Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


“Temas Transversais no Estudo da Reprodução Humana”

 

23/10/2009

Autor e Coautor(es)
Stefany Hepp Wieth
imagem do usuário

PEDRO OSORIO - RS COLEGIO EST GETULIO VARGAS

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Uma atividade interdisciplinar, integrando mídias e tecnologias na escola na abordagem de assuntos como o aborto, células-tronco, eutanásia, métodos contraceptivos e DSTs.

Duração das atividades
9 a 12 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essas são todas questões em debate na sociedade atual relacionadas a temas transversais previstos nos PCNs para o Ensino Médio que incluem Ética, Saúde e Orientação Sexual. Refletir sobre elas por meio de diferentes referenciais teóricos utilizando diversos recursos midiáticos certamente contribuirá para fundamentação e discussão de idéias e posições do grupo envolvido.

Estratégias e recursos da aula

ABORDAGEM PEDAGÓGICA

Aborto, DSTs, Métodos Contraceptivos, Células-tronco e Eutanásia são temas transversais relacionados ao conteúdo de Reprodução Humana, que geram em muitos casos, questões polêmicas de ordem ética nas aulas de Biologia.

A partir desses questionamentos, a tarefa será desenvolver um texto dissertativo-argumentativo defendendo uma opinião, de forma fundamentada, sobre os diferentes posicionamentos em relação aos temas escolhidos.

           Os textos deverão ser apresentados na forma de hipertexto (termo que remete a um texto em formato digital ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlins) e o resultado das pesquisas demonstrado em slides para posterior divulgação. Os sites sugeridos servirão de base para a execução das tarefas propostas, de acordo com cada tema escolhido.  Os alunos poderão pesquisar mais a respeito e promover um debate na classe, confrontando opiniões favoráveis e contrárias.

Eutanásia: Descrever o que é a eutanásia.;Estabelecer a diferença entre eutanásia e distanásia; Evidenciar aspectos importantes na argumentação favorável ou contrária à eutanásia;Elucidar informações atuais de casos e de países onde a eutanásia é praticada dentro da legalidade.

Métodos Contraceptivos:  Os métodos contraceptivos podem ser divididos didaticamente em: comportamentais, de barreira, métodos hormonais e cirúrgicos, para melhor ilustração;Definir, de forma fund amentada, os pr os e contras dos métodos contraceptivos apresentados.

DSTs:  Entre as DSts evidenciadas no material disponibilizado nas FONTES, apresentar de forma fundamentada e devidamente ilustratada, as manifestações, o modo de transmissão e prevenção dessas doenças.

Células-tronco: Descrever o que são células-tronco;Salientar os tipos de células-tronco e suas aplicações no uso terapêutico;Evidenciar aspectos importantes na argumentação favorável ou contrária  à  sua utilização.

 Aborto:Estabelecer os critérios utilizados na definição do início da vida, fundamentados nas visões das diferentes culturas e religiões;Evidenciar aspectos importantes na argumentação (pro-vida) favorável aos direitos do embrião e na argumentação (pro-escolha), favorável aos direitos de escolha da mulher pela intervenção voluntária da gravidez.

ETAPAS METODOLÓGICAS

1ª Etapa:

-Organizar-se em grupos de 3 a 4 alunos;

-Cada grupo formado deve optar por um dos assuntos abordados;

-No Laboratório de Informática pesquisar os temas disponibilizados nos sites sugeridos.

2ª Etapa:

-Produzir um texto conclusivo de acordo com as argumentações escolhidas pelo grupo e elaborar um hipertexto.

-Criar uma apresentação de slides (no máximo dez).

3ª Etapa:

-Apresentar os slides para a turma e colocar os temas em discussão;

-Postar no blog da turma as apresentações e os hipertextos criados.

SITES SUGERIDOS

Métodos Contraceptivos

http://www.gineco.com.br/2.htm

http://www.adolescencia.org.br/p ortal_2005/secoes/saiba/textos/anticoncepcao_adolescencia.pdf

http://www.metodoscontraceptivos.com/

http://www.afh.bio.br/reprod/reprod8.asp

http://saude.sapo.pt/artigos/?id=562048

http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102006000100010

 

 

Aborto

http://www.mulheresdeolho.org.br/?cat=7

http://www.fsp.usp.br/SCHOR.HTM

http://www.adolescencia.org.br/portal_2005/secoes/saiba/saiba_mais_gravidez.asp?secao=saiba&tema=gravidez

http://www.aborto.com.br/artigos/propaganda.htm

http://criticanarede.com/html/aborto.html

Eutanásia

http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=1862

http://pt.wikipedia.org/wiki/Eutan%C3%A1sia

http://www.ufrgs.br/bioetica/eutanbra.htm

http://eutanasiaedistanasia.blogspot.com/

http://eutanasia.no.sapo.pt/situacaonaholanda.htm

http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRSPE5180QK20090209

http://www.providafamilia.org.br/site/secoes.php?sc=55

DTS

http://www.dst.com.br/index.php

http://www.aids.gov.br/main.asp?View={CEBD192A-348E-4E7E-8735-B30000865D1C}&Mode=1

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?390

http://www.aidsbrasil.com/

http://www.adolescencia.org.br/portal_2005/secoes/saiba/saiba_mais_dst.asp?secao=saiba&tema=dst

Células-tronco

http://www.cordvida.com.br/

http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9lula-tronco

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?602

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142004000200016&script=sci_arttext

http://www.ghente.org/temas/celulas-tronco/index.htm

http://www.cib.org.br/entr evista.php?id=30

Recursos Complementares

Laboratório de Informática da escola, computadores, pen-drive, câmera fotográfica, projetor multimídia, internet, livros didáticos, jornais e revistas.

 

Avaliação

    Na avaliação será considerado o cumprimento das tarefas propostas analisando entre os aspectos observados nas apresentações dos grupos e no grau de participação dos alunos, critérios como criatividade, argumentação, qualidade de produção textual e envolvimento nas atividades desenvolvidas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Evandro Madeiros Dantas , EEM Aracy magalhaes Martins , Ceará - disse:
    evandromadeiros@bol.com.br

    22/04/2010

    Quatro estrelas

    vejo que sua aula teve uma importância muito significativa, uma vez que assuntos que fazem os alunos a refletir sobre assuntos tão polêmico e que muitas vezes estes não tem se não for na escola a oportunidade de exclarecere e dar sua opnião, parabéns.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.