Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Datas comemorativas - Aula 1 - Happy Halloween!

 

07/10/2009

Autor e Coautor(es)
TANIA MARIA REDEL PETRECELI
imagem do usuário

SANTA MARIA - RS COL EST TANCREDO NEVES

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão auditiva e leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ampliar vocabulário.

Relacionar contextos históricos com atuais.

Desenvolver habilidades escritas, orais e manuais.

Pesquisar na Internet.

Criar cartoon.

Duração das atividades
Quatro horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ferramentas básicas ao uso do computador e de pesquisa na Internet.

Postagem de trabalhos em blog.

Criação de cartoon.

Estratégias e recursos da aula
           

O que podemos fazer:
Atividade 1-

Halloween é uma festividade que atrai os alunos. Nas aulas de Inglês ela deve ter seu espaço como uma atividade de aprendizagem além de promover cultura geral. 

Iniciar a aula conversando sobre superstições, medos e pesadelos.

Com a pergunta “Do you believe in ghosts?” proporcionar um debate.
(Reservar um tempo para a troca de idéias.)

Questionar quanto à expressão "nightmare". O que significa? Como são os "nightmares" de vocês?

Vamos ver que personagens podem habitar nossos "nightmares" no vídeo a seguir.
Após, assistir ao vídeo disponível em

http://www.youtube.com/watch?v=xpvdAJYvofI acesso em 26/09/09

Este vídeo apresenta um capítulo do filme de Tim Burton - "The nightmare before Christmas", nele podemos assistir a música "This is Halloween" cantada pelos personagens do filme.

Após a turma assistir ao vídeo uma vez, entregar a letra para que  observem a pronúncia.
Song Lyrics:

O Estranho Mundo de Jack - This Is Halloween
Disney
[shadow]
Boys and girls of every age
Wouldn't you like to see something strange?
[siamese shadow]
Come with us and you will see
This, our town of halloween
[pumpkin patch chorus]
This is halloween, this is halloween
Pumpkins scream in the dead of night
[ghosts]
This is halloween, everybody make a scene
Trick or treat till the neighbors gonna die of fright
It's our town, everybody scream
In this town of halloween
[creature under the bed]
I am the one hiding under your bed
Teeth ground sharp and eyes glowing red
[man under the stairs]
I am the one hiding under yours stairs
Fingers like snakes and spiders in my hair
[corpse chorus]
This is halloween, this is halloween
[vampires]
Halloween! halloween! halloween! halloween!
In this town we call home
Everyone hail to the pumpkin song
[mayor]
In this town, don't we love it now?
Everybody's waiting for the next surprise
[corpse chorus]
Round that corner, man hiding in the trash cam
Something's waiting no to pounce, and how you'll...
[harlequin demon, werewolf & melting man]
Scream! this is halloween
Red 'n' black, slimy green
[werewolf]
Aren't you scared?
[witches]
Well, that's just fine
Say it once, say it twice
Take a chance and roll the dice
Ride with the moon in the dead of night
[hanging tree]
Everybody scream, everbody scream
[hanged men]
In our town of halloween!
[clown]
I am the clown with the tear-away face
Here in a flash and gone without a trace
[second ghoul]
I am the "who" when you call, "who's there?"
I am the wind blowing through your hair
[oogie boogie shadow]
I am the shadow on the moon at night
Filling your dreams to the brim with fright
[corpse chorus]
This is halloween, this is halloween
Halloween! halloween! halloween! halloween!
Halloween! halloween!
[child corpse trio]
Tender lumplings everywhere
Life's no fun without a good scare
[parent corpses]
That's our job, but we're not mean
In our town of halloween
[corpse chorus]
In this town
[mayor]
Don't we love it now?
[corpse chorus]
Skeleton jack might catch you in the back
And scre am like a banshee
Make you jump out of your skin
This is halloween, everyone scream
Wont' ya please make way for a very special guy
Our man jack is king of the pumpkin patch
Everyone hai l to the pumpkin king
[everyone]
This is halloween, this is halloween
Halloween! halloween! halloween! hallow een!
[corpse child trio]
In this town we call home
Everyone hail to the pumpkin song
[everyone]
La la-la la, halloween! halloween! [repeat]

Letra da música disponível em http://letras.terra.com.br/disney/358436/ acesso em 25/09/09

Sugestão de trabalho com a música: após assistir ao vídeo, organizar uma apresentação com a turma.

