Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Desenvolvendo habilidades de leitura a partir de uma webquest

 

29/09/2009

Autor e Coautor(es)
Elisabeth de Souza Figueiredo Cunha
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Goulart Morais, Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Médio Física Calor, ambiente e usos de energia
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Dietas e consumo de alimentos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula os alunos poderão aprender, por meio de uma webquest, noções sobre hábitos alimentares; ler e interpretar textos informativos; identificar o tema, os argumentos principais e os secundários de textos informativos; reconhecer as principais características desse gênero textual; distinguir conectores causais, dos esclarecedores e dos comparativos e verificar marcas e palavras-chave que facilitam a identificação das ideias principais.

Duração das atividades
7 aulas aproximadamente (de 50 min), em parceria com aulas de Ciências/Biologia.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor precisa inicialmente explicar aos alunos o conceito de webquest e sua respectiva dinâmica de trabalho por meio de aula anteriormente dada no Laboratório de Informática. O aluno deve ter noção da distinção entre fato e opinião em textos informativos e argumentativos em Língua Portuguesa e, em Ciências/Biologia, deve ter conhecimentos mínimos sobre calor e ondas.

Estratégias e recursos da aula

Recursos para esta aula

Aula interativa

Uso de Laboratório de Informática da escola

Desenvolvimento de um experimento. Os materiais necessários para o desenvolvimento do experimento encontram-se elencados na atividade 3

Aula 1 

Atividade 1

Motivação

 O professor inicia a aula dizendo aos alunos que eles desenvolverão um projeto interdisciplinar de Língua Portuguesa  com Biologia/Ciências cujo tema é: “os impactos do micro-ondas na saúde humana” e que, ao final das atividades, eles desenvolverão um experimento científico e, em seguida, apresentarão um seminário para socializar os resultados da pesquisa com outros colegas da escola.

Laboratório de Informática

Em duplas ou trios eles  acessem o sítio da webquest que vai tratar do assunto: "A tecnologia do micro-ondas na sociedade atual" no seguinte endereço:

http://br.geocities.com/claudia.goulart08/webquest/apresentacao.htm

webquest1

Atividade 2

A partir da primeira página de apresentação da webquest, discutir com os alunos a respeito das duas proposições:

a) você sabe utilizar adequadamente o forno micro-ondas?

b) ele causa problemas à saúde?

Faça outras perguntas para ativar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o uso dessa tecnologia, tais como:

a) quem tem forno de micro-ondas em casa?

b) o que você costuma cozi nhar no micro-ondas?

c) você coloca pane la de alumínio para esquentar a comida no micro-ondas? Por quê?

d) qual alimento você mais gosta de preparar no micro-ondas?

e) você acredita que o uso contínuo das micro-ondas causa problemas à saúde? Se sim, quais?

Aula 2

Atividade 1

Laboratório de Informática

Todas as atividades devem ser realizadas em duplas ou trios, de forma colaborativa, pelos alunos que estão compartilhando o mesmo computador.

Seguindo o mesmo procedimento da aula anterior, eles acessam o item “Processo”, no final da página da webquest,. no mesmo endereço: http://br.geocities.com/claudia.goulart08/webquest/processo.htm)  

processo

Seguir as instruções da webquest para desenvolver a seguinte atividade:

1º - discutir com os alunos sobre os objetivos da pesquisa e pedir que eles registrem no editor de textos e salvem o arquivo na pasta adequada na área de trabalho do computador.

2º - desenvolver com os alunos a atividade 1 proposta na webquest, a saber: “Em uma folha de papel (ou mesmo no editor de texto) escreva um pequeno texto que represente o que você pensa ou o que você lembra de ter lido ou ouvido sobre o micro-ondas.”

3º - em seguida, orientar que sigam as instruções contidas na etapa “Processo” da webquest. Ler com os alunos os textos 1, 2 e 3 propostos. Promover uma discussão sobre as informações lidas nos textos. Por exemplo, em relação ao texto 1 "Como funcionam os fornos de micro-ondas":

a) qual é o assunto do texto?

b) quais são as ideias que você considera principais neste texto? Por quê?

c) segundo o texto, como funciona um forno de micro-ondas?

d) por que não podemos colocar panelas de metal nesse tipo de forno?

e)&nb sp;o que significa "cozinhar os alimentos de dentro para fora"? Faça u m relato de todo o procedimento de aquecimento do alimento.

d) v ocê gosta de alimentos crocantes? O que são alimentos crocantes?

f) qual é a dica encontrada no texto de como criar "casquinha crocante" nos alimentos feitos em fornos micro-ondas? 

Em relação ao texto 2: "O forno de micro-ondas e a física aplicada":

a) o texto é claro em suas informações?

b) quais problemas podemos detectar nesse texto?

c) esses problemas comprometem o sentido global do texto?

d) o que você achou difícil compreender nesse texto? por quê?

e) quais informações você considera relevantes para sua pesquisa sobre o micro-ondas?

