Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


GOL ENTRE PERNAS

 

30/09/2009

Autor e Coautor(es)
Saimonton Tinôco da Silva
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Thompson P. da Costa e Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Experimentar algumas possibilidades de ação do seu corpo num tempo e num espaço delimitados.
  • Compreender e respeitar as regras e limites dos jogos.
  • Participar das atividades de forma cooperativa e solidária.
  • Realizar as atividades com interesse lúdico.
Duração das atividades
1 encontro com duração de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Tendo em vista os jogos desportivos serem um interesse constante entre as crianças a partir dos 6 anos de idade, propomos atividades de introdução a estes, de forma a prepará-los para um contato mais adequado e proveitoso com as modalidades esportivas.

Estratégias e recursos da aula
 

1º MOMENTO:

Sentados na sala ou na quadra de esportes da escola, o professor combinará com os alunos as atividades que serão realizadas na aula (gol entre as pernas com as mãos e com os pés), explicando-as. Certifique-se que o grupo entendeu todas as regras que direcionarão o jogo, bem como as suas variações.

2º MOMENTO:

Serão realizadas as brincadeiras sugerida s, quando o professor estará atento à forma como as crianças brin cam, ajudando-as na r esolução dos conflitos que surgirem e na criação de novas estratégias e variações.

Gol entre as pernas com as mãos

  • De pé, a classe formará um círculo.
  • Os alunos deverão ficar com as pernas afastadas (abertas). Os pés de cada aluno devem tocar os dos jogadores vizinhos.
  • Uma criança ficará no centro do círculo e jogará a bola com as mãos, procurando fazer gol por entre as pernas dos colegas.
  • Os alunos do círculo ficarão com os troncos semi-flexionados para frente, para defender o espaço entre as pernas com os braços e, assim, evitar que aluno do centro faça um gol.
  • O aluno do centro do círculo é substituído após fazer um gol ou, caso não faça nenhum, após três tentativas.

Gol entre as pernas com os pés

  • De pé, a classe formará um círculo .
  • Os alunos deverão ficar com as perna s afastadas (abertas). Os pés de cada al uno devem tocar os dos jogadores vizinhos.
  • Uma criança ficará no centro do círculo e chutará a bola, procurando fazer gol por entre as pernas dos colegas.
  • Os alunos do círculo ficarão com os troncos semi-flexionados para frente, para defender o espaço entre as pernas com os braços e, assim, evitar que aluno do centro faça um gol.
  • O aluno do centro do círculo é substituído após fazer um gol ou, caso não faça nenhum, após três tentativas.

Em caso de haver alunos com necessidades especiais, principalmente as que envolvem alterações motoras, conversar com os alunos da sala sobre a melhor forma de incluí-los na brincadeira. Com alunos que utilizam cadeira de rodas, o espaço entre uma roda e outra da cadeira pode funcionar como o gol.

undefined

Foto:  Gol entre as pernas com os pés. Fonte: Arquivo do 1º Ano (2009) -  NEI-CAp/UFRN.

3º MOMENTO:

Pedir que as crianças registrem individualmente a atividade realizada, ou seja, as suas percepções sobre ela. O professor entregará uma folha em branco e lápis (lápis cera, hidrocor e/ou lápis de cor) e pedirá para as crianças desenharem. Outra opção é realizar o registro no computador, utilizando-se do programa Paint. Se o professor optar por isso, deverá imprimir os desenhos ao final da atividade.

MATERIAL:

- bola de futebol;

- folhas de papel sulfite;

- lápis cera, hidrocor e/ou lápis de cor;

- computador;

- impressora colorida.

Avaliação

A partir da mostra dos desenhos e das falas, o que cada criança representou (que momento da atividade), como o representou (se desenhou o espaço onde a atividade foi desenvolvida e todos os atores envolvidos) e porque o representou (o que foi significativo para ela).

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.