso de dicionários bilíngües. Veja o dicionário eletrônico sugerido em Recursos Complementares.


Aula 5


Nesta aula os alunos deverão montar suas grifes. Divida a sala em 4 grandes grupos e incentive-os a montar um desfile na próxima aula. Esclareça que todo o desfile deverá ser apresentado em inglês, portanto, cada grupo deverá eleger alguém para descrever as roupas usadas no desfile. Além disso, cada grupo ficará responsável por representar uma estação do ano.

Figura 10: Modelo desfilando

Fonte: http://www.viafloresmultimarcas.com.br/blog/uploaded_images/Desfile-copa-1-777977.jpg
(acesso em 22 de Setembro de 2009)


Observação: Incentive os alunos a usarem o vocabulário aprendido durante as aulas anteriores.


Os alunos deverão, durante a aula 5:
• Decidir quais roupas serão usadas no desfile, de acordo com a estação do ano referente ao seu grupo.
• Criar o texto a ser usado para narração do desfile e praticar a pronúncia do texto.
• Pesquisar o vocabulário desconhecido sobre roupas.
• Criar um nome, em inglês, para a grife deles.


Observação: Diga aos alunos para usarem, durante o desfile, as próprias roupas, sapatos e acessórios.
Para incentivá-los, mostre o seguinte vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=GTn0DwxdVUU (acesso em 22 de Setembro de 2009). Neste vídeo será possível perceber tudo o que ocorre em um desfile.


Aula 6


Durante esta aula ocorrerá o desfile. Enfatize que os alunos deverão obedecer o tempo, que deverá ser determinado previamente (10 minutos para cada grupo). Convide quatro pessoas para serem os jurados (podem ser alunos de outra sala, professores, etc.)


Nesta aula, o professor deverá:

• Orientar os alunos para que tudo ocorra tranquilamente.
• Observar a organização de cada grupo.
• Ajudar os jurados na avaliação.


Tópicos para avaliação (jurados):

• Organização do desfile de cada grupo.
• Postura das (dos) modelos.
• Confiança transmitida pelo apresentador de cada grupo.
• Criatividade na escolha das roupas.


Tópic os para avaliação (professor):

• Adequação das palavras com as roupas usadas durante o desfile.
• Organização dos grupos.
• Criatividade na escolha das roupas.

Observação. Se quiser, faça disso uma competição e premie o grupo vencedor.

Sugestão de trabalho interdisciplinar: É interessante fazer este trabalho em conjunto com o professor de Arte. Este profissional poderá enriquecer o conhecimento dos alunos sobre a história da moda, entre o utros assuntos.

Recursos Complementares

Dicionário bilíngüe - caso haja a chance de um acesso ao site abaixo no laboratório de informática.


RECURSO - Dictionary.com
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false

(acesso em 22 de Setembro de 2009)

Avaliação

Um instrumento sugerido para avaliação é o desfile.

A partir dele, uma outra maneira de avaliar os alunos é com uma tarefa de writing: peça aos alunos que escrevam um artigo mostrando quais são as principais tendências, de acordo com o desfile feito em sala. Se necessário, revise a estrutura do texto apresentado na aula 4. Mostre a eles que um artigo é um texto informativo, podendo ser denominado como artigo científico, caso seja de caráter acadêmico. Para maiores informações sobre esse gênero, acesse:

http://andreaprado.blogspot.com/2008/03/fique-atento-quanto-s-caractersticas-do.html (acesso em 22 de Setembro de 2009)

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
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Opiniões

  • Carol, Escola maria carvalho , Bahia - disse:
    carolbarbon@gmail.com

    29/05/2010

    Quatro estrelas

    Eu amei a sequência didática, o tema, a atividade final, tudo! Só achei meio comprida, pois na minha escola, que adota livro didático, não teríamos tempo de desenvolver tudo e ainda cumprir com o cronograma proposto pelo livro. Mas assim que tiver oportunidade, aplicarei nas minhas turmas, acredito que vão amar! parabéns!


  • FERNANDO RODRIGUES DA SILVA, ESC MUL JOAO XXIII , Rio Grande do Norte - disse:
    fernando.19@globomail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    É uma sequência muito bem elaborada. Parabéns!


  • luciene ramos pereira queiroz, EEEFM POLIVALENTE DE LINHARES I , Espírito Santo - disse:
    carlinqueiroz@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    ESTÃO EXCELENTES AS ATIVIDADES PROPOSTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS AULAS.


Sem classificação.
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