Separá-los  em pequenos grupos.

Determinar a parte da música que cada grupo apresentará.

Deixar um tempo para que se organizem e treinem.

Se necessário assistir ao vídeo mais uma vez.

Apresentar, após, a canção em forma de um coro falado ou jogral.

Atividade 2-
Trabalhar com um texto descrevendo as atividades comuns a um dia de Halloween.

Deixar lacunas.

O/A professor/a dita o texto para que os alunos completem.


( http://www.magiagifs.kit.net/Especial_Halloween/smilepage.htm - image - acesso em 25/09/09)


Halloween

American children spend a part of October 31st making faces in _____________.
They remove the pulp and _____________ and cut holes for the _________, ____________, and a ________________ with big ____________. They put a ____________ inside the pumpkin and the light shines through the holes. These pumpkins are called Jack-o-lanterns.
Adults and children dress themselves as _______________, _______________, ______________, and _________________
At night children go from house to house saying “Trick or Treat”. If the people don’t give them a treat – ___________________ or _____________ or ___________
They will play tricks on them. Children go home late at night with a lot of candy!

Bank of words:
Sugestão apresentar as palavras em fichas, estudar a pronúncia e o significado.
Pumpkins / ghosts / candle / nose / eyes / skeletons / apples / cakes / teeth / seeds / pirates / witches / mouth / candy.

Atividade 3 – No Laboratório de Informática:
Pesquisar provérbios populares que mostram este lado supersticioso das pessoas:
A proverb...
“The road to hell is paved with good intentions.”

Fonte para pesquisa de provérbios:
http://www.sk.com.br/sk-prov.html acesso em 26/09/09

Os provérbios escolhidos serão postados no Blog da turma e apresentados em grupos, previamente formados, com o uso de mímica.

(A imagem representa um trabalho realizado em 2008 pela então turma 301.)

http://futurosbixos301.blogspot.com

Realizar um sorteio de amigo secreto, previamente, para a troca de mensagens.

Trocar mensagens em cartões confeccionados pelos alunos com os provérbios encontrados ou com o folclórico verso:

"For someone special
Black cats and pumpkins and witches and ghosts
are fun when
it's Halloween Night.
But you have a way of
making each day turn out
to be fun-filled and bright!
Happy Halloween!"

(Unknown author)

Atividade 4
Promover na escola uma gincana em alusão à data com atividades como:

Pesquisa sobre o histórico da data: (Sugestão de sites no final da aula).

Concurso de fantasias.
Concurso de pratos típicos ou alusivos ao tema.
Decoração da sala de aula.
Brincadeiras.

Exposição de trabalhos.

Sugestão de atividade na escola:

Garfield: Halloween Adventure está disponível no site do youtube e também em DVD, junto com o filme Garfield 1.

Images from video on http://www.youtube.com/watch?v=kh9jjjbTt_8 acesso em 27/09/09

Sugestão de atividade com a professora de Português: relacionar a data com personagens folclóricos brasileiros como o Saci, o Curupira e outros.
Sugestões para pesquisa http://www.sosaci.org/historias.html acesso em 25/09/09.

Atividade 5 – Exercícios com vocabulário do tema da aula e que  podem ser encontrados para impressão nos sites citados abaixo.



(Fonte image and crossword http://printables.kaboose.com/ha lloween-crossword-medium.html acesso em 25/09/09)

Podemos acessar também o seguinte site com muitas outras sugestões de atividades para imprimir.

www.dltk-holidays.com/halloween/worksheets.htm acesso em 25/09/09.

