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A Filosofia dos Provérbios

 

09/10/2009

Autor e Coautor(es)
Michele Santos da Silva
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PORTO ALEGRE - RS COLEGIO ESTADUAL PADRE RAMBO

Franscisco Xarão

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Filosofia Teoria do conhecimento
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos deverão ser capazes de diferenciar conhecimento popular (ou senso comum ou mera opinião) do conhecimento produzido através de métodos mais rígidos de questionamento e análise dos fatos (conhecimento filosófico). Isso deverá se dar através da análise de provérbios populares.

Além disso, os alunos poderão destacar a importância da cultura popular no entendimento da sociedade, seus costumes, regras, etc.

Outro aspecto a ser trabalhado é a autoria e a responsabilidade que vem com ela. Ao produzir trabalhos que serão publicados na internet, cada aluno deve responsabilizar-se pelo uso da língua, pela apresentação estética do trabalho e por seu conteúdo.

Duração das atividades
Cerca de 4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Os seguintes conceitos aparecem no decorrer do trabalho:

- Senso comum

- Sabedoria popular

- Conhecimento científico

- Conhecimento filosófico

Conhecimentos/competências em informática dos alunos (e professores):

- Saber como fazer uma apresentação de slides

- Saber publicar em blog ou no youtube

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

Dia 22 de agosto comemora-se o dia nacional do Folclore, mas não é muito fácil entender o que é e qual a importância do Folclore, o que pertence e o que não pertence ao Folclore. Qual a diferença entre Folclore e cultura? Alguns sites interessantes sobre o assunto:

http://revistaescola.abril.com.br/folclore/cliches-folclore.shtml

http://www1.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/folclore/figuras.html

Como trabalhar esse tema em Filosofia?

Trabalho inicialmente desenvolvido pelo Prof. Franscisco Xarão, ao qual estou dando continuidade.

Provérbios, mitos, superstições, simpatias e rituais são elementos do folclore. A partir deles podemos abordar temas filosóficos como sabedoria popular (senso comum) versus explicação racional e conhecimento científico, ética, preconceitos, pensamento mágico (no caso das simpatias e rituais). Em diálogo com os alunos podemos instigá-los a descobrir a importância desses fenômenos culturais como forma de entender e intervir na realidade natural e social.

Exercício filosófico:

Interpretar os provérbios, mitos e superstições: O que dizem? Qual seu significado? Sua mensagem é verdadeira? Se aplica a quais situações? Concorda? Reproduz algum preconceito?

PASSO A PASSO

PASSO 1

Esclarecer junto aos alunos conceitos como senso comum, conhecimento filosófico e conhecimento científico. Estabelecer suas diferenças.

Após esta primeira etapa, exercitar o aprofundamento filosófico com provérbios. Escolher alguns provérbios e pedir para a turma fazer um debate sobre seus significados, se denotam algum preconceito, se podem ser considerados verdadeiro em todas as situações, etc.

PASSO 2

Como tarefa, os alunos devem entrevistar pessoas de suas comunidades sobre provérbios que conhecem e seus significados. Os alunos devem escrever seus textos analisando cada provérbio, como foi feito em aula. As entrevistas podem ser gravadas com o próprio celular do aluno e ouvidas/vistas em aula.

PASSO 3

Os alunos escolhem um dos provérbios e preparam uma apresentação de slides no Google Docs ou em algum editor de apresentações, como o Power Point ou o Open Office Apresentação. Essa etapa pode ser feita em duplas ou trios.

Para acessar o Google Docs, basta ter uma conta Gmail. Então clique em New – Presentation, como mostra a imagem abaixo:

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Vai abrir a página para fazer a apresentação de slides. A apresentação fica automaticamente salva no Google Docs e pode ser acessada em qualquer computador. Os alunos devem salvar as apresentações com seus nomes e turmas, para serem identificadas facilmente. Para nomear a apresentação, clicar duas vezes em Apresentação sem título.

Se a turma tiver um blog, os alunos podem publicar as apresentações nele. Também pode ser feita uma mostra no Data Show ou na TV.

O blog da turma pode ser criado rapidamente no Blogger. O professor pode criar uma conta no Gmail para a turma e permitir que usem o e-mail e senha para publicar no blog, sem permissão para mudar outras configurações ou apagar as postagens.

Quando levar os alunos para a sala de informática para fazer os slides, pode-se usar a seguinte webquest, produzida para essa aula:

Sabedoria Popular

Ou faça a sua webquest, é muito fácil:

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Como você pode ver acima, na Webquest as etapas do trabalho estão organizadas facilitando o entendimento dos alunos. No ítem Avaliação tem um link para um formulário de auto-avaliação que foi feito no Google Docs. Cada professor deve fazer o seu próprio formulário para poder acessar os resultados. Abaixo um exemplo (só eu posso acessar as respostas, quando logada com meu e-mail no Google Docs):

Auto-avaliação

Cada professor pode fazer o seu formulário no seu Google Docs, em New-Form.

Recursos Complementares

Lista de Recursos Online utilizados

Google Docs – para fazer apresentações e formulário de auto-avaliação

Blogger – para fazer um blog para a turma postar suas apresentações (também podem postar no Youtube)

Webquest – o professor pode fazer a sua própria ou usar a já pronta Sabedoria Popular

Vídeos que podem motivar os alunos, encontrados no Youtube:

O Boto - Juro que vi

O Curupira - Juro que vi

Iara - Juro que vi

E no Porta Curtas:

Matinta Perera - Juro que vi

O Boto - Juro que vi

Iara - Juro que vi

Caçadores de Saci

A Velha a Fiar

Avaliação

Avaliação:

Itens a serem considerados na avaliação:

  1. O aluno colaborou com o bom andamento das atividades? Fez todas as atividades solicitadas dentro do prazo?

  2. Os textos e apresentações publicadas na internet estavam de acordo com a norma padrão da língua portuguesa?

  3. Ao analisar o conteúdo dos provérbios, o aluno conseguiu superar o senso comum em direção a uma produção mais crítica de conhecimento? Foi capaz de expressar isso?

  4. Auto-avaliação.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

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Opiniões

  • Mireuda Pontes da Silva, RAIMUNDO NONATO VIEIRA COLEGIO , Ceará - disse:
    mireuda@gmail.com

    04/10/2011

    Cinco estrelas

    Interessante esse tema e vem de encontro ao que estou trabalhando com meus alunos. Gostei muito estou pensando em adaptar para que eles criem umas tirinhas com os provérbios...o que você acha?


  • Vera Lúcia Ribas Graeff, UFRGS , Rio Grande do Sul - disse:
    vribasg@gamail.com

    30/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente o teu conteúdo e o planejamento. Esta aula é rica em informações e faz o uso das novas tecnologias na educação. Certamente os alunos aprenderão muito sobre o uso correto da informática na aprendizagem. Tiveste uma visão geral do assunto, achei o teu planejamento super completo envolvendo alunos e professores e o mais importante fazendo uso das TICs. PARABÉNS!


  • Professor Jonas Tardelli, SMEC , Rio Grande do Sul - disse:
    jtblisboa@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Interessante e significativa aos propósitos filosóficos. Esclarecedora, mostrando os passos e estimulando o pesquisador a aplicá-la em sala de aula. PARABÉNS!


  • Ângela Regina Szinvelski, NTE-POA , Rio Grande do Sul - disse:
    aszinvelski@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns! Completa em conteúdo, organização, descrição dos recursos, fácil entendimento das tecnologias... Perfeita!


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