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Função em nosso dia-a-dia: construindo o conceito

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
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ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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Gílian Cristina Barros

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Álgebra
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender e perceber fatores que influenciam na leitura de situações cotidianas que envolvem funções.
  • Determinar e compreender a relação entre duas grandezas.
Duração das atividades
3 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Relação entre grandezas.
  • Construção e leitura de gráficos.
Estratégias e recursos da aula

Professor, inicie a aula com a seguinte situação provocativa:

Alguma vez já ouviram a seguinte frase?

Me atrasei em função do trânsito... ou o preço da gás de cozinha subo em função do preço do petróleo...

Não? Sim?

Vamos assistir o vídeo, de 00:06:58 a seguir para compreender do que se fala.

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Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=YI2g129ifU8

Atividade 01 - O que compreendeu por função?

Estabeleça um momento de discussão e esclarecimentos anotando os principais pontos no quadro.

Após a leitura e discusão do vídeo anterior apresente aos estudantes o seguinte trecho:

O intemperismo do óleo, que consiste na combinação de processos físicos, químicos e biológicos, inicia-se imediatamente após o derrame e processa-se a taxas variáveis. Sua eficiência depende das condições da água do mar, como pH, temperatura, correntes e salinidade, do clima, tais como umidade e incidência de radiação solar, da presença de bactérias e materiais particulados suspensos na água, além das propriedades físico-químicas do óleo derramado, tais como composição química, estado físico, densidade, viscosidade, solubilidade, temperatura, teor de oxigênio. A taxa do processo não é constante, sendo mais efetiva nos primeiros períodos do derrame (CETESB, 2004). As transformações sofridas pelo petróleo e seus refinados no ambiente afetam primeiramente as características físicas do produto (densidade, viscosidade, ponto de escoamento, solubilidade) sem alterações na natureza química dos componentes. Ocorrem, principalmente, os processos de espalhamento do produto derramado e evaporação dos componentes leves, seguidos da dissolução das frações solúveis, emulsificação decorrente do hidrodinamismo e sedimentação por aderência de partículas suspensas na coluna d água (Silva, 2004). Ocorrem também processos mais lentos, que alteram a natureza química dos componentes, como a oxidação química ou fotoquímica microbiana, que podem se estender de meses a anos atuando sobre o produto já envelhecido.

Impactos pelo óleo no mar. Disponível em: http://www.ebah.com.br/impactos-pelo-oleo-no-mar-doc-a26514.html

Atividade 02 - Sabendo que nesta situação o domínio (eixo x) é o tempo e a imagem (eixo y) a quantidade de óleo/petróleo derramado no mar estabeleça por meio de conjuntos ou de uma tabela a representação do derramento de petróleo ano a ano (até o décimo ano), sabendo que em 10 anos são derramados aprox. 60.000 toneladas de petóleo no mar.

Atividade 03 - Monte um gráfico que represente a função anterior.

Professor, neste momento vale a pena discutir questões já apresentadas no ENEM, para que os estudantes já se habituem com a forma de linguagem.

Atividade 04 -

Usada para dar estabilidade aos navios, a água de lastro acarreta grave problema ambiental: ela introduz indevidamente, no país, espécies indesejáveis do ponto de vista e cológico e sanitário, a exemplo do mexilhão dourado, molusco orig inário da China. Trazi do para o Bras il pelos navios mer cantes, o mexilhão dourado foi encontrado na bacia Paraná-Paraguai em 1991.
A disseminação desse molusco e a ausência de predadores para conter o crescimento da população de moluscos causaram vários problemas, como o que ocorreu na hidrelétrica de Itaipu, onde o mexilhão alterou a rotina de manutenção das turbinas, acarretando prejuízo de US$ 1 milhão por dia, devido à paralisação do sistema.
Uma das estratégias utilizadas para diminuir o problema é acrescentar gás cloro à água, o que reduz em cerca de 50% a taxa de reprodução da espécie.
GTÁGUAS, MPF, 4.ª CCR, ano 1, n.º 2, maio/2007 (com adaptações).
De acordo com as informações acima, o despejo da água de lastro.

  • A é ambientalmente benéfico por contribuir para a seleção natural das espécies e, conseqüentemente,para a evolução delas.
  • B trouxe da China um molusco, que passou a compor a flora aquática nativa do lago da hidrelétrica de Itaipu.
  • C causou, na usina de Itaipu, por meio do microrganismo invasor, uma redução do suprimento de água para as turbinas.
  • D introduziu uma espécie exógena na bacia Paraná-Paraguai, que se disseminou até ser controlada por seus predadores naturais.
  • E motivou a utilização de um agente químico na água como uma das estratégias para diminuir a reprodução do mexilhão dourado.

Atividade 05 -

Uma pesquisa da ONU estima que, já em 2008, pela primeira vez na história das civilizações, a maioria das pessoas viverá na zona urbana. O gráfico a seguir mostra
o crescimento da população urbana desde 1950, quando essa população era de 700 milhões de pessoas, e apresenta uma previsão para 2030, baseada em crescimento linear no período de 2008 a 2030.

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1) Quais as grandezas apresentadas no gráfico?

2) Apresente o domínio e a imagem da função apresentada acima.

3) De acordo com o gráfico, a população urbana mundial em 2020 corresponderá, aproximadamente, a quantos bilhões de pessoas?

a) 4,00.

b) 4,10.

c) 4,15.

d) 4,25.

e) 4,50.

Atividade 06 - Solicite aos alunos e alunas que em grupos, façam uma síntese do que estudamos até aqui. Esta síntese poderá ser realizada por meio de texto, história ou desenho livre que represente o que foi estudado até aqui. Esta atividade poderá ser realizada como tarefa de casa.

Atividade 07 - O recurso educacional a seguir oportuniza a revisão dos conteúdos estudados até aqui. No laboratório de informática em duplas solicite que os estudantes realizem as atividades nele propostas.

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Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10470

Recursos Complementares

- Relações e Funções - Disponível em: http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/medio/funcoes/funcoes.htm

- Tipos de função - Disponível em: http://www.brasilescola.com/matematica/tipos-de-funcao.htm

Avaliação
A avaliação será realizada no transcorrer dos questionamentos apresentados, primeiramente observando a formação de conceitos pelos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, por meio do diálogo, perceber se houve assimilação dos conteúdos propostos. Pela leitura das produções dos alunos, o professor avaliará sugerindo as mudanças e adequações necessárias, estimulando as leituras e quando necessário, o feedback dos conteúdos.
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