Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O NOME DA BOLA

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Saimonton Tinôco da Silva
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Thompson P. da Costa e Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Experimentar algumas possibilidades de ação do seu corpo num tempo e num espaço delimitados.
  • Compreender e respeitar as regras e limites dos jogos.
  • Participar das atividades de forma cooperativa e solidária.
  • Realizar as atividades com interesse lúdico.
Duração das atividades
1 encontro com duração de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Tendo em vista os jogos desportivos serem um interesse constante entre as crianças a partir dos 6 anos de idade, propomos atividades de introdução a estes, de forma a prepará-los para um contato mais adequado e proveitoso com as modalidades.

Estratégias e recursos da aula
           

1º MOMENTO:
Sentados na sala ou na quadra de esportes da escola, o professor combinará com os alunos a atividade que será realizada na aula (o nome da bola), explicando-a. Certifique-se que o grupo entendeu todas as regras que direcionarão o jogo.


2º MOMENTO:
Será realizada a brincadeiras sugerida, quando o professor estará atento à forma como as crianças brincam, ajudando-as na resolução dos conflitos que surgirem e na criação de novas estratégias.


O nome da bola
• Os alunos serão dispostos em círculo, em pé.
• No centro, um aluno ergue a bola, chama o nome de um dos colegas e, ao mesmo tempo, joga a bola para o alto.
• O aluno mencionado agarra a bola e grita “Pare!”.
• Os demais alunos, que haviam começado a correr no momento da chamada do nome do colega, devem parar imediatamente onde estão e não mais movimentar-se.
• O aluno chamado deve lançar a bola para tentar atingir um colega.
• Se acertar, o aluno atingido sai da brincadeira e o jogo é reiniciado, com o aluno lançador ao centro.
• Se errar, o aluno lançador sai do jogo e a atividade recomeça com o aluno considerado alvo ao centro.
• O jogo prossegue até que reste apenas um aluno.

Em caso de haver alunos com necessidades especiais, principalmente as que envolvem alterações motoras, conversar com os alunos da sala sobre a melhor forma de incluí-los na brincadeira. As crianças conseguem pensar saídas formidáveis.

MATERIAL:
- bola de futebol.

Avaliação

Os aluno fazem auto-avaliação da aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.