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What is the matter? Trabalhando health problems...

 

12/11/2009

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula o aluno aprenderá vocabulário em Inglês referente às partes do corpo humano, problemas de saúde (health problems) e trabalhará o tempo verbal simple present.

Duração das atividades
06 horas/aulas de 50 minutos, aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Revise com os alunos a estrutura: “How are you?” “I’m fine, thanks / I’m ok! / Not so good.”

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Para motivar os alunos, mostre o seguinte vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=PsRlh35ckg8&feature=related (acesso em 25 de Setembro). Nele serão descritas as partes do corpo humano.

Logo após, pergunte aos seus alunos:

"What is this video showing?"

Resposta: Parts of the body

Depois de passar o vídeo, peça aos alunos que falem quais as partes do corpo foram mostradas. Aqui, eles usarão a língua portuguesa, pois, ainda não conhecem o vocabulário pedido para se comunicarem em inglês. Mesmo eles se comunicando em português, escreva as respostas em inglês no quadro.

Se preferir, trabalhe com figuras. Em: http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/luana-vieira/figuras-partes-do-corpo (acesso em 25 de Setembro de 2009), há uma série de figuras que mostram as partes do corpo.

Observação 1: Poderão ser usadas figuras recortadas de jornais e revistas.

Observação 2: Se achar necessário, consulte o dicionário citado em Recursos Complementares. Nele será possível checar a pronúncia das palavras, bem como a transcrição fonética das mesmas.

Para praticar o novo vocabulário, promova o seguinte game:

Jogo: Cabeça com cabeça.

REGRAS: Divida a sala em duplas. Cada aluno deverá ficar de frente para seu companheiro. Bata palmas para criar ritmo à atividade. Quando bater palma, diga: HEAD TO HEAD (cabeça com cabeça). Neste momento, os alunos deverão juntar suas cabeças. Bata palma de novo e diga: HANDS TO HANDS (mãos com mãos) e os alunos deverão juntar as mãos. Para dificultar, diga: FOOT TO HAND (pé com mão) e os alunos deverão juntar os pés e mãos.


Observação 3: Quando o professor der o comando, os alunos deverão repetí-lo.


Observação 4: Esta é uma atividade que necessita de espaço físico. Se for possível, saia de sala e faça o exercício em uma área livre da escola.

Aula 2

Após revisar o vocabulário referente a partes do corpo trabalhado na aula anterior, pergunte aos seus alunos quais os principais motivos que os levariam a faltar de aula.

Professor: “What are the common reasons to miss a class?”

Aqui, os alunos responderão em português, pois, ainda não estão acostumados com o vocabulário referente à health problems. E o professor deverá anotar no quadro as sugestões feitas pelos alunos.

Mostre aos aprendizes as seguintes figuras:

FLU

Figura 1: Garota gripada.

Fonte: http://colunas.epoca.globo.com/files/1033/2009/08/gripada.jpg
(acesso em 25 de Setembro de 2009)

STOMACHACHE

Figura 2: Homem com dor de estômago.

Fonte: http://www.alienado.net/fotos/2009/05/o-que-fazer-com-dor-de-estomago.jpg
(acesso em 25 de Setembro de 2009)

FEVER

Figura 3: Criança com febre.

Fonte: http://doencas.net/wp-content/uploads/2009/06/crianca-com-febre.jpg
(acesso em 25 de Setembro de 2009)

Depois de mostrar as figuras 1,2 e 3 questione seus alunos:

Do you miss classes because of these problems? Why? 

Para aumentar o vocabulário dos alunos sobre health problems, visite: http://www.youtube.com/watch?v=WNJRl3BZ204   (acesso em 25 de Setembro de 2009). Neste vídeo, são mostradas figuras demonstrando os problemas de saúde bem como a pronúncia de cada palavra.

Para trabalhar o vocabulário apresentado nas figuras e no vídeo, utilize a brincadeira de mímica. Divida a sala em grupos e peça aos alunos para representarem pessoas doentes. Os demais alunos terão que adivinhar qual é o health problem.

