14/12/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Som, imagem e informação |
Ensino Médio | Matemática | Álgebra |
Cálculo Funções.
Escrita e leitura de tabelas.
Exponenciais.
e
Professor,
Apresente inicialmente aos alunos a seguinte fala:
Era-me impossível dizer aos homens: falem mais alto, gritem, porque sou surdo. Como poderia eu admitir tal fraqueza naquele dos meus sentidos que deveria ser, precisamente, mais perfeito em mim do que nos outros, num sentido que havia possuído na mais alta perfeição? Que humilhação quando alguém ao meu lado ouvia o som de uma flauta à distância e eu nada ouvia! Tais incidentes me levaram à beira do desespero. Um pouco mais e teria posto fim a minha vida - Ludwing van Beethoven, “Testamento”. (OLIVER, 2008).
- Já pensou, como Beethoven mesmo surdo, conseguiu compor sinfonias?
AULA 01
Atividade 01 -
Para verificarem como Beethoven conseguia desenvolver canções mesmo surdo, solicite aos alunos que, em duplas, resolvam a seguinte questão proposta:
Os peixes não têm ouvidos externos, mas podem sentir os sons que se propagam por meio da água. Para compreender como isso ocorre, faça o seguinte teste.
Sabendo que:
O decibel (dB) é a unidade mais usada para a determinação da amplitude da onda sonora, quanto maior a amplitude maior a intensidade (volume) do som.
Um fato interessante é o que se refere à intensidade do som. Quando a intensidade do som dobra não significa que ele será percebido com o mesmo nível por nosso ouvido, apenas quando a intensidade sonora for dez vezes maior, é que perceberemos como se tivesse dobrado.
É verdade! É necessário que se aumente de forma geométrica pa ra que possamos perceb er aritmeticamente.
Aprendemos muita coisa até aqui, mas uma das que é importante é a que se referente ao nível sonoro.
A intensidade, medida em decibéis, diferencia um som forte de um som fraco, por exemplo, um jato decolando, faz um barulho de 140 decibéis; uma conversa produz, em média, 60 decibéis, e la se refere ao volume do som.
Os sons que são propagados acima dos 90 decibéis fazem mal ao nosso organismo, podendo causar zunido no ouvido, nervosismo e até complicações no sistema digestivo.
Atividade 02 -
Descobrimos muita coisa até aqui, mas uma das que julgo mais importante ainda esta por vir, é a que se referente ao nível sonoro.
Agora é com você!
Altura, intensidade e timbre são conceitos apresentados e definidos neste material, certo?!?
Atividade 03 -
Sabendo que a intensidade do som é o que nos dá sensação se este está forte ou fraco, “alto ou baixo”, determinado pela amplitude sonora, podemos determinar que nosso ouvido capta ao que corresponde ao logaritmo da potência que chega até o ouvido, por isso, faz sentido medir a intensidade do som como sendo o logaritmo da potência ou da potência por unidade de área. (LÜTZ, 2008, 32)
Já pensou nos walkmans (hoje em dia são os celulares, MP5 e MP6) e nos sons que ouve. Aqueles que te deixam ora triste, ora alegre, ora irritado, ora calmo em volume alto? Será que isso pode estar lhe causando algum mal?
AULA 02
Atividade 04 -
AULAS 03 e 04
Professor,
Para que os estudantes realizem as atividades propostas para estas aulas, você deverá imprimir ou solicitar que os estudantes tragam impresso o que se encontra em:
Acessem em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/livrodidatico/frm_buscaLivro.php, escolhendo Disciplina Matemática e Conteúdo Funções.
Para finalizar a aula peça que os alunos registrem suas conclusões no blog da turma.
E não esqueça de lembrar aos estudantes que quando escutarem a seguinte frase:
- Abaixe o som! Parece que está surdo!
Tratem de ouvir e seguir os conselhos, porque se ainda não estão surdos, poderão ficar.
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27/11/2010
Cinco estrelasA aula foi é muito bem elaborada, fazendo com que os alunos aprendam de uma forma bem mais dinâmica o conteúdo proposto. Parabéns