23/10/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Transmissão da vida, ética e manipulação genética |
Uma atividade interdisciplinar, integrando mídias e tecnologias na escola na abordagem de assuntos como o aborto, células-tronco, eutanásia, métodos contraceptivos e DSTs.
Essas são todas questões em debate na sociedade atual relacionadas a temas transversais previstos nos PCNs para o Ensino Médio que incluem Ética, Saúde e Orientação Sexual. Refletir sobre elas por meio de diferentes referenciais teóricos utilizando diversos recursos midiáticos certamente contribuirá para fundamentação e discussão de idéias e posições do grupo envolvido.
ABORDAGEM PEDAGÓGICA
Aborto, DSTs, Métodos Contraceptivos, Células-tronco e Eutanásia são temas transversais relacionados ao conteúdo de Reprodução Humana, que geram em muitos casos, questões polêmicas de ordem ética nas aulas de Biologia.
A partir desses questionamentos, a tarefa será desenvolver um texto dissertativo-argumentativo defendendo uma opinião, de forma fundamentada, sobre os diferentes posicionamentos em relação aos temas escolhidos.
Os textos deverão ser apresentados na forma de hipertexto (termo que remete a um texto em formato digital ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlins) e o resultado das pesquisas demonstrado em slides para posterior divulgação. Os sites sugeridos servirão de base para a execução das tarefas propostas, de acordo com cada tema escolhido. Os alunos poderão pesquisar mais a respeito e promover um debate na classe, confrontando opiniões favoráveis e contrárias.
Eutanásia: Descrever o que é a eutanásia.;Estabelecer a diferença entre eutanásia e distanásia; Evidenciar aspectos importantes na argumentação favorável ou contrária à eutanásia;Elucidar informações atuais de casos e de países onde a eutanásia é praticada dentro da legalidade.
Métodos Contraceptivos: Os métodos contraceptivos podem ser divididos didaticamente em: comportamentais, de barreira, métodos hormonais e cirúrgicos, para melhor ilustração;Definir, de forma fund amentada, os pr os e contras dos métodos contraceptivos apresentados.
DSTs: Entre as DSts evidenciadas no material disponibilizado nas FONTES, apresentar de forma fundamentada e devidamente ilustratada, as manifestações, o modo de transmissão e prevenção dessas doenças.
Células-tronco: Descrever o que são células-tronco;Salientar os tipos de células-tronco e suas aplicações no uso terapêutico;Evidenciar aspectos importantes na argumentação favorável ou contrária à sua utilização.
Aborto:Estabelecer os critérios utilizados na definição do início da vida, fundamentados nas visões das diferentes culturas e religiões;Evidenciar aspectos importantes na argumentação (pro-vida) favorável aos direitos do embrião e na argumentação (pro-escolha), favorável aos direitos de escolha da mulher pela intervenção voluntária da gravidez.
ETAPAS METODOLÓGICAS
1ª Etapa:
-Organizar-se em grupos de 3 a 4 alunos;
-Cada grupo formado deve optar por um dos assuntos abordados;
-No Laboratório de Informática pesquisar os temas disponibilizados nos sites sugeridos.
2ª Etapa:
-Produzir um texto conclusivo de acordo com as argumentações escolhidas pelo grupo e elaborar um hipertexto.
-Criar uma apresentação de slides (no máximo dez).
3ª Etapa:
-Apresentar os slides para a turma e colocar os temas em discussão;
-Postar no blog da turma as apresentações e os hipertextos criados.
SITES SUGERIDOS
Métodos Contraceptivos
http://www.gineco.com.br/2.htm
http://www.adolescencia.org.br/p ortal_2005/secoes/saiba/textos/anticoncepcao_adolescencia.pdf
http://www.metodoscontraceptivos.com/
http://www.afh.bio.br/reprod/reprod8.asp
http://saude.sapo.pt/artigos/?id=562048
http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102006000100010
Aborto
http://www.mulheresdeolho.org.br/?cat=7
http://www.fsp.usp.br/SCHOR.HTM
http://www.aborto.com.br/artigos/propaganda.htm
http://criticanarede.com/html/aborto.html
Eutanásia
http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=1862
http://pt.wikipedia.org/wiki/Eutan%C3%A1sia
http://www.ufrgs.br/bioetica/eutanbra.htm
http://eutanasiaedistanasia.blogspot.com/
http://eutanasia.no.sapo.pt/situacaonaholanda.htm
http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRSPE5180QK20090209
http://www.providafamilia.org.br/site/secoes.php?sc=55
DTS
http://www.dst.com.br/index.php
http://www.aids.gov.br/main.asp?View={CEBD192A-348E-4E7E-8735-B30000865D1C}&Mode=1
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?390
http://www.adolescencia.org.br/portal_2005/secoes/saiba/saiba_mais_dst.asp?secao=saiba&tema=dst
Células-tronco
http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9lula-tronco
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?602
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142004000200016&script=sci_arttext
http://www.ghente.org/temas/celulas-tronco/index.htm
http://www.cib.org.br/entr evista.php?id=30Laboratório de Informática da escola, computadores, pen-drive, câmera fotográfica, projetor multimídia, internet, livros didáticos, jornais e revistas.
Na avaliação será considerado o cumprimento das tarefas propostas analisando entre os aspectos observados nas apresentações dos grupos e no grau de participação dos alunos, critérios como criatividade, argumentação, qualidade de produção textual e envolvimento nas atividades desenvolvidas.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/04/2010
Quatro estrelasvejo que sua aula teve uma importância muito significativa, uma vez que assuntos que fazem os alunos a refletir sobre assuntos tão polêmico e que muitas vezes estes não tem se não for na escola a oportunidade de exclarecere e dar sua opnião, parabéns.