Uma sugestão interessante para reforçar o vocabulário sobre health problems e parts of the body é um bingo. Em: http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/luana-vieira/bingowithbodyandhealthproblems  (acesso em 25 de Setembro de 2009), poderá ser encontrada uma cartela pronta, como exemplo. Há ainda várias cartelas em branco para que sejam preenchidas de acordo com as necessidades.

O bingo deverá acontecer em grupos, pois, se a atividade for feita individualmente será  necessário muito mais tempo além do previsto. Organize os grupos (máximo cinco pessoas) e ‘cante’ o vocabulário trabalhado até agora.

Aula 3

Apresente a seguinte situação aos alunos:

Eles acabam de encontrar um amigo no pátio da escola. Ele/ela não parece estar muito bem. Então pergunte:

What´s the matter?
I have a headache.
I have a backache. 
I have a sore throat.  Etc.

Peça aos alunos que, usando o vocabulário aprendido nas aulas 1 e 2, pratiquem a seguinte sequência.

Aluno 1: How are you, aluno 2?
Aluno 2: I’m not so good.
Aluno 1: What´s the matter?
Aluno 2: I have … (acrescentar o problema de saúde)

Sugestão: Dificulte o nível da atividade, acrescentando uma terceira pessoa.
Ex:
Aluno 1: How are you, aluno 2?
Aluno 2: I’m fine thanks, but aluno 3 is not so good!
Aluno 3: Oh yeah!
Aluno 1: How are you, aluno 3?
Aluno 3: I’m not ok!
Aluno 1: What´s the matter?
Aluno 3: I have a/an … (acrescentar o problema de saúde)

Após deixá-los praticar bastante, peça a alunos voluntários que mostrem para toda a turma o desenvolvimento da conversa.

Nesta atividade, deverão ser observados os seguintes aspectos:
• pronúncia dos aprendizes.
• capacidade dos aprendizes de usarem corretamente o vocabulário estudado. Neste caso, a linguagem corporal dos alunos, durante a conversa, ajudará. Se um aluno diz que está com headache e coloca a mão na garganta, indicando uma sore throat, está indicando problemas no aprendizado e merece atenção especial.

Aula 4

Use esta aula para enfatizar o simple present para descrever health problems. Explique que “I have a headache" é um exemplo do uso do simple present.

Enfatize que o tempo verbal estudado é usado quando descrevemos ações habituais. Para mais detalhes do uso e forma do presente simples, acesse: http://www.englishpage.com/verbpage/simplepresent.html  (acesso em 25 de Setembro de 2009)

Recomenda-se algumas atividades para o reforço do simple present. Acesse: http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/luana-vieira/simplepresent-activities  (acesso em 25 de Setembro de 2009) para fazer o download das atividades e aplicá-las.

Observação: As atividades são de fácil resolução. Se quiser, priorize a explicação do simple present (o uso e formas negativa, afirmativa e interrogativa) e peça que os exercícios sejam feitos em casa.

Corrija as atividades.

Aula 5 

Atividade de listening.


Acesse: http://www.esl-lab.com/problem/probsc1.htm  (acesso em 25 de Setembro de 2009)
Esse listening é bem completo. O site apresenta um atividade de pré-listening, o listening propriamente dito e uma atividade pos–listening.

Observação 1: Se achar necessário, verifique o Quis Script fornecido no site. Lá poderão ser encontradas definições para os vocábulos novos que aparecem durante a conversa.


Observação 2: Caso seja necessário, faça adaptações nos exercícios propostos pelo site.

Sugestão 1: Se achar conveniente leia o script para os alunos em vez de deixar o som do falante nativo. Normalmente, quando ouvem um nativo falando, eles ficam apavorados e acham tudo muito difícil, desistindo logo de fazer as atividades propostas. Você pode ler da primeira vez e passar o som do listening nas vezes seguintes.


Sugestão 2: Incentive os alunos a escutarem key words (palavras-chave). Esse procedimento certamente ajudará a entender todo o áudio.


