Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Massa específica e densidade

 

29/01/2010

Autor e Coautor(es)
JOSE ANGELO DE FARIA
imagem do usuário

VICOSA - MG COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI

Edson Luis Nunes José Marcelo Gomes Isnard Domingos Ferraz Daniel Rodrigues Ventura

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Ensino Médio Física Movimento, variações e conservações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender o conceito de massa específica e densidade absoluta.

Determinar a densidade relativa de uma substância qualquer comparando com a densidade de outra tomada como referência, normalmente esta substância de referência é a água, cuja densidade absoluta é igual a 1,0 g/cm3.

Duração das atividades
Uma aula (50 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceitos de massa, peso e volume. Volume de sólidos regulares (interação com matemática).

Estratégias e recursos da aula

Se o professor conseguir uma balança simples ou se tiver facilidade em sua escola, distribuir a turma em grupos e fornecer uma balança para cada grupo. Obtenha objetos de madeira e/ou outro material e modele-os de maneira a obter objetos de formato regular tais como: prisma, cubo, esfera, cilindro, cone, pirâmide, paralelepípedo. Numa oficina que se trabalha a madeira, marcenaria por exemplo, é comum sobrar pedaços de madeira sem utilidade na oficina. Os próprios alunos podem ter algum objeto de outro material, pedra sabão, dependendo da região ou qualquer material. Quanto mais diversificado o material melhor. Abaixo os objetos sugeridos estão representados pelas figuras com as correspondentes fórmulas matemáticas para calcular seus volumes.

Com o objeto de madeira ou outro material, já no formato desejado, peça aos alunos para, utilizando uma régua, medir as dimensões relacionadas com o volume de cada objeto e com os valores obtidos calcular o volume, segundo as fórmulas matemáticas, anexadas à figura. Os alunos deverão medir as dimensões que estão relacionadas com a área da base em algumas figuras, raio em alguns casos e altura em todos os casos, sendo que a altura da esfera é seu diâmetro, ou seja, o dobro do raio, portanto o aluno não vai gastar muito tempo determinando essas medidas, caso seja essa uma das preocupações do professor.

Depois, com auxilio de uma balança determine a massa de cada objeto. Se tiver dificuldade em conseguir uma balança, o próprio professor pode medir a massa de cada objeto em uma balança de loja ou supermercado e etiquetar o valor correspondente em cada um.

A partir dos dados obtidos pedir para cada aluno ou equipe, fazer a divisão do valor da massa do objeto pelo seu volume e que o valor de sua resposta deve aparecer acompanhado da unidade correspondente.

 Deixar que cada aluno ou equipe forneça o resultado obtido, exigindo e conferindo a unidade. A partir dos resultados fornecidos por eles, introduzir o conceito de massa específica ou densidade absoluta, confirmando que esta foi a grandeza por eles obtida (d = m/V). Aproveitar o momento e introduzir também o conceito de densidade relativa.

A título de curiosidade apresenta-se também abaixo uma tabela contendo a massa específica de algumas substâncias. O professor poderá apresentá-la aos alunos para que percebam e façam comparação entre as massas específicas de alguns materiais diferentes e principalmente analisando o valor da massa específica de cada material co m a massa específica d a água.

undefined

undefined

Obs. Figura sem referência é atribuida ao autor do texto. Tabela obtida de vários textos.

Recursos Complementares

Utilize o a animação que se encontra no portal do professor no seguinte endereço:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1419/sim_empuxo_blocoemola.htm


Avaliação

O professor pode pedir aos alunos para calcular o volume ocupado por uma tonelada de cedro e por uma tonelada de ferro, ou a mesma massa para dois materiais distintos com densidades bem diferentes, usando os valores da tabela apresentada, depois comparar esses volumes fazendo uma crítica sobre os resultados obtidos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.