16/12/2009
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Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Movimento, variações e conservações |
- Compreender principios físicos e matemáticos empregados no funcionamento das lombadas eletrônicas.
Muitas são as campanhas que incentivam o cumprimento das regras de trânsito, pois muitos são os casos de acidente, como já vimos na aula, A estatística dos acidentes, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2567.
Hoje, abordaremos sobre o funcionamento das lombadas eletrônicas.
Será que os estudantes sabem para que elas servem? Como elas funcionam?
Professor, inicie a aula indagando seus os alunos "suspeitam" de como essas lombadas funcionam.
Solicite aos alunos que em duplas façam uma pesquisa que apresente os tipos de lombadas eletrônicas que encontram em sua cidade, ou em outras cidades, por meio da internet.
Este trabalho poderá ser apresentado em cartazes ou com desenhos que apresentem os tipos dessas lombadas.
Professor, para fundamentar seu trabalho sugiro que faça o estudo do conteúdo disponível em: http://profjc.net/joomla/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=388&Itemid=94
Após a apresentação das pesquisas e esclarecimento do tema, proponha aos alunos e alunas a realização das seguintes atividades.
Atividade 01 -
O Sr. Nilson dirige distraidamente, a uma velocidade de 60 km / h, pela BR101, em linha reta (direção do eixo x), quando percebe que há, a 55 m, um redutor eletrônico de velocidade ("lombada eletrônica"), indicando a velocidade máxima permitida: 50 km / h. No mesmo instante, para obedecer à sinalização e evitar multa, aciona os freios do automóvel, ultrapassando a lombada com a velocidade máxima permitida. A massa total (carro + motorista) é m1 = 1296 kg. Lembrando a equação de Torricelli, para as componentes da velocidade e da aceleração ao longo do eixo x, v² = v0² +2.a.Δx e a segunda Lei de Newton, F = m.a, pode-se concluir que os módulos da aceleração e da força de atrito, supondo ambas constantes naqueles 55 m, são, respectivamente:
a. 5 000 km / h² e 3600 N
b. 10 000 km / h² e 5000 N
c. 5 000 km /h² e 5500 N
d. 10 000 km / h² e 1000 N
e. 10 000 km / h² e 1,296.107 Nx
Atividade 02 -
Numa Lombada Eletronica cuja velocidade permitida é 40Km/h. Qual a distancia e o tempo entre os sensores? Os sensores localizam se no chão. As rodas dianteiras do carro ao passar pelo primeiro sensor disparam e quando as mesmas passam pelo segundo sensor ele para. Dando assim a velocidade em que o automovel passou. Quero saber a distancia entre os sensores.
Se desejar poderá utilizar o simulador de aceleração e velocidade a seguir:
Atividade 03 -
Devagar!!! 140 na curva? Vai rapidinho pro céu!
Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/542-2.pdf?PHPSESSID=2009050608335765
Solicite aos estudantes que em duplas façam um resumo sobre a aula que poderá ser apresentado em forma de cartazes.
Nome | Tipo |
---|---|
Jogo do movimento | Animação/simulação |
- Lombada Eletrônica: Disponível em: < http://profjc.net/joomla/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=388&Itemid=94 >. Acesso em 29 de set. de 2009.
A avaliação será realizada no transcorrer dos questionamentos apresentados, primeiramente observando a formação de conceitos pelos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, por meio do diálogo, perceber se houve assimilação dos conteúdos propostos. Pela leitura das produções dos alunos, o professor avaliará sugerindo as mudanças e adequações necessárias, estimulando as leituras e quando necessário, o feedback dos conteúdos.
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