Uma sugestão de atividade na sala de aula: criar Glue Ghosts
Encontramos no site abaixo sugestão de um trabalho com cola escolar:

(Image from http://crafts.kaboose.com/swf/210x158_glueghost2_rdax_65.jpg acesso em 25/09/09)


These little glue ghosts are absolutely adorable in this fun ghost craft for kids that require only glue, imagination and a little bit of patience!
What you'll need:
• White school glue
• Waxed paper
• Wiggle eyes
• Felt, buttons, pom-poms, etc (all optional)
How to make it:
1. Place a piece of waxed paper on a flat surface.
2. Squeeze glue from the bottle into the shape of a ghost.
3. Place wiggle eyes into the glue.
4. If you would like to decorate your ghost, use felt, buttons, pom-poms or whatever you like to add character. We made a simple bow tie from green felt and added mini pom-poms for buttons.
5. Set aside in an out-of-reach area to dry overnight. Note: Expect for them to take all night – and possibly a few hours more – to dry completely.
6. Once dry the ghosts will look like they blend into the waxed paper. Carefully peel them paper and use them as decorations around the house.
Fonte: Como fazer: The Glue Ghosts
http://crafts.kaboose.com/glue-ghosts.html acesso em 25/09/09)

Atividade 6 –&nb sp;
Sugestões de decoração para as salas de aula podem ser vistas no site do www.youtube.com , conforme os endereços acrescentados abaixo. esta tarefa poderá ser em parceri a com a professora de Artes

Veja como fazer decorações simples e baratas:



http://www.youtube.com/watch?v=Jc1uQYepVpc
Aprenda c omo fazer uma mão com pipocas - acesso em 2 6/09/09

http://www.youtube.com/watch?v=ZoyuHgYL-tM
Como fazer uma pumpkin acesso em 26/09/09

Atividade para as turmas menores:

Em http://festas.colorir.com/halloween/&nbs p;encontramos atividades para colorir  que podem ser úteis numa integração com as turmas da escola. (acesso em 26/09/09)


(Image from http://www.magiagifs.kit.net/Especial_Halloween/smilepage.htm acesso em 26/09/09)

Atividade 7 -

No seguinte endereço encontramos um texto sobre Halloween suas origens, personagens, histórico. Torna-se interessante seu estudo pela quantidade de informação contida e também porque o site permite que ouçamos a narração do mesmo.

http://resources.marshalladulteducation.org/rs/l75/halloween_pre-read.htm

Happy Halloween
Leaves have fallen from the trees, a cool autumn breeze is in the air, pumpkins, candy and ghosts abound – these are all sure signs that Halloween is near. This October 31st holiday began over 2000 years ago in what is now Ireland and Europe. It grew out of a Celtic celebration called Samhain (pronounced sow-en). This pagan holiday combined the Celt’s harvest and New Year festivals. Time, order and structure were abolished, and chaos was encouraged to reign d uring the three-day festival.
The day before Samhain was considered the last day of summer (or of the old year) and the day after Samhain was the first day of winter (or of the new year). It was associated with the seasonal cycles of life and death as the last crops were harvested and livestock were brought in for winter or for slaughter.
Being between seasons or years, Samhain was considered a magical and fearful time. The barrier between the worlds of the liv ing and dead broke and spirits walked on the Earth. People tried to make contact with friendly spirits of the dead, who were often seen as sources of guidance. Many people wore masks made of animal heads and skins to frighten off evil spirits. It was thought that the spirits of the dead required food and drink. So, during the festival people would leave various articles of food outside to appease the spirits. The sprits would go door-to-door demanding the best food and wine. If none were given, a hungry and possibly irritated spirit might enter the house and cause trouble for the home dwellers.
Sacred bonfires were very important during the fiery festival. They provided light against the growing darkness and evil spirits. As the celebration ended, families carried home embers from the fire to relight their hearth fires.
The Jack-O’-Lantern is said to have come from this age-old practice of carrying home embers in hollowed-out turnips. In an Irish folk tale, a man named Jack once escaped the devil with a turnip lantern. When the Irish came to America, Jack’s turnip was exchanged for the more easily carved pumpkin.
Christians tried to replace the pagan festival with a church-approved h oliday. November 1st was designated All Saints’ Day to honor saints and martyrs, and November 2nd became All Soul’s Day, a day to remember the departed and to pray for their souls.
Together, All Saints’ Eve, All Saints’ Day and All Souls’ Day were called Hallowmas. The night before, came to be called All-hallows Evening. After some time, t he name was shortened to “Halloween.”

Leitura disponível em http://resources.marshalladulteducation.org/rs/l75/halloween_timed1.htm  (acessado em 25/09/09.)

Atividade 8
Text comprehension:
a. Who first celebrated Halloween?