A partir do texto 3, discuta:

a) que informações são relevantes nesse texto?

b) comparando este texto com o texto 1, podemos encontrar contradições. Quais são elas?

c) Na sua opinião, os alimentos no micro-ondas são cozidos de "dentro para fora" ou de "fora para dentro"?

c) observe o trecho retirado do texto 3: "As microondas penetram nos alimentos de 2,5 a 5 cm de profundidade de fora para dentro. Alimentos pequenos recebem as microondas por todos os lados, havendo uma concentração maior de calor no centro. Por conseguinte alguns alimentos ficam mais cozidos internamente." Que outra conjunção poderia ser usada no lugar  de "por conseguinte" sem mudar o sentido do texto?

d) Procure no texto outras conjunções. Faça colunas em seu caderno, organizando-as de acordo com o sentido usado nos diferentes contextos em que são empregadas.

Aula 3

Materiais para a  aula

1 forno de micro-ondas

1 maçã

1º momento

Professores de Português e Ciência desenvolvem a atividade. Primeiro, o professor de Ciências/Biologia inicia a aula instigando os alunos a participarem, fazendo os seguintes questionamentos:

a) Vocês sabem como funciona um forno micro-ondas?

b) O que é energia eletromagnética?

c) E comprimento de onda, você já ouviu? saberia dizer o que é?

d) Por que os alimentos esquentam tão depressa num micro-ondas?

e) O que é um magnetron? Para que ele serve?

Após realizar esse momento prévio de ativação de conhecimentos, o professor de Ciências/Biologia deve apresentar o vídeo “O Mundo de Beakman”, acessível no endereço http://www.youtube.com/watch?v=WsvK-4IGUyM&feature=related que trata sobre o micro-ondas e promover uma discussão sobre as explicações de Beakman a respeito do forno micro-ondas. Perguntar, por exemplo:

a) Como se dá o aquecimento do alimento no micro-ondas?

b) O que você entende por frequência de uma onda?

c) As ondas eletromagnéticas estão à nossa volta, mas podemos percebê-las? Por quê?

d) Segundo Beakman, quais são os usos das ondas eletromagnéticas?

e) Como a energia eletromagnética viaja?

f ) O que você entendeu por "comprimento de onda"?

g) Por que os alimentos que vão ao micro-ondas esquentam tão depressa?

h) Qual é a experiência que Beakman faz para demonstrar a ação das ondas eletromagnéticas dentro do micro-ondas?

i) O que acontece? Narre os fatos de forma cronológica.

Atividade 2

2º momento

Em seguida, professor e alunos vão ao Laboratório de Ciências ou à cantina da escola para iniciar a experiência utilizando o micro-ondas. Antes, ele deve instigar os alunos a refletirem sobre o que vai acontecer com a maçã colocada no forno micro-ondas, fazendo as seguintes perguntas:

a) Quem já comeu maçã assada?Que gosto tem? A maçã que você comeu foi cozida no forno convencional ou no micro-ondas?

b) O que v ai acontecer com a maçã no micro-ondas? vai explodir? Sim/Não? Por quê?

c) Quanto tempo precisamos programar o forno para a maçã cozinhar?

d) O que acontece com o alimento dentro do micro-ondas?

e) Como você imagina que a maçã vai ficar?

f) Você teria coragem de ingerir esse alimento? Por quê?

g) Quais as possíveis consequências de se ingerir alimentos preparados no micro-ondas?

Obs.: Se não houver condições de realizar esse experimento na escola, acesse o sítio a seguir para mostrar aos alunos o procedimento e o resultado do experimento:

http://www.youtube.com/watch?v=QssGKx75wHI

O vídeo é em inglês, mas o professor pode desligar o som para que os alunos assistam e fiquem sabendo o que vai acontecer com a maçã ao ser colocada no forno micro-ondas.

Após assistir ao vídeo, o professor deve promover um debate sobre questões relacionadas: a) à propagação das ondas eletromagnéticas; b) aos efeitos das micro-ondas nos alimentos; c) aos possíveis efeitos dessa radiação sobre a saúde humana.

Aula 4

Propor aos alunos, no Laboratório de Informática, a elaboração de slides para uma apresentação em power point com o objetivo de realizar um seminário para socializar as descobertas e as informações sobre o uso de micro-ondas.

Esta atividade pode ser realizada em duplas ou em trios, de forma colaborativa. Os alunos ainda devem convidar os colegas de outras turmas para assistirem às apresentações de seminário.

Recursos Complementares

Avaliação
A avaliação será realizada pelos professores das duas áreas de conhecimento ao longo de todo o processo de desenvolvimento da webquest. Eles poderão avaliar ainda o trabalho colaborativo e cooperativo dos alunos nas atividades de leitura e discussão dos textos e no momento de socialização dos conhecimentos para os colegas. É importante frisar que a plateia também deve ser avaliada.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Rosali Braz de Souza, EMEF ANTONIO FERREIRA DA SILVA , Rondônia - disse:
    rosalibrazz@hotmail.com

    02/04/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito, pois está muito bem elaborada e com sugestões práticas para o desenvolvimento da aula.


  • Daniel Rodrigues Ventura , COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI , Minas Gerais - disse:
    dventura@ufv.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Legal, gostei bastante. Como professor de física acredito que tratar assuntos de ciencias e tecnolgia em outras disciplinas pode ser muito motivador para os alunos entenderem melhor os fenômenos.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.