06/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Para realizar esta aula, você poderá confeccionar seu próprio material para o trabalho com ortografia (cruzadinhas) ou poderá lançar mão do site:
http://www.mundodedeborah.escolabr.com/cruzadinha3.html < Acesso em 23/09/2009>
No processo de alfabetização é muito importante que os aprendizes sejam capazes de separar os sons que ouvem e categorizá-los para que possam aprender como se escrevem as palavras. Em nossa língua, há relações de correspondências entre fonemas e grafemas que podem gerar dificuldades para as crianças. É o caso das palavras que apresentam um fonema cuja representação gráfica pode variar de uma palavra para outra, ou seja, vários grafemas representam um mesmo som. Veja o caso das palavras CALÇA, BOLSA, PÁSSARO. Elas apresentam o fonema [s] que é representado em cada palavra de maneira diferente (Ç, S, SS).
1) Para realizar esta atividade você precisará fazer um levantamento de palavras que, ao falarmos, produzam o som [s]. O que se propõe é que, neste momento, os alunos prestem atenção apenas no aspecto sonoro das palavras e identifiquem o fonema que está sendo trabalhado. Neste momento não será levada para a sala a palavra escrita. É importante que você destaque, oralmente, o som que quer trabalhar [s] isolando-o na palavra. Desafie as crianças a explorarem e perceberem o que acontece quando elas falam este som na palavra. Quando você diz [s] (o professor deve neste momento vocalizar o som) o que você faz com sua boca? E com sua língua? E com os seus lábios? Escolha uma das palavras acima e faça esse exercício de análise com os alunos.
2) Após este momento, você poderá desafiar os alunos a baterem palmas quando ouvirem o som [s]. Neste momento introduza palavras que não fazem parte da lista previamente selecionda, como azeite, taxi, casinha, asa e outras que você levantar para que eles consigam perceber a presença do fonema que está sendo analisado. Pode-se em seguida pedir que eles falem palavras que tem o som [s] como o que aparece na palavra CALÇA. Estamos focalizando apenas o aspecto sonoro da palavra, não importando, neste momento, a grafia das palavras. Você deve estar muito atento a este aspecto. Estamos trabalhando agora somente com o aspecto fonológico.
3)Após perceber que as crianças identificaram o som [s] nas palavras você poderá introduzir as diferentes maneiras de grafar o esse mesmo som, apresentando alguns exemplos escritos no quadro e pedindo que analisem e comparem o som e a grafia das palavras. Alguns exemplos:
LAÇO – PASSARINHO – PESCARIA
É importante que eles observem que as palavras acima apresentam o mesmo som, mas são escritas com letras diferentes. Neste momento, é fundamental chamar a atenção para o caráter ortográfico da língua portuguesa. Pergunte para as crianças o que elas pensam sobre a maneira que escrevemos: podemos usar a letra que pensamos? Cada um poderia usar as letras que quisessem? Que consequências isso pode ter? Espera-se que as crianças possam perceber a necessidade da construção de um conhecimento ortográfico que as auxilie no processo de escrita das palavras. Em nossa língua há correspondências regulares e irregulares entre grafemas e fonemas. O foco desta aula é trazer à consciência o aspecto irregular, provocando a dúvida ortográfica diante de palavras que apresentam um som e várias formas de grafá-lo.
1) Neste momento, a proposta é descobr ir nas palavras que apresentem o som [o] as diferentes maneiras de fazer a correspondência som/letra. Para esta aula usaremos uma cruzadinha que apresenta palavras que tem o som [s] e grafias distintas S,SS, Ç. Embora esteja originalmente em inglês a atividade é traduzida para o português pela barra de ferramentas do google. No site apresentado abaixo você também poderá aprender a fazer sua própria cruzadinha on line. Uma variação possível é apresentar a cruzadinha em papel para que os alunos a realizem utilizando letras móveis.
http://www.mundodedeborah.escolabr.com/cruzadinha3.html < Acesso em 23/09/2009>.
Abaixo segue a imagem do site com a cruzadinha já preenchida
Palavras da cruzadinha(aniversário,calça,pessoa,açougue,bolsa,assassino,pássaro,cansaço,faça,almoço,facilidade,confiança,natação,falsa,caça).
2) Após a realização da cruzadinha e posterior conferência no site os alunos poderão fazer uma classificação das diversas possibilidades de grafar o som [s]. Pode-se preparar uma tabela como a se segue, que pode ser ampliada com outras grafias (por exemplo CRESCER, NARIZ) etc. A lista de palavrs feitas partir da cruzadinha pode ser ampliada. O professor poderá solicitar aos alunos a cada dia da semana que pesquisem em revistas, livros ou jornais palavras que tenham o som[s], escritas com SS, por exemplo.
PALAVRAS QUE TEM SOM DE S |
Escritas com SS | Escritas com Ç | Escritas com S | Escrita com C |
Não se espera neste momento que o aluno escreva corretamente todas as palavras apresentadas ou em toda vez em que apareça esta dificuldade ortográfica, mas que ele possa construir a dúvida ortográfica diante de palavras que ele ainda não conhece a grafia correta e em que há várias formas de grafar o som [s]. O professor deverá observar e registrar a capacidade dos alunos de observar e identificar o som que está sendo trabalhado.
O professor poderá também fazer um ditado contendo palavras que apresentem as representações do fonema em questão, verificar a aprendizagem para planejar, caso necessário, outras atividades que destaquem esse aspecto da ortografia.
Cinco estrelas 2 classificações
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10/06/2013
Cinco estrelasGostei muito!!
21/11/2011
Cinco estrelasmuito proveitosa a aula