( ) The Druids.
( ) The Romans.
( ) The Christians.

b. The tradition of dressing up started because:

( ) People try to scare away evil spirits.
( ) It's a way to honor the dead.
( ) If the evil spirits came, they wouldn't recognize you.

c. Who is Samhain:

( ) The God of the dead.
( ) The end of summer.
( ) A  priest who held the first Halloween service.

d. The Romans called Halloween Pomona Day. Who was Pomona?

(   ) A country.
( ) The goddess of fruits and gardens.
( ) The place where evil spirits dwell.

e. Halloween falls on the night before:

( ) All Soul's Day.
( ) All Saint's Day.
( ) The first Harvest Moon.


The goddess Pomona – Image from

http://www.costumefinder.co.uk/blog/wp-content/uploads/2009/05/pomona.jpg acesso em 26/09/09

Halloween party


http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.costumefinder.co.uk/blog/wp-content/uploads/2009/05/pomona.jpg&imgrefurl=http://www.costumefinder.co.uk/blog/index.php/halloween/halloween-what-is-the-meaning-of-the-apple/116&usg=__RQRQRCYyp_7PWjonnZbFcK0p1tk=&h=369&w=289&sz=36&hl=pt-BR&start=49&tbnid=OpMUrkwv0SqyOM:&tbnh=122&tbnw=96&prev=/images%3Fq%3Dpomona%26gbv%3D2%26ndsp%3D20%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26start%3D40

Playing: hunting the apple
http://images.google.com.br/ (mesmo endereço acima)

Sugestão de sites para pesquisa:

http://en.wiktionary.or/wiki/Halloween

http://en.wikipedia.org/wiki/Halloween  acessados em 25/09/09.

http://kidsinberkshire.co.uk/news78.html acesso e download de image em 25/09/09.

Apresentar indagações para pesquisa em grupo como:
- Origin of the words: Halloween, All Hallows’ Day, Sam hain, Trick or treat, Jack o'lantern.
- Foods.
- Halloween around the world.
- Religious perspectives.
- Symbols.
- Habits.

Após a pesquisa os grupos organizarão textos com as informações obtidas.

Atividade 9
No site www.toondoo.com criar um cartoon alusivo à data, utilizando provérbios pesquisados. e postar no Blog da turma.

Atividade 10 -

Autoavaliação da aula e sugestões para futuros trabalhos.

Recursos Complementares

Dicionários

Sala de computadores.

TV e DVD

DVD da Fox - Garfield o filme - as aventuras de Garfield (ano 2006). www.foxvideobrasil.com Com duração de 20 min, disponível em Inglês, Português e Espanhol.

Material para a decoração da sala e da escola, se for o caso.

Avaliação

A avaliação será contínua:
Pela participação nas tarefas.
Provérbios postados no Blog.
Dramatização do provérbio escolhido com mímica.
Elaboração das mensagens para a brincadeira de amigo secreto.
Apresentação oral do coro falado.
Se o aluno escrever corretamente 8 das 14 palavras do ditado de lacunas.
Confecção e/ou postagem do cartoon criado com o provérbio no Blog.

Autoavaliação.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 17 classificações

  • Cinco estrelas 16/17 - 94.12%
  • Quatro estrelas 0/17 - 0%
  • Três estrelas 1/17 - 5.88%
  • Duas estrelas 0/17 - 0%
  • Uma estrela 0/17 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Graziele Ferreira, eeeeee , Santa Catarina - disse:
    graziferreira13@yahoo.com.br

    31/10/2012

    Cinco estrelas

    Ótimo!!!


  • Germana Furquim, E.E.T.I "Cunha Bastos" , Goiás - disse:
    germana_f_ferreira@hotmail.com

    17/10/2012

    Cinco estrelas

    Adaptamos esta aula e a gincana em nossa escola e foi um sucesso.


  • Larissa, Fisk , São Paulo - disse:
    larissalcastro@gmail.com

    02/10/2012

    Cinco estrelas

    Great ideas!! Thanks a lot


  • Maria de Lourdes Arruda Guerra, Alfa School , São Paulo - disse:
    mlaguerra@uol.com.br

    23/09/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns por uma sequência didática tão completa! Gostei muito das atividades sugeridas, tanto pelo conteúdo como pela variedade delas. Vou aplicar algumas com meus alunos de Inglês.


