30/09/2009
Thompson P. da Costa e Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Tendo em vista os jogos desportivos serem um interesse constante entre as crianças a partir dos 6 anos de idade, propomos atividades de introdução a estes, de forma a prepará-los para um contato mais adequado e proveitoso com as modalidades esportivas.
1º MOMENTO:
Sentados na sala ou na quadra de esportes da escola, o professor combinará com os alunos as atividades que serão realizadas na aula (gol entre as pernas com as mãos e com os pés), explicando-as. Certifique-se que o grupo entendeu todas as regras que direcionarão o jogo, bem como as suas variações.
2º MOMENTO:
Serão realizadas as brincadeiras sugerida s, quando o professor estará atento à forma como as crianças brin cam, ajudando-as na r esolução dos conflitos que surgirem e na criação de novas estratégias e variações.
Em caso de haver alunos com necessidades especiais, principalmente as que envolvem alterações motoras, conversar com os alunos da sala sobre a melhor forma de incluí-los na brincadeira. Com alunos que utilizam cadeira de rodas, o espaço entre uma roda e outra da cadeira pode funcionar como o gol.
Foto: Gol entre as pernas com os pés. Fonte: Arquivo do 1º Ano (2009) - NEI-CAp/UFRN.
3º MOMENTO:
Pedir que as crianças registrem individualmente a atividade realizada, ou seja, as suas percepções sobre ela. O professor entregará uma folha em branco e lápis (lápis cera, hidrocor e/ou lápis de cor) e pedirá para as crianças desenharem. Outra opção é realizar o registro no computador, utilizando-se do programa Paint. Se o professor optar por isso, deverá imprimir os desenhos ao final da atividade.
MATERIAL:
- bola de futebol;
- folhas de papel sulfite;
- lápis cera, hidrocor e/ou lápis de cor;
- computador;
- impressora colorida.
A partir da mostra dos desenhos e das falas, o que cada criança representou (que momento da atividade), como o representou (se desenhou o espaço onde a atividade foi desenvolvida e todos os atores envolvidos) e porque o representou (o que foi significativo para ela).
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!