Aula 6


Atividade de speaking.

Recorde o que aconteceu com o problema exposto (baldness) no exercício de listening (aula 5). Peça aos seus alunos que ajudem a resolvê-lo, dando conselhos e/ou sugestões.

What can be done to slow the baldness?
Possíveis respostas: Take some medicine. / Use a toupee.

Assim, apresente aos estudantes as seguintes situações e peça que apresentem soluções para cada uma.

I have a flu.

Figura 4: Garota gripada.

Fonte: http://colunas.epoca.globo.com/files/1033/2009/08/gripada.jpg
(acesso em 25 de Setembro de 2009)

I have a stomachache.

Figura 5: Homem com dor no estômago.

Fonte: http://www.alienado.net/fotos/2009/05/o-que-fazer-com-dor-de-estomago.jpg
(acesso em 25 de Setembro de 2009)

I can’t loose weight.

Figura 6: Pessoa com problema de obesidade.
Fonte: http://images.teamsugar.com/files/upl0/10/104169/14_2008/dv1525002.preview.jpg
(acesso em 25 de Setembro de 2009)

I can’t sleep.

Figura 7: Pessoa com insônia.
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_D-U8dZn-6mE/SVR3MrdUk7I/AAAAAAAAADc/_xfFgXYuTAk/s320/insonia.jpg
(acesso em 25 de Setembro de 2009)


I am stressed.

Figura 8: Pessoa estressada.

Fonte: http://www.referenciando.com/uploads/images/stress.jpg
(acesso em 25 de Setembro de 2009)

Enfatize que os alunos terão que apresentar as resoluções para cada problema de saúde exposto. Observe o desenvolvimento da atividade, focando na parte falada e no interesse dos alunos para resolver os problemas expostos.

Sugestão de trabalho interdisciplinar: O professor de Ciências poderá ajudar no aprofundamento do assunto "problemas de saúde". Este profissional poderá se encarregar em ajudar os alunos a entenderem, biologicamente, o que cada um desses problemas pode causar e quais são as causas dos mesmos.

Recursos Complementares

Dicionário bilíngüe - caso haja a chance de um acesso ao site abaixo no laboratório de informática.

RECURSO - Dictionary.com


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false
(acesso em 24 de Setembro de 2009)

Avaliação

Simule uma consultoria de saúde. Peça aos alunos que escrevam respostas à cartas que pedem ajuda em relação a problemas de saúde. Enfatize que nesta carta deverão estar presentes partes do corpo, sentenças no simple present e o vocabulário que se refere aos problemas de saúde. Utilize o peer-editing: troque as produções escritas entre os alunos. Sugira que façam elogios, sugestões e correções nas produções dos colegas. Para mais informações sobre o processo de peer-editing, acesse: http://www.readwritethink.org/lessons/lesson_view.asp?id=786 (acesso em 24 de Setembro de 2009). Dessa maneira, os alunos poderão aprender uns com os outros. Só depois do peer-editing, faça a correção final. Uma sugestão é montar um mural com o título: “How to solve health problems”, com as cartas feitas pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

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Opiniões

  • LEDA MARIA RITTER MACHADO, Escola Estadual de Ensino Médio XV de Novembro , Rio Grande do Sul - disse:
    leda_ritter@hotmail.com

    06/07/2014

    Cinco estrelas

    Conteúdo didático muito bem contextualizado ao momento atual. Parabéns.


  • sonia maria alves da silva, centro de ensino medio de tempo integral- cemti franklin doria , Piauí - disse:
    soniamaria1932@hotmail.com

    31/07/2013

    Quatro estrelas

    Achei interessante demais as tecnicas aplicadas para o ensino de lingua inglesa aqui apresentadas, é dificil de si encontrar aulas tão ricas por onde se procura. Sou professora de lingua inglesa e confesso que é muito complicado trabalhar assim, aqui temos exemplos de aulas que trabalham com a realidade com a vivência que alunos podem encontrar quando se deparam com alguem do estrangeiro.


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