  • Iana Lopes, CPM , Bahia - disse:
    Iana.lopes@hpotmail.com

    12/10/2011

    Cinco estrelas

    Adorei o blog, estava em dúvida sobre o que faria na semana do Halloween já que não há um projeto desta natureza na escola onde trabalho, porém não queria deixar passar em branco esta data, pois consta do calendário e cultura do país onde a língua inglesa é oficial e faz parte da cultura deles e como leciono Língua estrangeira - Inglês resolvi fazer uma pesquisa e deparei-me com o seu blog, e me veio um monte de idéias, amei seu espeço.Thank you darling.Kiss.


  • atillana, CAIC , Pernambuco - disse:
    atillana@yahoo.com.br

    29/09/2011

    Cinco estrelas

    eu adorei ! vou colocar em pratica os objetivos propostos valeu!!!!!!


  • ANA MARIA RAMOS WALKOFF, EB GUITA FEDERMANN , Santa Catarina - disse:
    walkoff_ana@yahoo.com.br

    12/09/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns pela criatividade! Vou utilizar essas sugestões nas minhas aulas. Obrigado


  • Irany Rodrigues , Escola Estadual professora Zullmira Magalhães , Tocantins - disse:
    iranyedu@hotmail.com

    27/10/2010

    Cinco estrelas

    Adorei esta ideia e um trbalho muito criativo parabens


  • Rodrigo Correa da Fonseca, E M PROFA WANDA PEREIRA ROQUE , Rio de Janeiro - disse:
    teacher.rod@gmail.com

    23/10/2010

    Cinco estrelas

    Excelentes sugestões! Obrigado.


  • jasmini, escola professor argemiro gonçalves , Santa Catarina - disse:
    jasmnedefatima@yahoo.com.br

    20/10/2010

    Três estrelas

    ajudou muito estas aulas valeu está muito legal


  • Kenia Alves de Oliveira, Escola Municipal Maria Antonieta Alvarenga e Escola Municipal de Guaipava , Minas Gerais - disse:
    keniagirl_20@hotmail.com

    19/10/2010

    Cinco estrelas

    Adorei sua ideia!!! Sou professora de Inglês para alunos de 6° ao 9° ano e amei!!!Vou adaptar sua ideia e aderir em minhas aulas!Obrigada!


  • Marcelo Teixeira Martins, Secretaria Municipal de Educação de SANTO ANTONIO DO PINHAL , São Paulo - disse:
    supertchelo.11@gmail.com

    16/07/2010

    Cinco estrelas

    Realmente as aulas estão muito bem elaboradas e muito bem explicadas. Gostei muito das indicações deixadas por meio de links, muito interessantes.


  • Oneide Druzian, Colégio Estadual Tancredo Neves , Rio Grande do Sul - disse:
    neydhe@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito interessante a aula! Importante para o aluno estudar as diferentes culturas e para os professores devido as sugestões pertinentes a realização de um bom trabalho pedagógico a partir do tema. Parabéns!!!


  • IONARA BARBOSA DE FREITAS, ESCOLA MUNICIPAL ELLEN BUCKUP-ZONA RURAL , Mato Grosso - disse:
    nara19742009@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    DO MEU PONTO DE VISTA A AULA FOI EXCELENTE,POIS COMO PROFESSORA DE INGLÊS BUSCO SEMPRE MÉTODOS DINÂMICOS PARA DIVERSIFICAR MINHAS AULAS.


  • CRISLIANE PATRICIA DA SILVA, Faculdades Integradas de Naviraí , Mato Grosso do Sul - disse:
    massambanipaty@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a aula....muito criativa..parabéns


  • JULIANE MOTOYAMA, Colégio Maximus , São Paulo - disse:
    ju_francischeti@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Esta aula está bem interessante, nada como ensinar a língua inglesa a partir da cultura deste povo.


  • Ana Alice Bueno, Escola Estadual José Mathias Zimmermann , Santa Catarina - disse:
    anabuenoch@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei excelente esse material! Envolve não somente os alunos de uma determinada turma, mas dá para envolver o colégio todo! Também gostei do uso de diversos recursos para a realização da aula. Parabéns!!!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.